O sucesso de uma propriedade agrícola está diretamente relacionado à gestão financeira. Afinal, estamos falando de uma atividade que oferece rendimentos cíclicos, e a rentabilidade do produtor rural pode ficar comprometida se não houver planejamento.

As variáveis que influenciam os ganhos do produtor são muitas e, na maior parte dos casos, não dependem dele: preço das commodities, capacidade de absorção do mercado interno, baixa nas exportações para um ou outro país, entre outras.

O que fazer? Preparamos esse conteúdo para o produtor que deseja assegurar a rentabilidade da sua lavoura sem depender de tantos fatores externos. Confira.

Melhorar a gestão rural

O produtor rural precisa saber fazer a gestão financeira do seu negócio. Isso significa tomar decisões com base em conhecimento sólido sobre tudo o que envolve a operação: quais os gastos necessários com insumos, se é interessante investir em novo maquinário, se a mão-de-obra precisa ser ampliada, se é necessário reduzir custos extras, por exemplo.

Ter todas essas informações é o principal trabalho do produtor. Não tem jeito: é preciso ir a fundo para identificar os melhores momentos de tomar decisões. É isso que deixa o produtor mais seguro para projetar o futuro e, até mesmo, planejar o aumento da sua rentabilidade.

Gerenciar a produção e a logística

O gerenciamento da produção e da logística não deixa de estar conectado com a gestão do negócio, que citamos acima. No caso do campo, isso ganha mais importância porque perdas na produção significam prejuízos nos resultados financeiros.

Não é como um serviço, por exemplo, em que se pode pensar em outras soluções para agradar o cliente. Na lavoura, é preciso estar ainda mais alerta na operação. Outro ponto de atenção é a logística, pois o transporte correto dos produtos é fundamental para que ele chegue até o cliente de forma adequada. Uma carga não pode estragar no caminho.

Estar aberto a parcerias

Procure parceiros que ajudem a crescer no mercado. Fornecedores, geralmente, contam com uma boa rede de contatos, que podem auxiliar a alavancar as possibilidades de negociação.

Estamos falando de um movimento que, inicialmente, pode parecer só networking, mas a verdade é que essas relações podem ter impacto em parcerias futuras e, por que não, na expansão do seu negócio.

Investir em tecnologia

A tecnologia é uma aliada e pode, sim, ajudar a aumentar a rentabilidade do produtor rural. Mesmo no caso de uma propriedade pequena ou familiar, é importante que se faça uma análise dos tipos de recursos que poderiam melhorar a produtividade.

O mercado de Agricultura 4.0 cresceu tanto que há todo tipo de startups, aplicativos e softwares com empresas por trás deles interessadas em realmente solucionar os problemas dos produtores (inclusive, dos pequenos). Vale ficar de olho no que pode ser um bom investimento em tecnologia para a sua lavoura.

Como você viu, a rentabilidade do produtor rural depende de muitos fatores, mas o principal deles talvez seja a gestão da propriedade. Ao combinar o uso de tecnologia com análise de dados e decisões estratégicas, você passa a olhar para o campo com uma visão de gestor, e isso pode influenciar positivamente os ganhos.

Quer saber mais sobre gestão rural e produtividade no campo? Então confira como montar um plano de negócios da sua propriedade rural!