5 melhores práticas para a redução de custos na transportadora

As operações logísticas desenvolvidas nesse departamento devem ser devidamente planejadas e executadas para garantir o bom desempenho desse setor. Todas essas atividades implicam gastos que são custeados pelo cofre da empresa.

Pode ser que as operações acabem exigindo valores acima do esperado, o que pode comprometer o orçamento da empresa e causando impactos negativos para toda a corporação.

Quer saber como reduzir os gastos e manter a saúde financeira do seu negócio? Neste post, vamos apresentar as melhores práticas para obter a redução de custos nas transportadoras. Acompanhe a leitura!

1. Crie um processo de roteirização

O transporte das mercadorias demanda altos custos logísticos, sendo um dos principais desafios para o setor financeiro. Nesse sentido, é possível obter algum tipo de economia por meio da roteirização das cargas. Trata-se da tarefa de selecionar o melhor trajeto a ser percorrido pelo motorista, de forma a economizar gastos com combustível e otimizar tempo. Além disso, é uma forma de aproveitar melhor a frota, viabilizar um alto número de entregas em um tempo menor.

2. Programe manutenções periódicas para a frota

A ausência de manutenção coloca os funcionários em risco e também pode acarretar em prejuízos materiais para a empresa, prejudicando e atrasando a entrega das mercadorias. Esse procedimento não pode ser negligenciado e adiado.

É por isso que a manutenção influencia na conservação da frota e reduz avarias e danos nos veículos, contribuindo para manter a vida-útil das máquinas. Além disso, sabemos que os custos com a compra de novos veículos é muito maior, se comparado com a mera manutenção. Como consequência da manutenção programada, os caminhões podem rodar de maneira eficiente e com o máximo de efetividade.

3. Invista em tecnologia para automatização de processos

A automatização de processos traz mais agilidade e eficiência para as operações logísticas. O investimento é muito benéfico, principalmente se levarmos em consideração o médio e longo prazo. Além disso, diminui os riscos de erros causados por falha humana e reduz a necessidade de mão de obra humana.

4. Capacite a sua equipe

O planejamento de programas de treinamento para capacitar os profissionais de logística é uma boa estratégia para garantir a obediência aos métodos e padrões da empresa e às normas de segurança nas estradas. Com a devida preparação, os motoristas e demais funcionários do setor logístico saberão exatamente como se portar e quais funções devem realizar, tornando-os mais focados e produtivos, além de evitar a perda de tempo.

5. Monitore os indicadores de desempenho logísticos

Os indicadores de desempenho (conhecidos como KPIs) são ótimas ferramentas que auxiliam na gestão das operações e permitem ter uma noção mais precisa sobre a performance de cada atividade. Desse modo, fica mais fácil identificar os pontos ineficientes e que merecem melhorias. As métricas devem obter dados, sobre os custos com fretes, custo de estoque, taxa de extravio etc.

Essas dicas são muito úteis para a redução de custos do setor logístico e trazer economias para o orçamento da empresa, de um modo geral. Portanto, comece já a planejar estratégias para garantir a otimização das operações logísticas, fazendo com que o negócio se destaque no mercado e garantindo a sua competitividade perante a concorrência.

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite e veja nosso artigos sobre como fazer uma gestão de frota eficiente!