Para ter uma situação financeira mais segura e confortável, um dos primeiros passos para colocar em prática é economizar dinheiro. Um dos principais resultados desse hábito é a composição da reserva de emergência.

Esse é um montante que corresponde a um total de 3 a 12 meses dos seus gastos. Com ele, é possível se manter mesmo se você ficar sem renda, sendo útil para ter mais tranquilidade em situações de imprevistos.

Agora que sabe a importância de economizar dinheiro para montar sua reserva financeira, veja 5 dicas que podem ajudar você nessa tarefa!

1. Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo para conseguir economizar é fazer um bom plano financeiro. Você deve iniciar pela identificação da sua situação financeira, considerando o que entra e o que sai do seu orçamento. Isso já permitirá entender se você gasta mais do que ganha, o que exige ajustes.

Além disso, é interessante estabelecer metas financeiras e associá-las a prazos. Ao definir que você deseja juntar uma determinada quantia até o final do ano, por exemplo, terá mais planejamento e motivação para alcançar os resultados.

2. Quite suas dívidas

Ao elaborar o planejamento financeiro, pode ser que você perceba a existência de dívidas. Nesse caso, o ideal é buscar a quitação desses valores antes de começar a composição da reserva.

Isso acontece porque as dívidas funcionam como um “ralo” de dinheiro, comprometendo sua renda e evitando o melhor aproveitamento das finanças. Portanto, comece pela busca dos credores, faça acordos de pagamento e encerre esses débitos.

3. Guarde uma parte dos ganhos

Com o orçamento livre de dívidas, você deve começar a guardar uma parte do que ganha. Se for um profissional contratado, faça isso com o salário. Se for autônomo, guarde uma porção de cada pagamento que receber. Uma dica para manter a disciplina é encarar essa economia como uma dívida que não pode deixar de ser paga.

Por isso, logo ao receber o salário, separe a parte que desejar economizar e use o restante. Ao inverter essa ordem — em vez de guardar o que sobrar —, passa a ter mais controle sobre a economia e pode aproveitar resultados melhores.

4. Corte ou reduza gastos supérfluos

Ao elaborar o planejamento financeiro, você pode criar um orçamento para definir onde gastar seu dinheiro, considerando as diferentes áreas da vida. Ao fazer isso, notará que existem certas despesas que podem ser cortadas ou eliminadas. Esses são os gastos supérfluos.

É o caso daquele pacote de TV por assinatura que não é tão bem aproveitado ou das compras feitas sem necessidade. Então, avalie suas contas, veja se as despesas são realmente necessárias e faça adaptações. Ao economizar dinheiro com essas pequenas mudanças, você terá uma capacidade maior para compor sua reserva.

5. Evite erros comuns ao economizar dinheiro

Além de seguir essas dicas, é preciso ter cuidado com erros que podem surgir e comprometer o alcance dos seus objetivos. Veja quais falhas podem impedir você de construir sua reserva financeira e fique ciente para evitá-las:

  • não fazer o controle financeiro e não saber aonde vai o dinheiro;
  • enxergar os recursos economizados como parte do orçamento e não como uma reserva;
  • não ter consistência e não transformar a economia em um hábito;
  • deixar de rever o planejamento periodicamente.

Ao evitar essas falhas, a tendência é que seja possível economizar com mais facilidade, a favor dos seus objetivos.

Com essas 5 dicas, você sabe como economizar dinheiro e formar sua reserva de emergência. Tenha atenção às boas práticas para alcançar os objetivos do seu planejamento de forma mais efetiva.

Se você for autônomo, cuidar bem do seu dinheiro é ainda mais importante. Por isso, veja dicas de planejamento financeiro para autônomos!