Não é fácil se tornar um caminhoneiro autônomo. Para tal, é necessário descobrir qual o melhor caminhão para começar a trabalhar, planejar a vida financeira, escolher quais cargas transportar e encontrar clientes.

Para facilitar seu primeiro passo e evitar desperdício de dinheiro e tempo, preparamos este texto com dicas valiosas sobre qual o melhor caminhão para começar a trabalhar e quais são os mais econômicos.

A ideia é você ter um ótimo custo-benefício, com gastos reduzidos de manutenção e combustível, além de bom retorno financeiro, sem ter prejuízos durante o trajeto. Vamos lá? Boa leitura!

Qual o melhor caminhão para começar a trabalhar?

Há diversas marcas e modelos disponíveis no mercado. Alguns são ótimos para trabalhos mais gerais e outros atuam com cargas bastante específicas. As marcas que comandam a lista são DAF, Mercedes-Benz, Volvo e Scania. Elas se destacam por terem tecnologias mais modernas e bom custo-benefício.

Entenda melhor sobre as principais marcas de caminhões no Brasil e no mundo.

  • DAF: fundada em 1928, a DAF é uma subsidiária do grupo americano PACCAR desde 1996. Pioneira no lançamento do câmbio CVT, há excelentes modelos que se destacam, como o caminhão DAF XG+, o extrapesado XF105 e o pesado CF85.
  • Mercedes-Benz: de origem alemã, é considerada uma das melhores marcas de caminhão. Bastante experiente e renomada no mercado, ela possui alguns modelos de destaque, como Actros 2651, Mercedes-Benz L-1313, Atron 2324, Mercedes-Benz 710 e Mercedes-Benz L-1620.
  • Scania: muito renomada no mercado, a Scania atua em mais de 100 países e foi fundada na Suécia, em 1891. O modelo mais adquirido é o Scania R450. Mas há outros preferidos por caminhoneiros, como o Scania P340.
  • Volvo: também proveniente da Suécia, a Volvo atua desde 1928 produzindo caminhões que são valorizados em todo o mundo. Ela é considerada a maior produtora de caminhões de carga pesada do continente europeu. Um dos modelos mais vendidos é o FH 540.

Os melhores caminhões para começar a trabalhar

Agora que você já conhece as melhores marcas do mercado, veja mais detalhes sobre os modelos que merecem destaque.

1. DAF XF 105

Equipado com ótimas tecnologias, o caminhão DAF XF105 é bastante vendido no país. Ele é confortável e se adapta a diversos tipos de carga.

Possui câmbio automatizado de 12 velocidades e motor Paccar MX 13, que possui 510 cv e torque entre 1.500 rpm e 1.900 rpm.

Esse caminhão de transporte pesado, construído para longas distâncias, é robusto e econômico na estrada.

2. Actros 2651

Esse modelo é produzido pela Mercedes-Benz e possui tecnologia PowerShift, que é transmissão automática de 12 marchas, e cabine MegaSpace Segurança, que fornece um painel para exibir a performance e a quantidade de combustível.

E mais:

  • potência de 510 cv a 1.800 rpm;
  • torque de 244,7 mkgf a 1.100 rpm;
  • motor Mercedes OM-460 LA de 13 L.

Veja a ficha técnica completa desse caminhão.

3. Scania R450

Esse é o modelo de caminhão mais vendido da Scania. O motor possui tecnologia XPI, que favorece a economia de combustível durante as viagens. Além disso, o motor DC13 tem 13L, potência de 450 cv a 1.900 rpm e torque de 240 mkgf de 1.000 a 1.300 rpm.

Acesse o site da Scania e veja mais especificações da linha R.

4. FH 540

Esse modelo de caminhão da Volvo merece destaque, pois foi o mais vendido no Brasil em 2022, pela nona vez! Ele possui motor de 13L, com potência de 540 cv e torque de 265 kgfm de 1.050 a 1.450 rpm.

E mais: o câmbio I-Shift funciona também de maneira automática.

5. Mercedes-Benz L-1313

O Mercedes-Benz L-1313 é uma das melhores opções para o caminhoneiro autônomo porque ele é robusto e melhor de balança. Com duas variações de configuração, 4x2 ou 6x2, ele tem motor OM-325, com potência de 147 cv e torque de até 41 kgfm.

6. Atron 2324

Outro modelo da marca Mercedes-Benz é mais moderno do que o L-1313 e possui:

  • motor OM-926 LA;
  • potência de 238 cv;
  • torque de até 86,7 kgfm;
  • caixa de marcha com 6 velocidades.

Disponível na configuração 6x2, esse caminhão possui baixa manutenção, possuindo um ótimo custo-benefício!

7. Scania P340

Geralmente, o caminhão Scania P340 é utilizado como carreta-baú com dois ou três eixos, mas pode ser usado de muitas outras formas. Fabricado como 4x2, há opções no mercado com adaptação para 6x2.

O motor da linha DC tem 11L, potência de 340 cv e torque de até 163 kgfm. A caixa de marcha é a GRS890 com 12 velocidades.

8. Mercedes-Benz 710

Mais um modelo de sucesso da Mercedes-Benz, que até ganhou outra versão “plus”, tem baixo custo de manutenção e motor OM 364 LA, com potência de 110 cv e torque de até 47 kgfm. A caixa de marcha é a Eaton, com 5 velocidades.

9. Mercedes-Benz L-1620

Outro clássico no segmento de transporte de carga é esse modelo que oferece ótimo desempenho e teve sua versão atualizada para motor OM-366 LA com 211 cv, caixa de marcha G85 de 6 marchas e torque de 71 kgfm.

Leia também: Entenda 5 dicas para ser um caminhoneiro autônomo bem-sucedido!

Qual o melhor caminhão pequeno para trabalho?

Há também a opção de adquirir um caminhão menor para iniciar o seu trabalho como caminhoneiro. Eles são chamados de veículos urbanos de carga, conhecidos popularmente como caminhão VUC. Alguns exemplos com bom custo-benefício são Iveco Daily, Mercedes-Benz Sprinter, Renault Master e Ford Transit.

É uma categoria de caminhões leves e semileves, que possuem permissão de circular por vias urbanas fazendo entregas e mudanças, sem restrições de horários. Esse tipo tem, em média, 6,30m de comprimento e 2,20m de largura.

Outra vantagem é o tipo de carteira de motorista usado para dirigir: a categoria B da CNH. Ou seja, há mais facilidades para quem deseja dar o primeiro passo com um veículo de carga menor.

Mas qual o melhor caminhão pequeno para trabalho? Citamos mais alguns abaixo!

10. Iveco Daily: há vários modelos que atendem a todas necessidades e bolsos.

11. Mercedes-Benz Sprinter: é possível adquirir uma Sprinter e adaptá-la para utilizar baús pequenos.

12. Renault Master: igual à Sprinter, esse modelo pode ser comprado na versão chassi e adaptado para caminhonete ou caminhão com baú pequeno.

13. Ford Transit: muito usado em todo o mundo, ele também pode ser adquirido versão chassi para adaptá-la com baú.

14. Kia Bongo: o modelo K2500 tem sido o queridinho quando falamos de entregas em vias urbanas. O chassi carrega quase duas toneladas e pode ser adaptado com baú ou carroceria de madeira ou metálica.

Qual é o caminhão mais econômico?

É claro que todos os caminhoneiros, iniciantes ou não, possuem o objetivo de lucrar mais, reduzindo os custos de manter um caminhão. Modelos mais modernos e tecnológicos pesam mais no bolso e, por isso, o ideal é garantir versões que sejam resistentes, potentes e econômicas.

Se você se pergunta qual o caminhão mais econômico, veja a seguir as melhores opções do mercado!

15. Scania R500: alguns estudos apontaram que esse caminhão economiza cerca de 600 litros de combustível por ano em comparação com outros modelos. A marca Scania é uma ótima opção para quem deseja veículos de carga de qualidade e econômicos.

16. DAF XF 105: a montadora holandesa DAF fabricou esse modelo para transporte de carga pesada, que oferece economia de 14% do motor. Outros elementos atuam ainda na economia de despesas: controle preditivo de cruzeiro e assistente de performance do condutor.

17. Volvo FH 540: a Volvo adicionou soluções que tornam a direção mais econômica e segura (ponto forte da marca). Algumas delas são leitor de estrada (I-See), driver coaching e sistemas de frenagem com interações eletrônicas.

18. VW Delivery 11.180: a Volkswagen também se destaca quando o assunto é qual o melhor caminhão para começar a trabalhar. Ela é referência no mercado automotivo e desenvolve caminhões econômicos, com baixo custo de manutenção.

Que tipo de caminhão dá mais lucro?

O caminhão considerado mais lucrativo é aquele que transporta cargas a granel. Isso porque, apesar de custar menos do que outras (como frigoríficas), seu transporte possui alta demanda, o abastecimento e a descarga são fáceis e rápidos e, geralmente, a distância da viagem é mais curta.

Não é fácil definir o que dará mais lucro para um caminhoneiro. Afinal, isso varia de acordo com o cenário econômico do país e do mundo e as despesas geradas diariamente. Mas há tipos de cargas que valem mais, como as frigoríficas, a granel e vivas.

Então, aprender que tipo de caminhão dá mais lucro é um ótimo passo para determinar qual será a categoria, o tamanho e o modelo do veículo a ser adquirido.

  • Cargas frigoríficas: o maior gasto com manutenção é compensado pelo alto valor desse tipo de transporte.
  • Materiais e itens de grande porte: cargas pesadas e grandes custam mais caro, logo, maior possibilidade de elevar o lucro em cada viagem.
  • Cargas a granel: de fácil transporte, há bastante demanda desse tipo de entrega, como grãos, minério e terra. Cargas líquidas a granel e não perigosas também são ótimas opções para faturar mais.
  • Cargas vivas: há um alto custo inicial de investimento, mas o pagamento por transporte de cargas vivas é alto e, depois de adaptar corretamente o caminhão, o lucro virá.
  • Medicamentos: aproveite essa dica porque há poucos caminhoneiros especializados em transporte de medicamentos! Não se esqueça de conhecer as exigências e adaptar seu caminhão para esse tipo de transporte. Apesar do trabalho, a receita ganha mostra que ele vale a pena.

Continue aprendendo: 5 dicas para o caminhoneiro economizar na estrada

Qual a renda de um dono de caminhão?

A renda de um dono de caminhão é, em média, de R$ 5.011 líquido (descontando os gastos com a viagem).  Mas a receita pode variar até R$ 25 mil, dependendo do trabalho realizado, ramo de atuação, tipo de carga transportada e da forma de contratação (CLT ou PJ).

Como comprar um caminhão?

Além de estudar bastante qual o melhor caminhão para começar a trabalhar e atender aos seus objetivos, é preciso entender como comprá-lo, certo? O consórcio é uma ótima alternativa! Por meio do pagamento de parcelas mensais, que cabem no seu bolso, é possível investir a médio e longo prazo e adquirir o veículo desejado.

É possível investir para adquirir caminhões leves até os mais pesados. É você quem escolhe conforme seu orçamento e suas necessidades!

Ficou interessado? Aproveite para entender tudo sobre o consórcio e como dar o primeiro passo rumo a sua conquista de se tornar efetivamente um caminhoneiro com veículo de carga próprio!