Há diversas maneiras de fazer seu dinheiro crescer para obter uma segurança financeira. Existem investimentos rentáveis melhores do que a tradicional poupança para isso. Assim, se você tem o hábito ou quer desenvolvê-lo, é preciso conhecer alguns deles para realizar seus sonhos.

Geralmente, as pessoas pensam que é necessário ter muitos recursos para investir. Contudo, o primordial é estar disposto a isso, pois tem aplicações com rentabilidades interessantes e de baixo risco. Assim, continue acompanhando o texto e confira 5 delas.

Como investimentos trazem retornos e melhoram a qualidade de vida?

Antes de começar a investir, é preciso saber o que está fazendo, ou seja, entender os conceitos básicos das aplicações para ter bons resultados. Inicialmente, o mercado financeiro oferece um tripé que deve ser bem analisado:

  • rentabilidade: é o retorno sobre o investimento, já que o dinheiro ficou aplicado;
  • liquidez: é a facilidade para resgatar seu dinheiro investido quando você precisar;
  • risco: é a possibilidade de que retorno do investimento seja menor que o esperado ou negativo.

Quando faz investimentos, você pode concretizar o desejo de ter uma casa, um carro, trocar o caminhão, viajar, fazer um procedimento estético, entre outros. Além disso, é possível programar sua aposentadoria para ter uma vida mais tranquila. Ou, então, fazer uma reserva de emergência para períodos de escassez financeira.

Na verdade, as aplicações permitem que você tenha uma vida com menos estresse, pois sabe que tem um dinheiro guardado para qualquer problema.

Quais são as principais opções de investimentos rentáveis?

Não é fácil escolher entre tantas opções de investimentos rentáveis. Logo, é necessário considerar o risco e o retorno, já que cada um tem suas particularidades. Sendo assim, é indicado construir um portfólio equilibrado, de acordo com seu perfil de investidor. Por isso, conheça 5 opções de aplicações.

1. LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) são rentáveis e com baixo risco, pois têm ligação com o mercado imobiliário nacional e rentabilidade maior que a poupança. Também, são protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que é uma instituição que reduz os riscos dos investimentos em até R$250 mil por empresa financeira e CPF.

Desse modo, não tem prejuízos se o título falir ou não gerar o rendimento esperado. Outro benefício é a isenção do Imposto de Renda. Já a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) segue o mesmo molde da LCI, mas sua diferença é que ela é direcionada ao setor agronegócio.

2. CDB

Com os Certificados de Depósitos Bancários (CDB) há rentabilidade maior, baixo risco e complexidade, e ainda é protegido pelo FGC. Logo, quem adquire esse investimento está emprestando dinheiro ao banco, que o utilizará para oferecer crédito a terceiros.

Em uma data definida, você terá o montante de volta, corrigido e com taxa de juros. Todavia, essa operação é tributada pelo imposto de renda.

3. Ações

Ser sócio de uma empresa parece ser uma proposta atrativa. No entanto, para investir em ações, é necessário estudo, já que os riscos são maiores porque a empresa pode ir à falência.

Então, é importante conhecer a organização profundamente e diversificar os ativos entre diferentes empresas e segmentos. Com isso, se houver crise em uma área, seu dinheiro estará protegido em outra.

4. Tesouro Direto

O Tesouro Direto faz parte da renda fixa e consiste na compra e venda de títulos públicos que financiam a infraestrutura do Brasil. Aqui, o risco é quase zero, desde que os investimentos não sejam desfeitos antes do vencimento.

5. Consórcio

Por fim, há o consórcio, em que se escolhe o valor que deseja investir e faz pagamentos mensais. Esse dinheiro é corrigido e, assim, programará suas compras e aumentará seu patrimônio. Ao ser contemplado, terá acesso à carta de crédito para adquirir o bem ou serviço que deseja, desde que dentro da categoria contratada.

Portanto, é necessário selecionar o que é mais indicado ao seu perfil entre as opções de investimentos rentáveis para ajudar a multiplicar seu dinheiro. Consequentemente, conquistará seus objetivos de acordo com seu planejamento.

E aí, gostou do nosso artigo? Então aproveite para conferir como captar recursos para sua transportadora!