Sabe por que você precisa entender o que é um sistema de TMS e como ele potencializa os resultados da empresa? A maior tendência dos próximos anos para o setor de logística é a transformação digital que inclui ferramentas de inteligência artificial, conexão 5G, rastreamento e monitoramento de carga, entregas expressas e muito mais.

E estamos falando sobre uma grande revolução tecnológica, que é vital para redução de custos e aumento de faturamento a curto, médio e longo prazo. Afinal, melhor momento para modernizar sua transportadora não há: o mercado de transporte e logística está em seu ápice.

De acordo com uma pesquisa da Transparency Market Research, esse setor deve valer mundialmente R$15,5 trilhões com a movimentação de mais de 92 bilhões de toneladas de mercadorias em 2023. E tudo isso devido ao crescimento das entregas de e-commerce.

A tecnologia só amplia a vantagem competitiva de quem trabalha com transporte, pois organiza e gerencia cargas, entregas e pagamentos e fornece rotas inteligentes e dinâmicas, por exemplo.

Vamos entender melhor sobre uma dessas ferramentas tecnológicas? Leia até o final e confira o que é um sistema de TMS e:

  • Qual o principal objetivo do sistema de TMS?
  • Recursos do sistema de TMS
  • Qual a diferença entre o sistema WMS e TMS?
  • Quais as vantagens do sistema de TMS?
  • Como usar o sistema de TMS?

O que é um sistema de TMS?

O sistema de TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte) é um software de gestão de logística que planeja, executa e otimiza toda a movimentação de cargas de uma empresa durante sua entrada e saída. Ele ajuda a manter a padronização de processos e evitar erros, como documentação inadequada.

Ele pode ser usado na nuvem, facilitando o acesso remoto ao sistema, ou ligado a um software de planejamento da companhia, como ERP ou SCM.

Há diversas versões de TMS disponíveis no mercado. Algumas com menos recursos, como módulos ERP e SCM, ou com mais funcionalidades, como documentação comercial.

Esse sistema pode ser usado por empresas de e-commerce, comércio varejista, distribuidores e fornecedores de todos os portes e segmentos de atuação.

Existem 3 tipos de sistemas de TMS:

  • TMS para embarcadores;
  • TMS para transportadoras;
  • TMS para operadores logísticos.

Qual o principal objetivo do sistema de TMS?

O sistema de TMS tem como principal objetivo organizar e otimizar os processos logísticos de uma empresa, contribuindo com redução de custos, agilidade operacional e aumento da produtividade. Ele melhora a gestão desse setor ao proporcionar planejamento e controle sobre cada etapa da operação, permitindo monitoramento constante.

Com ele, é possível saber todas as despesas da frota, de máquinas e equipamentos e colaboradores envolvidos em cada operação. E, ainda, informações sobre documentos comerciais necessários.

O TMS é ótimo para empresas de todos os tamanhos, que terceirizam ou não a logística. Afinal, é preciso também ter controle e qualidade nas operações de frota própria.

Recursos do sistema de TMS

  • controle de estoque e pedidos;
  • armazenamento de produtos;
  • custos operacionais de cada entrega;
  • taxa de retorno de cada cliente para a empresa;
  • gestão de roteiro de viagem;
  • faturamento de documentações, como nota fiscais, registros de cargas e faturas;
  • cadastro de clientes;
  • monitoramento de todas as etapas da operação desde a coleta até a entrega;
  • orçamento do transporte, das rotas das frotas;
  • entre outros.

Leia também: Aprenda aqui como fazer uma gestão de frota eficiente!

Qual a diferença entre o sistema WMS e o TMS?

A maior diferença entre o sistema WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transportation Management System) é que o primeiro é um sistema de gerenciamento de armazém, que automatiza processos de recebimento, armazenagem e expedição de mercadorias, enquanto o segundo controla as operações de transporte e logística.

Quais as vantagens do sistema de TMS?

As principais vantagens do sistema de TMS são: redução de custos para a empresa e seu cliente final; otimização de processos da cadeia de suprimentos; automatização de operações para faturamento e documentação; maior precisão e previsibilidade; agilidade operacional; mais segurança; economia de tempo e rastreamento de carga.

Podemos citar ainda:

  • redução de erros com documentos de conformidade comercial, diminuindo atrasos no envio e recebimento de penalidades;
  • maior satisfação do cliente com entregas mais rápidas e acompanhamento da mercadoria. O que gera, consequentemente, mais vendas e maior faturamento corporativo;
  • possibilidade de ampliação do negócio de forma consciente e sustentável a longo prazo;
  • visibilidade completa de todo o processo de logística;
  • planejamento mais assertivo e realista;
  • realização de ajustes e melhorias operacionais mais ágeis e precisas.

Outros pontos que devemos ressaltar é a capacidade do TMS indicar a melhor forma de envio e transportadora baseando-se em dados, como custos, distância e otimização de rotas com diversos trechos.

Caso sua empresa trabalhe com importações e exportações, essa ferramenta contribui com informações sobre tarifas e atrasos devido às alfândegas e fornecimento de documentação adequada, com todas as regras e normas exigidas pelo comércio internacional.

Sistemas mais avançados e robustos oferecem recursos ainda mais atrativos, como rastreamento de remessas em tempo real, com troca de dados entre transportadoras, distribuidores, depósitos e clientes finais.

Como usar o sistema de TMS?

Para usar o sistema de TMS basta analisar todas as etapas dos processos atuais, reestruturar as operações e treinar a equipe para que aprenda a mexer na ferramenta de forma eficiente e produtiva. Depois de implementado, acompanhe regularmente todas as informações para contribuir com uma gestão logística de alta performance.

Escolha uma empresa renomada e entenda quais recursos são realmente úteis para seu modelo de negócio e setor de atuação. Nem sempre as melhores funcionalidades são primordiais em todas as companhias.

Gostou de saber o que é um sistema de TMS? Saiba que a inovação e a transformação digital já são realidade no mercado e, quanto antes sua empresa investir nelas, maior será a vantagem competitiva.

Se planeja investir em uma frota mais moderna ou adquirir máquinas e equipamentos mais eficientes, conheça o consórcio e como ele ajuda a realizar planos a médio e longo prazo! Por meio de parcelas mensais que cabem no seu bolso, é possível investir e planejar o futuro da companhia sem imprevistos.