Entender o que é um seguro prestamista e se existe obrigatoriedade de contratação ajuda você a decidir se adquire ou não esta camada extra de segurança ao fazer um financiamento ou empréstimo.

Já para resumir, esse é um tipo de seguro que garante o pagamento de uma dívida em condições bem específicas, como invalidez temporária ou permanente. Sendo assim, é uma forma de proteção contra imprevistos.

Quer entender melhor? Então, continue a leitura, pois, nas próximas linhas, explicamos:

  • o que é e como funciona o seguro prestamista;
  • quais as coberturas;
  • se é obrigatório contratar;
  • quais as vantagens de ter essa proteção contra imprevistos.

Vamos lá?

O que é um seguro prestamista?

Um seguro prestamista é um método de resguardo para as instituições financeiras, bastante vinculado a empréstimos e financiamentos. O objetivo é garantir a quitação da dívida contraída por uma pessoa (ou grupo) caso ocorra um dos imprevistos constantes na apólice do seguro.

Ou seja, em determinadas situações, o segurado fica isento de arcar com os valores, cobertos pelo seguro, caso não esteja em condições de cumprir com suas obrigações.

Este tipo de seguro é útil em outras situações, como parcelamento de bens móveis, contratação de cheque especial, compras em carnês e cartões de crédito.

E aí, compreendeu o que é um seguro prestamista? Então, que tal ver como funciona e quais as coberturas previstas no contrato?

Mas antes, que tal conferir o que é um autofinanciamento e quais as vantagens de aderir a esta prática?

Como funciona o seguro prestamista?

O seguro prestamista funciona por meio de um contrato que pede o pagamento de um valor adicional (normalmente um percentual de 0,5% a 2% da quantia total) todos os meses para que o segurado tenha segurança financeira caso ocorra algum dos imprevistos cobertos.

Para ficar mais claro, vamos a um exemplo? Digamos que você financia um carro para pagar em 36 meses, e, na metade do período, sofre um acidente doméstico, o que causa incapacidade temporária para trabalhar.

Caso conte com um seguro prestamista, o pagamento das parcelas restantes será assegurado, pois o adicional cobre esse valor. O mesmo vale para casos de morte. Nesta situação, a dívida não passa para os herdeiros (sem o seguro, desconta-se o valor da herança). Fácil de compreender, concorda?

Descubra também se é possível quitar um financiamento com consórcio e se ver livre da dívida!

Quais as coberturas do seguro prestamista?

No geral, as coberturas do seguro prestamista atendem a situações em que ocorre uma perda da renda (exceto quando há a morte de quem fez o empréstimo ou financiamento), o que faz com que a pessoa seja incapaz de arcar com as obrigações.

Posto isto, é comum haver cobertura em casos de:

  • morte acidental ou natural;
  • invalidez permanente devido a acidentes ou doenças;
  • incapacidade física temporária;
  • desemprego involuntário (não vale para demissões por justa causa ou pedidos de desligamento).

Agora que você já sabe o que é um seguro prestamista e como a modalidade funciona, que tal conferir se é obrigatório contratar sempre que fizer um empréstimo ou financiar um bem?

Para descobrir, continue a leitura, pois falamos sobre a obrigatoriedade e ainda respondemos se vale a pena ter essa camada extra de segurança financeira na sua vida. Vamos lá?

O seguro prestamista é obrigatório?

A resposta para a dúvida se o seguro prestamista é obrigatório é não. Você não precisa assinar esse contrato adicional ao fazer um empréstimo ou financiamento.

Inclusive, as instituições financeiras podem apenas sugerir o serviço, mas não colocá-lo como uma condição para conceder o crédito — essa atitude se caracteriza como venda casada (o que é proibido no Brasil).

Outro ponto que você precisa saber é que, na hora de contratar o seguro, a seguradora deve explicar todos os termos (como condições, coberturas e valores). O objetivo é garantir que o segurado saiba o que adquiriu no momento da compra.

Temos um artigo que explica o que é e como fazer um seguro de carga para transportadora. Que tal dar uma olhada?

Afinal, é realmente vantajoso contratar um seguro prestamista?

Como explicamos, você não é obrigado a contratar um seguro prestamista. Porém, em algumas situações, vale a pena ter essa proteção extra. Afinal, nunca sabemos quando um imprevisto pode acontecer, concorda?

Posto isto, algumas das vantagens de ter essa segurança adicional ao fazer um empréstimo ou financiamento são:

  • amparo legal em caso de perda de renda;
  • segurança para os herdeiros (já que as dívidas do falecido são debitadas da herança);
  • garantia de cumprimento das obrigações financeiras.

Não deixe de conferir nosso artigo com dicas práticas de como investir, de forma segura, em renda fixa!

Como contratar um seguro prestamista? O que avaliar?

Agora que você já sabe o que é um seguro prestamista e as vantagens de contratar um, chegou o momento de aprender como avaliar a seguradora para ter todas as garantias legais em caso de imprevistos.

Para tanto, o primeiro passo é se informar sobre os detalhes. Pergunte o que o seguro cobre, quanto custa, quem são os beneficiários e as condições de contratação e cancelamento.

Também avalie mais de uma oferta, já que instituições financeiras distintas podem oferecer diferentes condições de pagamento.

Para finalizar, temos uma indicação de seguro prestamista para consórcio perfeito para você: o da SomosRands.

A solução oferece coberturas personalizadas (pensadas exclusivamente para a sua situação), facilidade de contratação e planos que se adequam ao seu bolso.

Ficou interessado? Então, aproveite para fazer uma cotação hoje mesmo e confira nossas condições de pagamento!