O rodízio de pneus é um dos cuidados essenciais que você deve ter com o seu caminhão. Afinal, a prática representa mais segurança, produtividade e, ainda, ajuda a reduzir os custos.

E como o caminhão é a sua ferramenta de trabalho, qualquer problema com ele inevitavelmente comprometerá suas entregas e, consequentemente, sua renda.

Assim, se você quiser saber mais sobre o assunto, acompanhe este post até o final. A seguir, você vai entender o que é rodízio de pneus, como deve ser feito e quais benefícios ele traz. Confira!

O que é rodízio de pneus?

Como o próprio nome sugere, é quando você troca os pneus sem substituí-los. Ou seja, apenas muda os pneus de posição. Por exemplo, coloca os que estão nos eixos traseiros nos eixos frontais antes que precisem ser substituídos por novos. Desse modo, pode continuar rodando com eles.

Por que o rodízio de pneus deve ser feito?

O rodízio de pneus é aconselhável em qualquer veículo, já que ao rodar há um desgaste natural dos pneus. Mas essa deterioração não é regular, pois depende da posição do pneu. Assim, o rodízio é ainda mais importante para os caminhões porque há o transporte de material pesado, além de distâncias maiores a percorrer.

Substituir apenas alguns pneus traz riscos porque pode ocorrer um desequilíbrio entre as rodas. Por sua vez, o rodízio permite que o desgaste seja equilibrado entre todos os pneus, proporcionando uma direção mais estável e confortável.

Como fazer o rodízio de pneus do caminhão?

Geralmente, é recomendado fazer o rodízio a cada 10 mil quilômetros rodados. Contudo, é importante ter atenção ao que diz o fabricante. Então, não deixe de consultar o manual do seu caminhão.

Outro ponto importante é que não basta fazer o rodízio. Após a troca de posição dos pneus, é preciso fazer alinhamento e balanceamento das rodas. Além disso, você deve chegar a pressão e as condições das válvulas de ar.

Contudo, se os pneus já estiverem com um desgaste mais severo, o melhor a fazer é trocar por novos em vez de fazer o rodízio. Por esse motivo, o ideal é procurar uma oficina de confiança, com profissionais capacitados. Isso ocorre porque o rodízio de pneus de um caminhão é diferente de um veículo de passeio, pois o veículo tem mais eixos e rodas.

Ou seja, o rodízio deve ser feito de acordo com o modelo (diagonal ou radial), tipo de pneu (direcional, simétrico ou assimétrico) e modo de tração do caminhão. Essa complexidade faz com que os profissionais qualificados precisem fazer o rodízio de pneus de acordo com a configuração das rodas e o modelo do caminhão.

Quais são os benefícios de fazer o rodízio?

O revezamento de pneus faz com que você consiga rodar mais tempo com o mesmo jogo. Isto é, aumenta a vida útil dos pneus, deixando que você rode mais quilômetros até que precise comprar um jogo novo de pneus.

Além do mais, como permite o desgaste equilibrado, torna a direção mais confortável e aumenta a segurança do motorista, principalmente em curvas e frenagens. Também reduz o risco de furos ou rasgos nos pneus.

Outro benefício é que ajuda a reduzir os custos com combustível, pois o desgaste uniforme dos pneus diminui a pressão em cada um deles. Com isso, há menos atrito, sendo exigido menos esforço do motor.

O rodízio de pneus do caminhão é uma ação necessária para manter a sua produtividade como autônomo. Além de ajudar a economizar com combustível e troca de pneus, permitirá que você tenha mais conforto e segurança durante as viagens.

Quer conhecer as melhores dicas de segurança na estrada? Basta conferir este artigo que preparamos sobre o assunto!