É muito importante saber o que é cavalo mecânico se você deseja iniciar a profissão de motorista de caminhão ou gestor de frota. Afinal, pode comprar apenas ele ou então junto com a carroceria ou módulo de carga.
Em 2023, os modelos de caminhões mais vendidos foram da Volvo (linha FH), DAF (XF) e Scania (R 450). Todos eles da categoria de transporte de cargas pesadas.
Uma pesquisa revelou que o cavalo mecânico representa aproximadamente 30% dos caminhões vendidos no Brasil, sendo o preferido o de tração 6x2.
Quer entender por que esse modelo é tão vendido e qual seu impacto na segurança e no faturamento do caminhoneiro? Continue a leitura e aprenda:
- O que é cavalo mecânico?
- Qual a diferença entre cavalo mecânico e carreta?
- Quais os tipos de cavalo mecânico?
- Por que é importante ter um bom cavalo mecânico?
- Como escolher um cavalo mecânico?
- Vale a pena agregar cavalo mecânico?
O que é cavalo mecânico?
O cavalo mecânico é a parte da frente da carreta, onde a cabine do motorista está localizada, que comporta também o motor e as rodas de tração. Ele permite a movimentação do veículo, sendo responsável por tracionar toda a carga, que vem articulada no semirreboque (módulo de carga).
O semirreboque pode ser aberto, como tanques e gaiolas, ou fechado, como baús. Sua escolha varia de acordo com o tipo de mercadoria transportada.
A quantidade de eixos do cavalo mecânico influencia a capacidade total de carga que pode ser transportada, podendo chegar até 74 toneladas.
Qual a diferença entre cavalo mecânico e carreta?
O cavalo mecânico possui força motriz própria, pois abriga o motor, as rodas de tração e a cabine. Já a carreta é um veículo articulado, com unidade de tração e de carga em partes distintas, e não tem força motriz própria, dependendo do cavalo mecânico para se movimentar.
Quais os tipos de cavalo mecânico?
De modo geral, existem dois tipos de cavalo mecânico: cavalo mecânico simples ou caminhão extrapesado, que possui cabine, motor e rodas de tração com eixo simples com duas rodas; e o cavalo mecânico trucado ou LS, que possui eixo duplo, que aumenta a capacidade de carga transportada.
Ou seja: os tipos de cavalo mecânico mudam de acordo com seu número de eixos e a quantidade de eixos do semirreboque. Entenda melhor sobre cada categoria.
Cavalo mecânico simples ou caminhão extrapesado
Possui eixo simples com duas rodas e é usado em:
- carreta dois eixos: os dois eixos presentes estão no semirreboque. Ela possui comprimento de 18,15 metros e pode transportar até 33 toneladas;
- carreta três eixos: o semirreboque também fica por conta dos três eixos. Esse veículo possui 18,15 metros e pode carregar até 41,5 toneladas de mercadorias.
Cavalo mecânico trucado ou LS
Já esse tipo de cavalo mecânico possui eixo duplo, que possibilita aumentar a capacidade de carga da carreta. Ele é utilizado em:
- carreta cavalo trucado: alia os três eixos no semirreboque e transporta até 45 toneladas de carga total, possuindo até 18,15 metros de comprimento;
- Bitrem: o bitrem ou treminhão possui sete eixos, podendo chegar a nove, e tem capacidade de carregar até 45 toneladas. Seu módulo de carga pode ser tracionado por um cavalo mecânico;
- Rodotrem: possui dois semirreboques e nove eixos, ele é robusto e transporta até 74 toneladas. A ligação entre os bitrens é feita pelo dolly, que é um mecanismo de articulação;
- Tritrem: tem uma quinta roda e mais um módulo de carga. Pode levar até 74 toneladas, mas só é utilizado para transporte florestal;
- Tetraminhão e pentaminhão: derivados do treminhão, agregam mais reboques: quatro e cinco respectivamente. Muito usados para transportar cana-de-açúcar e, por não serem legalizados oficialmente, circulam apenas entre as fazendas e usinas.
Por que é importante ter um bom cavalo mecânico?
É fundamental saber escolher um bom cavalo mecânico de acordo com o tipo de carga transportada e distância e locais das viagens para economizar no combustível, reduzir a necessidade de manutenção e proporcionar mais segurança ao motorista e à mercadoria.
Afinal, não adianta investir em uma carreta com baixa potência se você vai trabalhar com longas distâncias.
Leia também: Compra de caminhões: entenda o que deve ser observado!
Como escolher um cavalo mecânico?
Para escolher um cavalo mecânico é fundamental se atentar a alguns pontos: tipo de rota; mercadoria transportada; tanque de motorização; caixa de mudanças; tipos de pneus; e diferenciais, como conforto e desempenho operacional. Por exemplo: se a viagem é longa, invista em força e potência para ter mais velocidade.
Se, por exemplo, o planejado é fazer fretes menores e apenas dentro de vias urbanas, adquira um caminhão VUC (Veículo Urbano de Carga), pois não é preciso velocidade e tanta potência como se fosse encarar dias ou meses de estradas.
Após essa análise, defina o melhor modelo. Se precisar de ajuda, leia nossos artigos sobre os melhores caminhões de carga e Como escolher o melhor caminhão de transporte pesado?.
Vale a pena agregar cavalo mecânico?
A resposta é sim e não, depende do perfil do motorista e seu objetivo a curto, médio e longo prazo. De modo geral, agregar cavalo mecânico rende menos do que trabalhar como autônomo, porém, oferece mais estabilidade e segurança financeira ao executar entregas apenas para uma empresa.
Os custos são impactados porque a transportadora subtrai o valor da carroceria própria ao aliar seu módulo de carga ao cavalo mecânico agregado.
Como comprar um cavalo mecânico?
Para comprar um cavalo mecânico é possível investir mensalmente em um consórcio de caminhão e a médio ou longo prazo adquirir sua primeira carreta ou ampliar sua frota. A boa notícia é que é fácil encontrar um plano que se adeque às suas necessidades e possibilidades financeiras.
Dessa forma, as parcelas mensais pagas não vão pesar no bolso. E todo mês há sorteio para ver quem será o contemplado e receberá uma carta de crédito com o valor para adquirir o cavalo mecânico desejado. Ótimo, não é mesmo?
Entenda tudo sobre consórcio de caminhão e como participar de um!