Controlar processos de logística, armazenamento e distribuição de mercadorias, ter agilidade nas entregas dos clientes e reduzir custos operacionais são alguns desafios que as transportadoras do Brasil enfrentam para manter o negócio eficiente, competitivo e rentável. Para fazer uma boa gestão dessa engrenagem, é essencial que as empresas adotem o uso de novas tecnologias no transporte de carga.

Afinal, não há como melhorar a entrega do serviço de transporte aos consumidores e deixar as operações das transportadoras mais eficientes sem aprimorar a infraestrutura. E, neste processo, a tecnologia desempenha um papel primordial.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para você conhecer as principais tecnologias do transporte de carga, os benefícios de utilizá-las na sua empresa e as tendências do setor.

Após aprender sobre o tema, ficará mais fácil implementar as novidades no seu negócio para torná-lo mais lucrativo.

Aproveite a leitura!

Conheça as principais tecnologias do transporte

Como você viu acima, os desafios das transportadoras são grandes para manter o negócio funcionando bem e lucrativo.

Todo dono de empresa de transporte sabe que, para fazer uma boa gestão de frota, é essencial ter uma visão 360º sobre as atividades da organização. Só assim, é possível tomar decisões mais estratégicas para melhorar os processos da empresa e crescer mais.

Adotar novas tecnologias no transporte de carga contribui para que os gestores tenham mais clareza e controle sobre o fluxo das atividades logísticas, simplifiquem procedimentos que podem ser realizados de forma mais ágil e produtiva e reduzam custos operacionais na transportadora.

Confira a seguir as principais tecnologias do transporte para você implementar na sua empresa.

1- Sistema de rastreio e monitoramento

O sistema possibilita que a transportadora instale um rastreador por satélite para controlar o veículo de uma central na própria empresa. A ideia é acompanhar a frota de caminhão em tempo real, monitorando o tráfego, a velocidade do transporte e o tempo das entregas.

Usar softwares para controlar e rastrear cargas facilita o fluxo das entregas das transportadoras e reduz as falhas de envio de mercadorias e problemas com atrasos. Assim, os gestores podem organizar melhor as informações do estoque e monitorar os dados das encomendas.

Adicionalmente, ao usar esse tipo de sistema, as empresas oferecem mais segurança aos motoristas, em caso de roubo de mercadoria, e aumentam a qualidade da experiência dos clientes, uma vez que eles sabem que seus produtos estão sendo acompanhados durante o transporte.

2- Sistema de gerenciamento de transporte (TMS)

O sistema de gerenciamento de transporte (TMS — Transportation Management System) é um software automatizado que ajuda a controlar e medir o desempenho das operações, com fornecimento de informações valiosas via GPS e em tempo real.

O TMS contribui com a gestão de frotas, possibilitando que os gestores controlem as operações de custos de maneira integrada, como o cadastro de documentos de colaboradores, o estoque de peças e materiais de consumo e o cálculo de fretes, tabelas e relatórios de atuação.

Com o sistema, é possível otimizar a tomada de decisões, economizar tempo e reduzir gastos com as remessas.

3- Sistema de roteirização de transportes

Com a ferramenta de roteirização, as transportadoras conseguem planejar as melhores rotas, com mapas digitalizados, para os motoristas entregarem as mercadorias. Assim, eles evitam pegar caminhos desnecessários que podem causar perdas financeiras e desgastes nos veículos.

A tecnologia também permite controlar se os caminhoneiros estão cumprindo o roteiro de entrega planejado para manter os prazos em dia.

4- Sistema de gerenciamento de armazéns (WMS)

O sistema de gerenciamento de armazéns ou WMS (Warehouse Management System) é uma tecnologia que ajuda as transportadoras a gerenciar as operações dos depósitos de forma mais ágil, organizada e eficiente.

Por meio de um software, as empresas administram os fluxos de entrega e recebimento de mercadorias, o armazenamento de materiais e a separação e expedição de produtos. Tudo feito de forma que facilite a localização das cargas nos armazéns.

5 - Identificador de radiofrequência (RFID)

O identificador de radiofrequência ou RFID (Radio Frequency Identification) é uma tecnologia em que a transportadora insere um chip na mercadoria para monitorá-la diretamente da sua base, em qualquer lugar e em tempo real.

Por meio da emissão de sinais de rádio, o rastreamento aumenta a visibilidade das transportadoras sobre seus estoques, sendo, portanto, uma opção mais segura para evitar perdas, extravios e roubos.

6- Geolocalização

A geolocalização é uma nova tecnologia no transporte de carga indispensável para a tomada de decisões mais assertivas dos gestores das empresas, uma vez que ajuda a rastrear a localização e a movimentação do caminhão.

Assim, os empresários conseguem saber os dados da frota, em tempo real, e, caso algo aconteça com o caminhão e a mercadoria na estrada, eles podem tomar providências de forma mais ágil.

Ou seja, a geolocalização permite que as empresas transportem cargas com mais segurança.

Benefícios da tecnologia avançada no transporte

Como você viu até aqui, usar a tecnologia na rotina das transportadoras é vital para melhorar a gestão das empresas.

Portanto, adotar novas tecnologias no transporte de carga traz vantagens para as organizações se manterem mais competitivas e oferecerem serviços com qualidade, eficiência e agilidade.

Veja a seguir alguns benefícios da tecnologia no transporte!

  • Redução de custos operacionais
  • Controle e organização de estoques
  • Acesso a informações estratégicas para o negócio
  • Mais eficiência e agilidade operacional
  • Segurança aprimorada para as cargas e os motoristas nas estradas
  • Integração da cadeia de suprimentos devido ao fato de que a equipe compartilha os mesmos dados sobre o fluxo de operações
  • Diminuição de erros de rotas planejadas

Tendências do setor de transporte de carga

Agora que você já está por dentro das principais novas tecnologias no transporte de carga e os benefícios que elas oferecem às transportadoras, chegou a hora de conhecer as tendências do setor de transporte de carga. Confira!

  • Drones: monitoram caminhões para aumentar a segurança durante o transporte de cargas. Com eles, você identifica paradas não programadas na rota e aciona o botão de pânico em circunstâncias emergenciais.
  • Telas de bloqueio: a ferramenta é instalada nas cargas para oferecer mais segurança, podendo ser acionada de forma manual, por sensores ou controle remoto. Assim, o motorista pode bloquear o acesso ao compartimento de carga do caminhão, assim que identificar a ameaça de pessoas criminosas.
  • Smart truck: é um recurso instalado nos veículos para rastrear uma mercadoria, desde o momento em que é carregada no caminhão até seu destino. Com o smart truck, a transportadora tem acesso a relatórios de emissão de gases poluentes. Essa ferramenta é uma tecnologia-chave para empresas que têm o objetivo de se manter em conformidade com os princípios básicos de sustentabilidade e do ESG.
  • Internet das Coisas (IoT —Internet of Things): integra diferentes plataformas a uma mesma rede por meio da internet. A IoT torna a gestão de estoque e transporte de cargas mais eficiente, ágil e precisa. Com a Internet das Coisas, todos os pontos da cadeia de suprimentos se conectam, do fornecimento de insumos até a entrega do produto ao cliente.
  • E-sys: é o sistema híbrido de tração auxiliar elétrico produzido pela Randon que permite às transportadoras economizarem até 25% de combustível. O e-sys atua na recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem dos veículos para momentos de necessidade de tração, como subidas e ultrapassagens. O módulo também oferece um menor desgaste dos componentes, contribuindo para reduzir a geração de resíduos e a emissão de gases na atmosfera.

Novas tecnologias no transporte de carga a favor do seu negócio

É imprescindível para as transportadoras implementarem novas tecnologias no transporte de carga. Afinal, assim, melhoram processos operacionais de logística e armazenamento de produtos e possibilitam fazer entregas de mercadorias de forma mais ágil, reduzindo gastos com as operações de transporte.

Destacamos aqui alguns tipos de tecnologias e os benefícios que podem auxiliar transportadoras a aprimorar a infraestrutura, oferecer serviços mais eficientes e, consequentemente, melhorar a experiência dos clientes.

Como você viu, as empresas de transporte que não aderirem às novas tecnologias em sua rotina operacional correm o risco de perder espaço no mercado, tornando-se cada vez menos competitivas.

Se você quiser começar a introduzir tecnologia de ponta na sua transportadora para economizar combustível com a frota de caminhões, que tal aderir ao sistema híbrido e-sys da Randon?

Para saber mais sobre o sistema de tração auxiliar elétrico, entre em contato com a nossa central de atendimento!