O que é motoniveladora? Veja 5 funções e características!

O investimento nos principais equipamentos agrícolas sempre passa por questionamentos a respeito do uso, do funcionamento e da compra. Com a motoniveladora, não poderia ser diferente, caso você planeje uma operação bem-sucedida.

Esse equipamento é descrito como uma máquina de serviço pesado projetada com uma lâmina longa, que é utilizada em diferentes setores da indústria. Assim, são mais comumente usadas na construção civil, em obras rodoviárias e em locais de mineração para criar superfícies lisas e planas.

Então, são quase sempre encontradas na construção de estradas, projetos de infraestrutura e desenvolvimentos de edifícios, trabalhando o solo em um nível uniforme, que seja seguro para construir.

Quer saber o que é uma motoniveladora, suas principais funções e características? Acompanhe 5 delas, neste post, e saiba como ela pode ser útil no campo!

Como funciona uma motoniveladora?

O raspador é a parte principal de uma motoniveladora. Desse modo, ao ser tracionado contra a terra, é capaz de nivelar o terreno, retirar detritos e pedras que possam atrapalhar ou comprometer o trabalho que vem em seguida.

Para que serve uma motoniveladora?

As motoniveladoras começam a atuar depois que as máquinas de construção mais pesadas — escavadeiras e tratores — terminam sua parte do trabalho. Os operadores usam um acessório de lâmina longa para nivelar superfícies, nivelar terrenos, escarificar camadas e compactar estradas para um gradiente fácil e dar um acabamento mais fino à base.

Esse maquinário trabalha não só produzindo nivelamentos retilíneos, como também, curvados. Um exemplo são as curvas de níveis, que são muito vistas na agricultura ou, ainda, em declives ou aclives, sendo essa uma das máquinas mais versáteis disponíveis no mercado.

O que uma motoniveladora pode fazer?

Como já comentamos, a motoniveladora geralmente é utilizada para nivelar os terrenos. No entanto, ela apresenta outras funções. A seguir, conheça melhor as principais.

1. Nivelamento de terrenos

O nivelamento do solo é o processo de remoção de detritos dos locais de trabalho e criação de uma superfície uniforme. É uma função-chave em canteiros de obras, para construção de estradas e em minas, pedreiras e outros locais de trabalho pesado no campo.

Com a motoniveladora, esse serviço fica ainda mais fácil e com mais mobilidade, economizando tempo de serviço e gerando padronização ao terreno, podendo assim aumentar ainda mais a produtividade agrícola.

2. Pavimentação de ruas e estradas

Para a construção de estradas, as motoniveladoras são a maneira mais eficiente de criar vias mais seguras e suaves. A ideia, aqui, é remover grandes rochas e nivelar áreas.

Além disso, ao nivelar a estrada, você pode criar uma camada mais leve de asfalto sobre a camada existente. Como o material recém-colocado é mais leve, é mais fácil empurrar as camadas subjacentes.

Como a pavimentação de estradas, muitas vezes, implica a problemática de ter que reduzir o acesso à estrada ou, em casos mais drásticos, fechar a mesma, a motoniveladora pode reduzir o tempo de manutenção em semanas, quando bem operada.

3. Terraplanagem

O ato de terraplanagem visa a nivelar ou esculpir a terra para preparar o local para elementos específicos, simples como grama e plantas ou terrenos com maiores influências de dificuldades, como uma entrada de automóveis, pátios, caminho ou escadas.

A motoniveladora consegue executar essa tarefa com extrema facilidade, desde que operada por alguém apto e com experiência.

4. Escavação

Quando se trata de escavação, as motoniveladoras se tratam de veículo de acabamento de precisão para modelagem final das superfícies sobre as quais o pavimento será colocado. Entre as rodas dianteiras e traseiras, uma motoniveladora carrega uma ampla lâmina controlada mecanicamente ou hidraulicamente, que pode ser estendida de ambos os lados.

Dessa forma, gera as escavações niveladas e precisas, como sua funcionalidade necessita. Com isso, escavar terrenos passa a ser uma tarefa fácil e dinâmica, economizando tempo, dinheiro e mão de obra ociosa para sua operação.

5. Criação e manutenção de curvas de níveis

Conhecida também no meio agrário como plantio de contorno, muitas vezes, apresentando uma grande dificuldade para ser executada e produzida, as curvas de níveis representam a produção organizada em níveis. Para isso, usa linhas que têm diferentes alturas em relação ao terreno, por exemplo, a planificação parcial de morros para o plantio.

Vale a pena ter uma motoniveladora?

A motoniveladora é um dos principais equipamentos agrícolas. Ao adquiri-la, o agricultor pode, além de garantir uma homogeneidade do terreno e a obtenção de uma maior qualidade do solo, trazer benefícios como a economia de tempo de serviço, melhor desenvolvimento do plantio, bem como a diminuição de mão de obra ociosa em sua operação.

Assim sendo, vale muito a pena e, definitivamente, a obtenção de uma motoniveladora. É uma excelente opção para o desenvolvimento do seu negócio ou da sua operação no campo, além de ser um ótimo agregador para ser um produtor rural de sucesso.

Lembre-se: ao fazer uso da motoniveladora, por ser um trabalho que requer experiência, é extremamente indicada a utilização dos serviços de um operador profissional, capacitado e qualificado para tal. Assim, os benefícios que a motoniveladora pode apresentar e oferecer são garantidos, com a segurança necessária.

Como comprar uma motoniveladora?

Por não se tratar de um patrimônio com um preço tão baixo, opções como consórcios de máquinas agrícolas são alternativas excelentes para a aquisição da sua motoniveladora. Entre os benefícios, estão:

  • ausência de taxa de juros;
  • segurança do fluxo de caixa;
  • possibilidade de descontos com a carta de crédito à vista no ato da contemplação;
  • possibilidade de investimento em maquinários de alta qualidade.

Seja para comprar um trator novo ou usado, seja uma colheitadeira, ou a tão sonhada motoniveladora, o consórcio é uma excelente opção para tal.

Agora que você já sabe o que é motoniveladora, entendeu que é um excelente agregador de qualidade, tempo de serviço, padronização e multifuncionalidade para sua produção no campo ou na cidade. Por se tratar de uma ferramenta abrangente e de uso em diversas ocasiões, há variadas funções que podem ser aproveitadas.

Gostou do conteúdo? Não deixe de ler sobre as vantagens que o consórcio John Deere pode proporcionar para sua operação na fazenda.