O agronegócio, em especial o mercado de produtos agrícolas, cresce a cada ano. Isso é um resultado das necessidades de consumo da sociedade — que está mais diversificada —, e da consolidação de novas tecnologias no campo. Cada vez mais, as possibilidades de atuação dos agricultores são maiores, demandando conhecimentos de gestão rural, especializações complementares e investimentos.

Com a atuação certa, é possível elevar a produção agrícola sem necessariamente ter (ou incorporar) grandes áreas. Técnicas inovadoras de manejo do solo e aquisição de equipamentos de ponta podem potencializar os resultados das lavouras.

Saber como tirar proveito máximo dos terrenos disponíveis é fundamental, principalmente para pequenos produtores que querem ganhar destaque no mercado e conseguir o melhor resultado possível em suas terras.

Veja quatro ações para se destacar no mercado de produtos agrícolas com qualidade garantida.

1. Invista em equipamentos e tecnologia para o campo

A tecnologia tem presença marcada em todas as etapas de cultivo. Existem máquinas automatizadas que percorrem as plantações sem a necessidade de um condutor, sistemas de gestão que administram as demandas da propriedade rural e drones que sobrevoam a lavoura e facilitam o monitoramento das culturas.

Se em um passado recente essas inovações eram exclusivas para grandes produtores que podiam financiá-las, hoje existem alternativas que favorecem o acesso tecnológico para pequenos agricultores. Portanto, vale muito a pena investir nesses equipamentos para melhorar a produção do seu agronegócio.

2. Pratique a rotação de culturas

A rotação de culturas consiste em revezar, de maneira planejada, diversas espécies em determinado espaço de tempo, no mesmo local e na mesma estação do ano. Nesse sentido, as espécies devem ter a mesma finalidade comercial e de recuperação do solo. Assim, é possível evitar o desenvolvimento de pragas graças à rotatividade de espécies.

As vantagens dessa prática são:

  • aumento da produtividade;
  • auxílio do controle de ervas daninhas e doenças;
  • melhoria das especificações biológicas, físicas e químicas do solo;
  • proteção do solo contra ações climáticas.
  • reposição de matéria orgânica.

3. Melhore os recursos de irrigação

O manejo correto da irrigação deve ser feito em áreas que necessitam de melhora na qualidade dos produtos agrícolas. Para isso, monte um projeto para levantar todos os recursos necessários, bem como o mapeamento da lavoura, a rega exigida pela cultura, a canalização de água, a programação da regadura, os aspersores que serão utilizados etc.

O objetivo é deixar o processo otimizado, aproveitando ao máximo o recurso e diminuindo desperdícios.

4. Enxergue sua propriedade rural como uma empresa profissional

Independentemente de você ser um pequeno produtor ou um grande empreendedor do agronegócio, exerça seu trabalho da maneira mais profissional possível. É importante fazer um bom planejamento financeiro, seguir as normas de produção, cumprir a legislação ambiental e tratar sua propriedade rural como uma empresa.

Para isso, invista em formação técnica e em capacidade na área de gestão. Dessa forma, você trabalhará com os pés no chão, tomando decisões estratégicas no tempo certo e reagindo aos imprevistos com eficiência.

Para se destacar no mercado de produtos agrícolas, basta seguir as dicas mencionadas acima. Com elas, você aumenta as chances de lucrar e melhorar a previsibilidade entre as safras. Conhecimento técnico e investimentos em maquinários agrícolas e tecnologias são a chave para o sucesso na lavoura.

O que achou do conteúdo? Aproveite o gancho da leitura e entenda como montar um plano de negócios para sua propriedade rural.