Não é novidade que o agronegócio tem um papel importantíssimo na prosperidade da economia brasileira. Em 2019, por exemplo, o setor foi responsável por 21,4% de toda a geração de riquezas no país, segundo dados da CNA. Nesse cenário, não é fácil se tornar um produtor rural de sucesso, mas há muitas oportunidades de expansão.

Afinal, estamos falando de um setor que só tende a crescer, com a demanda mundial por alimentos aumentando ao longo das décadas. Portanto, a pergunta que todos queremos responder é: como se preparar para o futuro e garantir o melhor desempenho das lavouras? Como avançar na produtividade? É isso que queremos responder nesse texto. Confira.

1. Dedique-se a melhorar a gestão

Um produtor rural de sucesso tem em mente que a propriedade agrícola é uma empresa. O conhecimento técnico sobre a lavoura e o tipo de cultura são importantes, mas sem capacidade de gestão é impossível fazer o negócio prosperar. Quando falamos em gestão, estamos nos referindo à capacidade de tomar decisões com base em estratégia.

Quais os planos para a lavoura na próxima safra? Há um cronograma? Que tipo de tecnologia pode nos ajudar a identificar nossas perdas na colheita? Qual a melhor semente? Há novidades no mercado? Os equipamentos que usamos são os mais adequados? Nosso estoque é controlado? Temos uma projeção conservadora e outra otimista do futuro?

O gestor agrícola deve saber responder a essas perguntas, ou pelo menos ter os meios para investigá-las.

2. Use a tecnologia como aliada

Uma das ferramentas para responder às perguntas acima é a tecnologia. Há softwares desenvolvidos especialmente para o agronegócio, inclusive com preços compatíveis aos orçamentos de pequenos e médios produtores.

A tecnologia avançou muito e hoje já é possível monitorar todo tipo de informação (e informação é a base de uma boa estratégia). Sensores inteligentes podem captar, por exemplo, a saúde da planta, a necessidade de água e o nível de nitrogênio do solo.

Drones podem auxiliar na medição da altura da plantação e na identificação de pragas, entre outras possibilidades.

3. Invista em equipamentos

Sabemos que maquinário agrícola é um investimento alto. No entanto, se colocarmos na ponta do lápis as vantagens de um bom equipamento, é possível que a longo prazo ele traga mais economia do que o uso de maquinário usado, que pode representar desperdícios ou perdas.

Imagine uma colheitadeira que dá defeito todo o mês porque o produtor não quis gastar com a compra e preferiu pegar emprestada ou adquirir usada por um valor bem abaixo do mercado. Não vale a pena correr esse risco.

Além disso, hoje em dia existem muitas possibilidades de adquirir maquinário agrícola de acordo com o perfil financeiro do agricultor. Modalidades como o consórcio, por exemplo, são comuns no país, e a própria John Deere tem sua modalidade de consórcios no Brasil, facilitando a compra de grandes equipamentos de forma econômica e planejada.

A verdade é que para ser um produtor rural de sucesso você precisa estar sempre se aperfeiçoando. Encontrar parceiros sólidos que entendam suas demandas, contar com ajuda da tecnologia de ponta disponível e apostar em boas modalidades de investimento em equipamentos vão assegurar a solidez e eficácia do seu negócio.

Se quiser se aprofundar no assunto, também preparamos este conteúdo com dicas de gestão de práticas agrícolas para você implementar na sua lavoura!