Gerenciar uma frota de veículos pesados pode ser desafiador. A variedade de modelos, as características de cada marca de caminhão, as necessidades do negócio e também dos motoristas são variáveis fundamentais para a gestão de uma transportadora. Por isso, mesmo analistas financeiros com bastante experiência podem ficar em dúvida: afinal, como escolher a marca de caminhão ideal para a empresa?

Neste artigo, elencamos as principais marcas do mercado e os atributos que você deve avaliar nos veículos.

Boa leitura!

Quais são as principais marcas de caminhão no mercado?

Veja algumas das opções mais conhecidas e respeitadas do mercado.

DAF

Eficiência ao extremo e qualidade em cada detalhe são atributos dos caminhões DAF. A marca holandesa, desde 1928 no mercado, é referência no segmento de cavalos mecânicos pesados na Europa. Em sua linha, conta com diversos modelos, entre eles, o DAF CF85 OFF-ROAD, desenvolvido para aplicações severas, como madeira e cana-de-açúcar.

Volvo

Sueca, a Volvo está no mercado brasileiro desde 1979, sendo uma das marcas mais conhecidas do setor. Seus veículos são lembrados por unirem potência a cabines confortáveis, sendo ideais para viagens de longa distância.

Scania

Conhecida pela diversidade de seus modelos, que atendem aos mais diversos tipos de indústria: varejo, manufatura, construção, entre outros. A Scania atende a mercados na Ásia, Europa e Américas. Além disso, o programa de manutenção dos veículos costuma ter bom custo-benefício.

Mercedes-Benz

É uma das líderes no segmento de caminhões pesados, porque une força a agilidade. Conhecida também por atender a diferentes segmentos com sua variedade de linhas e modelos.

FOTON

Desde 2010 no mercado brasileiro, a FOTON usa uma concepção conhecida como Codesign (Sistema Modular de Desenvolvimento), que representa a estratégia de usar a experiência de parceiros como ZF, Cummins, Knorr, Dana e Maxion. É lembrada por seus veículos comerciais de 3,5 até 10 toneladas.

Como escolher a melhor marca de caminhão para a empresa?

  • avalie a qualidade dos veículos: cheque vidros, estrutura, tecnologia, painel, pneus usados, tipo de caçamba, materiais usados, força, robustez, agilidade, recursos digitais, tamanho e itens de segurança;
  • entenda o custo-benefício de cada marca: alinhe os objetivos da sua empresa com o valor dos caminhões. Pode ser que, por conta das condições da carga, você precise de um veículo mais robusto e, portanto, um pouco mais caro;
  • observe o reconhecimento da marca no mercado: consulte informações em sites especializados e nos próprios sites das empresas. Leia sobre a quantidade de caminhões emplacados por aquela marca, reviews de caminhoneiros em blogs especializados, entre outros;
  • considere a durabilidade dos caminhões da marca: consulte fontes do setor que usam diferentes marcas para saber qual a durabilidade das peças. Ainda, avalie a necessidade de manutenção preventiva.

Ao fazer uma boa escolha da marca de caminhão, você ganha enormes vantagens para sua empresa. A curto prazo, conta bastante a satisfação dos motoristas, sejam eles colaboradores terceirizados ou funcionários diretos.

A longo prazo, a manutenção de um investimento que pode reduzir custos com outras demandas, como a necessidade de trocar peças o tempo todo. Além, é claro, do aumento de produtividade proporcionado pelas tecnologias disponíveis, tipos de caçamba, volumes comportados, entre outras.

Avaliar uma marca de caminhão passa por entender as necessidades do seu negócio. Não são todas as montadoras que vão apresentar os atributos que você busca: o tipo de carga da empresa, a durabilidade necessária, a disponibilidade de peças, entre outros. Por isso, entenda as prioridades do seu negócio e priorize seus investimentos e crescimento a longo prazo.

Agora que você sabe como avaliar as marcas e estabelecer prioridades de acordo com o seu negócio, saiba como fazer a renovação da sua frota de maneira eficiente!