A mecanização dos processos agrícolas trouxe agilidade e maior rentabilidade para as lavouras. Nesse contexto, o produtor rural que deseja se manter competitivo deve pensar em investir em máquinas agrícolas. Há equipamentos disponíveis para todas as etapas do plantio: de arados a semeadoras, máquinas aplicadoras de defensivos a colheitadeiras, a tecnologia se tornou uma aliada do negócio rural.

Apesar disso, muitos produtores ainda se sentem inseguros de investir em maquinário, afinal, é uma aquisição de alto valor. No entanto, hoje já existem opções como os consórcios, interessantes para quem não quer comprometer o fluxo de caixa ou pagar à vista.

Ainda em dúvida se deve fazer esse investimento? Confira vantagens de utilizar máquinas agrícolas para tocar sua produção.

Aumento da produtividade

Máquinas agrícolas executam as funções da lavoura de forma mais rápida e precisa, reduzindo falhas e melhorando a produtividade no campo. Uma colheitadeira, por exemplo, diminui os erros nessa etapa da produção, contribuindo para a rentabilidade da área colhida.

Algumas máquinas já contam com tecnologia de precisão que ajuda o produtor a saber, por exemplo, em que fase de crescimento está a planta, evitando que seja colhida antes e mantendo seu processo de desenvolvimento.

Economia de tempo

A economia de tempo está diretamente relacionada à produtividade. Quanto mais eficiente e preciso for o maquinário, menos tempo será gasto em cada etapa do plantio. Isso agiliza os processos e pode auxiliar o produtor em cenários adversos, como, por exemplo, uma mudança de clima com potencial de afetar a produção. Se o produtor se programou e utilizou o maquinário, pode antecipar a colheita sem perder o trabalho.

Redução de custos com a produção

Embora o investimento em máquinas agrícolas seja alto, a longo prazo o valor do bem adquirido tende a ser recompensado pela redução de custos com a produção. O gasto que o produtor teria com a mão de obra, por exemplo, safra após safra, pode ser coberto pelo equipamento.

Além disso, em maquinários de alta precisão há redução de desperdícios no uso de defensivos agrícolas, já que o equipamento tem sensores para identificar exatamente a quantidade de produto necessário na área a ser pulverizada.

Controle de qualidade dos produtos colhidos

A colheita tende a apresentar um índice de qualidade maior com o uso de máquinas agrícolas, já que o equipamento ajuda a manter a integridade da lavoura ao evitar o contato com a terra. Também há aumento da qualidade no armazenamento, quando do uso de silos apropriados para a guarda de grãos.

Como você viu, as máquinas agrícolas aumentam a produtividade, reduzem custos e ainda auxiliam no controle de qualidade da lavoura. O produtor rural que investe em equipamentos só tem a ganhar: com o tempo, o investimento vai ser recompensado pela expansão do negócio.

Pensando nisso, uma das alternativas para adquirir maquinário sem comprometer o capital da produção é optar pelo consórcio da John Deere, um dos mais conhecidos no mercado. Saiba mais e faça uma simulação gratuita.