Os implementos agrícolas consistem em equipamentos acoplados a um sistema de tração que são criados especialmente para ajudar os produtores rurais nas tarefas de manuseio do solo e de lavouras. A escolha do implemento adequado influencia no transporte e evita perdas para os agricultores.

Quer ter uma produção agrícola mais rentável? É importante usar as ferramentas adequadas para obter bons resultados nas plantações.

No post de hoje, você vai conhecer os implementos agrícolas mais utilizados e como escolher os melhores para a lavoura. Boa leitura!

Arado

O arado é usado para a preparação do solo. Suas lâminas de metal facilitam a escavação e corte do solo, possibilitando a remoção de camadas compactadas situadas na superfície. Com isso, a terra fica mais aerada e será melhor aproveitada, estando pronta para receber insumos, como sementes e adubos.

Sem esse implemento agrícola, os produtores rurais teriam que fazer a tarefa de forma manual, o que demandaria muito mais trabalho e gastariam muito tempo.

Subsolador

O subsolador é um equipamento usado para realizar a descompactação e o desendurecimento do solo. Esse implemento é utilizado em terras com superfície dura, em decorrência da própria natureza do solo, pelo transporte de máquinas pesadas e como resultado de processos de preparação do solo em excesso e sem a devida cautela. O equipamento tem a capacidade de alcançar uma boa profundidade.

O subsolador apresenta hastes de 30 cm a 1 metro e que reduzem a resistência do solo para drenagem e introdução de raízes. Esse procedimento evita o encharcamento do solo e permite o escoamento da água pela superfície.

Semeadora

A semeadora é o implemento usado para introduzir as sementes no solo. Esse procedimento é realizado levando em consideração alguns fatores, como a qualidade do solo, o espaçamento entre as sementes, a profundidade e a melhor época para a semeadura. Tudo isso influencia para garantir o sucesso da cultura agrícola.

Esse aparelho também protege a qualidade da semente evitando o seu perecimento. Além disso, ele também realiza tarefas complementares bem importantes, como a adubação do solo. Esse procedimento é feito ao mesmo tempo em que o plantio, possibilitando a fertilização do solo que receberá a semente. Com isso, é formado o cenário ideal para que a lavoura cresça com qualidade.

Roçadeira

A roçadeira ou ceifadeira tem a função de aparar a grama, capim e ervas que costumam crescer nas lavouras e prejudicam as plantações. Esse equipamento conta com cabeçotes e lâminas retas ou curvas, que são integradas aos tratores e facilitam o corte e a limpeza da área do plantio, mesmo em espaços mais estreitos.

O uso de implementos agrícolas facilita o cultivo do solo e propicia um terreno mais fértil e com as condições necessárias para o crescimento das lavouras. A escolha do equipamento ideal para o serviço deve levar em consideração o tipo do solo, a época do plantio e condições particulares do terreno.

Agora que você conhece quais são os implementos agrícolas mais utilizados, conheça 3 erros mais comuns ao comprar implementos agrícolas e aprenda como evitá-los!