Confira ideias de nomes para transportadora e saiba como escolher um

Não é fácil abrir uma empresa. Além dos trâmites burocráticos e processos de gestão, é preciso definir como a marca será chamada. E, para facilitar essa decisão, vale a pena se inspirar com ideias de nomes para transportadora!

Pode até parecer sem importância, mas o nome da empresa diz muito sobre ela e a percepção que o cliente terá da marca. Ou seja: é fundamental se planejar e descobrir as melhores técnicas para definir um nome que se destaque no mercado.

Siga a leitura e aprenda como escolher o nome de uma transportadora, sugestão de nomes tradicionais e criativos e dicas para realizar uma apresentação comercial de sucesso!

Como escolher o nome de uma transportadora?

Para escolher o nome de uma transportadora, é preciso identificar o público-alvo; estudar o mercado de atuação; escolher nomes de fácil memorização; pensar na essência do negócio; simplificar abreviaturas e siglas, caso use-as; fazer pesquisas de mercado ou com pessoas próximas; e usar nomes, apelidos ou sobrenomes, se desejar.

Identifique seu público-alvo

Para quem sua transportadora vai vender seus serviços? Defina o público-alvo e o perfil do cliente ideal para garantir uma linguagem alinhada. Aliás, pense bem caso pretenda colocar um nome em outro idioma. Seu consumidor costuma lidar com outras línguas no dia a dia?

Transportadoras que prestam serviço para multinacionais ou empresas que atuam com exportações e importações estão acostumadas com o inglês, por exemplo. Mas, se a ideia é realizar fretes menores ou mudanças, o ideal é manter um nome em português mesmo.

Estude o mercado de atuação

Não adianta investir tudo na criatividade e fugir das características e tendências do setor de atuação. O nome da transportadora deve seguir seu tipo de operação, facilitando a lembrança da marca pelo público.

Facilite a memorização

Nada de pensar em nomes grandes ou de difícil leitura e pronúncia, ok? Em tamanha concorrência no mercado logístico, o que vale é ser lembrado e ter a marca memorizada. Foque na simplicidade.

Pesquise a existência do nome escolhido

Esse ponto é de extrema importância: confira sempre se o nome desejado é usado por outras empresas e se já estão registrados.

Pense na essência da sua marca

Qual o propósito da transportadora? O que ela quer transmitir ao público? Rapidez? Segurança? Confiança? Reflita sobre a imagem profissional que deseja ter no mercado.

Simplifique abreviaturas e siglas

Há quem goste de misturar nomes e criar abreviaturas ou siglas para uma empresa de transporte. Do mesmo modo ressaltamos: opte por uma estrutura simples, de fácil memorização e pronúncia.

Faça pesquisas

Depois de peneirar alguns nomes, apresente-os a amigos e familiares e peça para voltarem no que mais gostarem ou chamarem sua atenção.

Se for viável financeiramente, uma ideia é contratar uma empresa de pesquisa de mercado para entender características dos clientes e identificar quais nomes são mais impactantes e memorizáveis.

Pense em nomes próprios

Não é uma regra, mas é comum que transportadoras e outros tipos de empresas carreguem o nome dos donos ou o sobrenome da família em sua marca.

Essa é mais uma opção para pensar! Vale nomes, apelidos, sobrenomes ou, quem sabe, um lugar especial e afetivo para todos.

Ideias de nomes para transportadora

Algumas ideias de nomes para transportadora: Agius Mudanças; Frete Express; Carrega Bem; Expresso Transporte; Carga Pesada; Carga Rápida; Transportadora Imperial; Transporte Seguro; Caminhos Alternativos; Gomes Transportes; Atlas Transporte; Transportadora Bravus; Delta Transporte; Eco Transporte; JP Transporte ou Ouro Verde.

E, ainda, essas são outras opções:

  • Dinâmica Transportadora;
  • Acelera;
  • Bravo Transporte de Cargas Pesadas;
  • Qualitá Logística Integrada;
  • Souza Transportes;
  • Nova Era Transporte;
  • Alfa Logística;
  • Águia Express;
  • Global Logística Integrada;
  • Transcargas pesadas.

Nomes criativos para transportadora

Algumas sugestões de nomes criativos para transportadora são: Ligeirinho; Transportadora Papa Léguas; Caminho Ligeiro; Mudança/Frete Leva e Traz; Na Estrada; Lebre Logística; Santa Mudança; Frete Já; Vapt Vupt Transportes; Expresso do Amanhã Transportes Ltda; Delivery Express; Frota Express; Transeguro; Foguete Transporte Ltda e Na Hora Certa.

Leia também: Gestão de frete: as 7 melhores recomendações para ganhar eficiência

Como fazer uma apresentação de uma transportadora?

A apresentação de uma transportadora precisa ter alguns itens: capa com título chamativo; carta de apresentação; serviços prestados; identidade visual que passe uma mensagem alinhada com a empresa; depoimentos de clientes antigos e atuais; dados estatísticos e infográficos; valores detalhados; finalização com agradecimento e informações de contato.

Lembre-se de que a apresentação deve ser adaptada de acordo com o perfil do cliente. Isto é: pesquise sobre o potencial cliente e seu setor de atuação e personalize o documento que será apresentado.

Entenda melhor o que inserir em cada um deles.

Capa

A capa deve ser clean, com poucos elementos. Pense em incluir o nome e logo da sua transportadora e escrever um título chamativo. Ele pode falar sobre um dos benefícios dos serviços, por exemplo: como a (nome da sua empresa) melhora a satisfação do cliente.

Afinal, entregas mais rápidas e bem-feitas para um e-commerce só elevam a reputação da marca e fidelizam o público, que confia na segurança e qualidade da mercadoria.

Carta de apresentação

Apresente sua transportadora de forma criativa, objetiva e sucinta. Evite enrolações ou frases feitas.

Mostre sua experiência, os serviços oferecidos e os diferenciais da empresa, focando nos benefícios gerados aos clientes.

Serviços prestados

Apresente os serviços que foram solicitados ou atendem às necessidades do cliente. Elenque os principais benefícios e quais problemas são resolvidos. Ou seja: gere valor para suas soluções, explicitando os motivos que as pessoas devem contratar você.

Se o cliente já tiver um conhecimento maior sobre o mercado de logística, você pode ainda aprofundar um pouco (mas nem tanto!) nos processos envolvidos para o serviço ser executado, como fluxos operacionais, automação, equipe envolvida etc.

Destaque seus diferenciais, como serviço impecável, agilidade, atendimento eficiente e preço com bom custo-benefício, entre outros.

Identidade visual do documento

A identidade visual da apresentação pode seguir a da sua marca, a do cliente ou, então, mesclar um pouco das duas.

Para facilitar, padronize uma apresentação mais básica com logo, tipografia e cores selecionadas. Assim, o trabalho é facilitado e segue uma padronização que mostra profissionalismo.

Todos os elementos visuais também passam uma mensagem, não se esqueça disso. E, se precisar, conte com a ajuda de um bom designer.

Depoimentos de clientes

Se tiver, inclua depoimentos de clientes antigos e atuais para agregar valor à empresa. Essa técnica faz parte do gatilho de prova social e coloca em prática a teoria de que as pessoas confiam mais nas palavras de outras pessoas/clientes do que em propagandas.

Dados estatísticos

Dados mostram ainda mais autoridade no assunto. Por isso, colete dados sobre o setor de atuação e, claro, sua empresa. Apresente as informações em infográficos simples e objetivos.

Você pode incluir a quantidade de entregas feitas antes do prazo; a taxa de satisfação dos seus clientes; a divisão de segmentos que a transportadora trabalha; métodos e tecnologias utilizadas que aumentaram em X% a produtividade ou a segurança do transporte etc.

Valores detalhados

Após gerar valor para o cliente, é hora de apresentar os preços dos serviços oferecidos. Aqui, mais uma vez, é possível aplicar diversas técnicas para garantir o fechamento do negócio.

Isso inclui: colocar mais de uma opção de serviços com prazos diferenciados e inserir pacotes variados usando a técnica sanduíche, entre muitas outras.

Finalização

Agradeça pela atenção do cliente e mostre-se disponível para tirar dúvidas, incluindo seus dados de contato.

Se você já se inspirou com as ideias de nomes para transportadora e agora precisa montar sua frota, conte com o suporte de um consórcio! Você escolhe um grupo para participar e o valor da sua parcela mensal. Durante a vigência do contrato, pode ser sorteado com a carta de crédito e receber o valor necessário para investir no seu negócio. Saiba como funciona!