Quantas vezes seu veículo passou por problemas com necessidade de manutenção ou você passou a ter problemas com prejuízos causados por trocas de peças constantemente? Se isso tem se tornado constante, pode ser mais interessante adquirir um veículo novo do que insistir em consertos que não estão gerando resultados.

Mas afinal, quando é o momento de comprar um caminhão novo? Acredite, você saberá a hora certa identificando os sinais certos. Confira a seguir alguns pontos que você precisa estar atento. Boa leitura.

1. Altos custos com manutenção

Você precisa levar o caminhão constantemente para o conserto ou as manutenções preventivas estão sendo cada vez mais frequentes? Esse é um primeiro sinal de que o seu caminhão está chegando ao limite e precisa ser trocado.

Isso indica que há um desgaste considerável no equipamento devido a um tempo de uso e, portanto, talvez seja mais vantajoso fazer uma troca definitiva. Esses custos, a longo prazo, podem se tornarem mais caros do que a troca em si.

2. Problemas recorrentes na estrada

Quantas vezes você precisou parar na estrada porque ocorreu algum problema no caminho e, assim, foi preciso acionar ajuda para retornar a viagem? Pois é, isso é um sinal de que as manutenções preventivas ou para resolução de problemas já não conseguem dar conta das demandas do caminhão e talvez seja o momento de uma troca.

3. Baixa performance

O desgaste de diversas peças do caminhão pode fazer com que ele apresente uma redução considerável de performance. E nisso não estamos falando apenas no consumo de combustível. Um exemplo bastante comum e recorrente de problemas de performance, por exemplo, é um tempo de frenagem maior do que você está acostumado.

Com isso, há maiores chances de que você possa se envolver em um acidente no futuro. É possível não só identificar o momento de fazer uma troca, mas prevenir-se de questões que coloquem a sua segurança em risco.

4. Ruídos estranhos

Se há algo que o motorista de caminhão está acostumado é a reconhecer os ruídos que o seu veículo produz. Afinal, muitos problemas podem ser identificados, justamente, por mudanças de sons. Por exemplo, um ruído mais alto do motor pode trazer problemas depois, podendo causar até mesmo uma parada desnecessária para solucionar a questão.

Quando isso começa a ficar muito frequente e não é solucionado de forma definitiva no conserto, também é um outro sinal importante. Assim, você pode antecipar eventuais problemas que podem ser bastante dispendiosos no futuro.

5. Maior consumo de combustível

Muitos problemas recorrentes podem gerar aumento no consumo de combustível do veículo, ainda mais se eles estão agindo de forma concomitante. Por exemplo, pneus desalinhados e desgastes gerados por excesso de peso podem fazer com que o veículo não renda da forma como ocorria antes e, assim, prejudicar até mesmo o transporte de forma financeira.

Por isso, é importante ter sempre o registro do consumo de quantos quilômetros é percorrido por litro, para identificar se está ocorrendo aumento gradual ou não. Com isso, é possível precisar quando é necessário realizar a compra de um caminhão novo.

Saber o momento de comprar um caminhão novo é fundamental para evitar prejuízos a longo prazo. E para fazer a troca, o consórcio pode ser interessante para você.

Nós da Randon podemos ajudá-lo nisso! Faça uma simulação em nosso site e tire suas dúvidas.