Você já deve ter ouvido falar que o consórcio é a melhor maneira de adquirir bens com valores mais elevados, como veículos, caminhões, implementos agrícolas, imóveis e outros. Isso porque ele é uma forma econômica e planejada de aquisição. E para utilizar essa modalidade de compra, é preciso fazer parte de um grupo de consórcio.

Mas, você sabe o que é isso e como ele funciona? A seguir, você entenderá tudo sobre o assunto e, ainda, descobrirá o que avaliar na hora de escolher e o que fazer para entrar em grupos de consórcio. Acompanhe!

O que é um grupo de consórcio?

Antes de falarmos especificamente sobre o grupo de consórcio, vamos entender melhor o que é um consórcio. Trata-se de um autofinanciamento coletivo. Ou seja, é uma modalidade de compra que reúne diversas pessoas que têm o mesmo objetivo. Logo, um grupo de consórcio é o conjunto de pessoas que se reúnem para poupar dinheiro para a compra de um bem.

A ideia é exatamente essa: poupar em grupo para que todos possam adquirir o bem que desejam. Para isso, cada participante contribui mensalmente com determinado valor por um prazo estabelecido em contrato. Até o final desse prazo, todos os membros receberão uma carta de crédito com o valor total para a compra do bem.

E como funciona?

Há empresas especializadas, que são chamadas de administradoras de consórcios. São elas as responsáveis por reunir as pessoas para formar um grupo de consórcio e determinar as opções de planos de consórcio.

O grupo de consórcio funciona da seguinte maneira: a administradora realizará um sorteio todos os meses, no qual um ou mais participantes serão contemplados com a carta de crédito com o valor para adquirir o bem. Além do sorteio, é possível ser contemplado por meio da oferta de lance. Ele nada mais é que a oferta de um valor que corresponde à antecipação de parcelas do consórcio. Geralmente, quem oferta o maior valor é contemplado.

Como entrar em um grupo de consórcio?

Há duas formas de fazer parte de um grupo de consórcio: aderir a um que ainda está em formação ou entrar em um que já está em andamento. A seguir, veja as diferenças.

Em formação

Nessa opção, a administradora ainda está formando o grupo. Ao entrar nessa modalidade, você comprará a cota desde sua formação, isto é, antes mesmo de a primeira assembleia acontecer.

Em andamento

Nesse caso, algumas assembleias já aconteceram e você entrará em um consórcio que já está em funcionamento. Você poderá fazer parte de um grupo de consórcio em andamento de duas maneiras.

Uma delas é comprando uma cota vaga ou de reposição. Para isso, é preciso ir à administradora e adquirir uma cota que ainda não foi vendida ou que ficou disponível pela saída de algum consorciado.

Outra forma é por transferência de cota. Ou seja, você deve procurar diretamente um consorciado interessado em vender sua participação.

Vale lembrar que em qualquer um dos casos é importante entenderjunto à administradora como o processo funciona.

Quantas pessoas fazem parte de um grupo?

É importante ressaltar que a quantidade de participantes dos grupos de consórcio é definida pela própria administradora. Para isso, ela leva em consideração o valor da carta de crédito, a duração do consórcio e o valor do bem a ser adquirido.

Agora que você entendeu como funcionam os grupos de consórcio, não esqueça de pesquisar bem antes de escolher a administradora. Busque por referências e analise a reputação no mercado. Além disso, compare os preços e verifique todas as condições do contrato.

Está a fim de escolher um consórcio compatível com o seu perfil? Então este conteúdo é pra você! Acesse e confira.