A tecnologia transformou o trabalho no campo. Atualmente, as colheitadeiras, semeadeiras, pulverizadores e tratores são modernos e trazem otimização para as atividades. Contudo, é necessário ter conhecimento para comprar implementos agrícolas que serão necessários ao seu negócio.

Essa não é uma decisão que se tome sem planejamento, pois poderá comprometer as finanças e a eficiência da produção. Sendo assim, mostraremos, neste artigo, 3 erros que devem ser evitados para que sua propriedade tenha bons rendimentos.

Saiba a importância de considerar a qualidade na compra de um implemento agrícola

Primeiramente, você deve considerar que a lavoura tem diversas fases, desde o preparo do terreno até a colheita. Logo, há diferentes tipos de implementos agrícolas para serem empregados, visando trazer melhores resultados ao negócio. Diante disso, é preciso conhecer de que forma cada implemento atenderá a sua produção, considerando as condições do terreno, as janelas de plantio e área total.

Por exemplo, caso você necessite preparar o solo, é indicado a aquisição de plainas niveladoras, que vão eliminar os microrrelevos, deixando a terra pronta para novas culturas. Do mesmo modo, os rolos destorroadores quebram os torrões e seguram a umidade do solo com a operação de rolagem. Isso é benéfico para a germinação das sementes.

Por outro lado, se precisar de implementos para o plantio, os abastecedores de plantadeiras e guinchos agrícolas auxiliam nessa fase. O trabalho pode ficar ainda melhor, retirando os restos culturais com as capinadeiras rotativas.

Já para a colheita, as carretas graneleiras fazem o reconhecimento do produto final, auxiliando no desempenho da atividade. Inclusive, fazem o armazenamento temporário dos grãos entre a colheita e o transporte.

Na verdade, não se deve pensar somente na questão de preço, inclusive, ele pode se tornar um fator prejudicial na sua compra, bem como proporcionar ineficiência ao seu negócio. Antes de qualquer situação, considere a necessidade do implemento agrícola, os modelos, as tecnologias e custos.

Veja quais são os 3 principais erros na hora de comprar os implementos agrícolas

Para realizar a compra de implementos agrícolas, deve-se avaliar o tipo e as dificuldades da lavoura, as condições do terreno e o potencial econômico. Além disso, observar os 3 erros que precisam ser evitados para não comprometer as finanças e a produtividade.

1. Não acompanhar os investimentos

Você sempre deve realizar o acompanhamento detalhado dos investimentos empregados. Do contrário, os resultados esperados podem não ser atingidos.

Assim, reúna seus bens em uma planilha ou software específico para monitorar cada etapa do processo, analisando os dados de curto, médio e longo prazo. Dessa maneira, saberá onde é necessário ajustar ou manter os trabalhos.

2. Não fazer um planejamento

Planejamento é a palavra-chave para qualquer negócio, porém, não são todos os empresários que dão a ela a devida importância. Sua ausência é um dos problemas que mais prejudicam o agronegócio. Afinal, tanto a gestão de contas quanto o orçamento têm de ser controlados para garantir a saúde financeira da propriedade.

Quando esse monitoramento não existe, surgem a perda de controle do capital de giro, dos empréstimos e do fluxo de caixa, pois fica difícil ter a previsibilidade financeira causando dificuldades. Entre elas estão a misturas das contas do negócio com as despesas pessoais.

3. Não realizar a manutenção dos equipamentos

Outro equívoco é não fazer as manutenções dos veículos e dos implementos agrícolas preventivamente. Essas ações antecipadas são estratégias de negócio relevantes para reduzir custos. Logo, elas precisam de consertos constantes para manter a qualidade de sua operação, proporcionando produtividade com menores gastos.

Agora, você sabe como evitar os 3 erros ao comprar implementos agrícolas. Sendo assim, reverta esse processo e realize uma boa gestão de sua fazenda, deixando tudo documentado e organizado. Dessa maneira, terá condições de avaliar os dados para tomar decisões quanto ao pagamento dessas máquinas e equipamentos, pois, existem opções de linhas de crédito, como o consórcio, que é bem atrativo.

Se você gostou deste artigo, veja também 3 ótimas ações para reduzir perdas na lavoura!