Drones na agricultura: conheça as vantagens e principais funções

Se você acha que o uso de drones na agricultura faz parte das técnicas agrícolas do futuro, saiba que esses equipamentos já são muito usados. Afinal, oferecem diversas vantagens no monitoramento da propriedade rural e aumento da produtividade, garantindo uma melhor safra.

Não é de hoje que a tecnologia é usada no campo, ocupando uma posição estratégica na chamada agricultura 4.0 ou agricultura de precisão. Ela ajuda a reduzir custos, elevar a capacidade e a assertividade do trabalho e, ainda, garante um fornecimento de dados que são essenciais para uma boa tomada de decisão.

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) registrou até agora mais de 120.000 drones, sendo que cerca de 1.350 são utilizados em operações na agricultura.

Quer fazer parte da nova era, tendo um mapeamento da propriedade e a visão completa da lavoura de forma rápida, precisa e estratégica? Então, leia até o final e confira tudo sobre os drones agrícolas!

O que é drone agrícola?

O drone, chamado de Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), é uma aeronave não tripulada que pode ter finalidade recreativa ou não recreativa. Seu uso na agricultura é considerado não recreativo, afinal, é usado de forma profissional para fornecer imagens de alta qualidade em áreas grandes e/ou de difícil acesso.

O equipamento foi criado para operações militares, porém, devido à praticidade e flexibilidade de uso, ganhou diversas outras funções.

Para que servem os drones na agricultura?

Os drones agrícolas servem, de modo geral, para otimizar as operações de mapeamento da propriedade e o manejo, impactando diretamente a produtividade da lavoura. Ele tem outras funções ainda, como aplicação de fertilizantes, defensivos e sementes, entre outras.

Conheça as principais funções dos drones na agricultura 4.0!

Analisar e mapear a lavoura

O drone possibilita que o produtor rural analise toda a área em tempo real, sem depender apenas de imagens de satélite. Ao acompanhar seu desenvolvimento, é possível monitorar diversos aspectos relativos à propriedade.

Para exemplificar, pode-se detectar presença de doenças e pragas, problemas no plantio, o mau funcionamento da irrigação e as condições das plantas, entre outras ações.

Pulverizar produtos e jogar sementes

O drone pulverizador é uma excelente opção para reduzir custos e tempo na hora de aplicar defensivos, fertilizantes e similares. Ele ajuda a economizar mais produto e evita a perda de plantas por amassamento.

Em paralelo, há o drone semeador, que despeja sementes de forma rápida e precisa, acelerando todo o processo de plantio.

Demarcar área de plantio

Outra função do drone agrícola é a demarcação da área para plantio, escolhendo de forma ágil as melhores opções ao considerar as imagens de alta qualidade.

Acompanhar o desmatamento e incêndio

É possível combater o desmatamento com a possibilidade do drone sobrevoar áreas de difícil acesso e fornecer imagens aéreas precisas para que as ações sejam colocadas em prática.

Caso haja incêndio, o dispositivo pode sobrevoar a região e identificar causas e focos para acelerar seu controle.

Abrir novas estradas

Esses equipamentos também auxiliam a analisar e determinar quais são os melhores locais para abrir estradas na propriedade.

Leia também: Smart farming: saiba o que é, a sua importância e quais são as tecnologias!

Importância do drone na agricultura

A importância do drone na agricultura se dá principalmente pela possibilidade de um monitoramento em tempo real, com redução de custos e tempo. Afinal, não é preciso deslocar a equipe por toda a propriedade para analisá-la e monitorá-la.

Por sinal, ele fornece imagens de altíssima qualidade e com excelente precisão, permitindo uma visão de outros ângulos, o que aumenta a riqueza de dados fornecidos ao produtor.

Fora que a possibilidade de pulverizar produtos e despejar sementes é excelente para tornar todo o trabalho mais produtivo e eficiente.

Benefícios do uso de drone agrícola

Os benefícios do uso de drone agrícola são variados, afinal, eles servem para diversos objetivos, facilitando a gestão da fazenda.

Entre as maiores vantagens de implementar essa tecnologia, citamos:

  • imagens mais detalhadas e precisas;
  • monitoramento mais ágil, podendo ser feito em áreas de difícil acesso;
  • identificação de problemas na plantação com antecedência;
  • pulverização mais precisa de insumos agrícolas;
  • otimização de processos e operações, acompanhando todas as etapas do plantio;
  • aumento da produtividade da safra;
  • tomada de decisões mais rápida e assertiva;
  • redução de custos operacionais.

Tipos de drones agrícolas

Para entender as diversas possibilidades de uso dessa tecnologia, destacamos os tipos de drones agrícolas: asa rotativa, que possui os modelos helicóptero tradicional e multirrotor, os mais usados no mercado; asa fixa, com a aerodinâmica de um avião; e asa híbrida, que oferece asa fixa e rotativa.

Entenda melhor sobre cada um dos três tipos de drones agrícolas!

  • Asa rotativa: seus modelos são helicóptero tradicional, com 1 rotor e 1 hélice, para fazer voo parado e transportar carga; e multirrotor, com dois ou mais rotores e hélices, indicados para decolar e pousar na posição vertical, ocupando pouco espaço para essas operações. Também carregam cargas.
  • Asa fixa: suas asas lembram as de um avião, abertas e com aerodinâmica, sem se movimentar. Tem maior estabilidade e sustentação no voo e é ótimo para mapear grandes áreas, podendo, em um só voo, analisar até 700 hectares.
  • Asa híbrida: possui asa rotativa e fixa e pode mapear grandes áreas, decolar e pousar em qualquer lugar, levar cargas e voar em alta velocidade.

Lembramos que o uso de drones na agricultura é regulamentado pelos órgãos Ministério da Agricultura e ANAC, devendo ser registrados para este fim. Para utilizá-lo em regiões rurais, é preciso que o operador tenha curso para aplicação aeroagrícola remota.

E mais: há diversos registros que precisam ser realizados para drone na agricultura, incluindo nos órgãos: ANAC, Ministério da Agricultura, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Ministério da Defesa.

Gostou de aprender sobre como os drones na agricultura estão revolucionando o trabalho no campo? Saiba também como elevar a produtividade da produção agrícola com o apoio da tecnologia: O que é a agricultura de precisão?