Você sabe como diminuir o valor da parcela do consórcio? Essa é uma excelente modalidade para as pessoas que desejam adquirir um bem de alto valor, como um imóvel ou um veículo, mas não podem arcar com o preço total à vista.

Além de oferecer baixos riscos e proporcionar possibilidades reais de compra, o consórcio conta com a facilidade de poder fazer o pagamento por meio de parcelas, sem necessidade de valor de entrada.

Preparamos este post para ajudá-lo a descobrir se há a possibilidade de reduzir ainda mais o valor da parcela do consórcio. Se você tem interesse pelo tema, continue a leitura e confira os detalhes. Não perca!

É possível diminuir o valor da parcela do consórcio?

Os consórcios preveem o pagamento de parcelas mensais por um período determinado previamente. Elas têm como finalidade acumular valores para que todos os membros do grupo tenham acesso à carta de crédito destinada à compra do bem.

No consórcio, as parcelas podem ser ajustadas conforme o que foi estabelecido em contrato com a Administradora. As correções são necessárias para que o poder de compra da carta de crédito seja mantido.

Se as parcelas não fossem reajustadas para todos os integrantes do grupo, inclusive para as pessoas que já receberam a carta de crédito, os últimos membros sorteados teriam de adquirir um item com um preço abaixo do mercado — o que não seria justo.

Contudo, existem consórcios que oferecem a possibilidade de pagar parcelas reduzidas. Nesse caso, o consorciado conta com a possibilidade de pagar valores mensais menores até que ele seja contemplado ou a qualquer outro momento do consórcio, desde que isso seja combinado antes em contrato. Após esse período, o valor a ser pago ainda é acrescentado às que restam.

No consórcio ainda é possível pagar a parcela reduzida até a contemplação auxiliando assim na organização financeira do consorciado. Além desta alternativa é possível negociar com a Administradora o plano em andamento e optar por um crédito menor, o que vai gerar uma redução nas parcelas do plano. Confira abaixo quando esta redução pode acontecer!

Como diminuir o valor da parcela do consórcio?

Na prática, a única distinção entre consórcios com parcela integral e aqueles com a parcela reduzida é o valor desembolsado todos os meses. No momento da contemplação, todos os integrantes contam com as mesmas condições de participar do sorteio, independentemente do quanto pagam por mês.

No entanto, pagar parcelas baixas no consórcio, pelo menos por um período, permite que o interessado em fazer parte do consórcio tenha um tempo para organizar seu orçamento sem precisar abrir mão do seu sonho.

Além disso, a parcela reduzida faz com que os consórcios sejam opções ainda mais flexíveis, já que se torna possível que até mesmo as pessoas que querem investir em um patrimônio sem gastar muito mensalmente tenham a chance de adquirir o bem.

Mais uma maneira de ter uma menor parcela de consórcio é optando pela empresa que oferece as melhores condições, de acordo com a sua necessidade. Hoje em dia é possível realizar simulações sem compromisso para ajudá-lo no momento da decisão.

Realize uma boa pesquisa para encontrar a parcela reduzida de consórcio que cabe no seu bolso. Nesse momento, não deixe de analisar fatores como o prazo de pagamento e o valor da carta de crédito.

Mais uma estratégia que você pode adotar para reduzir o valor da parcela do consórcio é reduzir o valor da carta de crédito. Para tanto, de acordo com as regras, o consorciado não pode ter sido contemplado.

A estratégia de diminuir o valor da carta de crédito pode ser utilizada por quem deseja adquirir um bem de valor menor, por exemplo. Lembre-se sempre de avaliar sua situação financeira antes de tomar qualquer decisão e de procurar orientação de um especialista, se necessário. O importante é encontrar a melhor solução para suas necessidades e objetivos financeiros.

Quais são as formas de antecipar as parcelas de consórcio?

Antecipar as parcelas do consórcio é uma maneira que o integrante de um grupo tem de adiantar a quitação do contrato por meio do pagamento de duas ou mais simultaneamente.

Trata-se de algo interessante para as pessoas que receberam um valor extra, por exemplo. Também é possível usar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para reduzir o saldo devedor.

Por tanto, é preciso analisar o contrato de seu consórcio, uma vez que é nesse documento que constam as condições sobre a antecipação, como a quantidade de parcelas permitidas e forma de amortização.

É válido ressaltar que a antecipação não concede ao consorciado o direito de ser imediatamente contemplado se ele ainda não tiver recebido a carta de crédito. Contudo, quem paga todas as parcelas fica livre de débitos futuros.

A seguir, vamos apresentar os principais tipos de antecipação de parcelas.

Sequencial direto

Nessa modalidade os pagamentos devem obedecer às datas dos boletos, de acordo com a sequência estabelecida previamente.

Inversa

Nesse caso, o consorciado pode escolher pagar as parcelas da última para a primeira, ou seja, o pagamento é feito por aquela com o prazo mais distante. Aqueles que pagam as parcelas do mês atual e a com vencimento maior conseguem encurtar o prazo de seu plano pela metade do tempo.

Total

Como o nome sugere, essa é a modalidade de quitação das parcelas de modo integral. Se você quer quitar o consórcio e receber a carata de crédito, vale a pena ofertar um lance. E, nos casos em que o consorciado já foi contemplado, a participação no grupo é encerrada.

Quando vale a pena antecipar as parcelas do seu consórcio?

Existem diversos casos em que pode ser vantajoso antecipar as parcelas de um consórcio, por exemplo, quando se recebe algum dinheiro extra. A antecipação ajuda na amortização ou até mesmo a quitação do saldo devedor no consórcio, nos casos em que o consorciado já foi contemplado.

Além disso, a quitação de saldos devedores permite a alteração do contrato, por exemplo, além de proporcionar liberdade do compromisso mensal e flexibilidade no orçamento.

No entanto, para as pessoas que esperam pela contemplação, costuma ser mais vantajoso antecipar as parcelas do consórcio por meio da oferta de lances, uma vez que, ao ofertar um lance, as chances de ser contemplado são aumentadas.

Agora que você já sabe como diminuir o valor da parcela do consórcio, deve ter notado que essa modalidade continua sendo a melhor maneira de planejar e comprar um bem de alto valor, não é mesmo? Afinal, se torna possível a aquisição sem contar com o valor total em mãos e, especialmente, sem que seja necessário arcar com as altas taxas de juros do financiamento — que fazem com que o seu sonho se torne mais próximo de você.

Se você deseja aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre consórcios e ter outras dúvidas acerca do tema esclarecidas, continue a visita em nosso blog. Quer saber mais sobre a carta de crédito? Temos um artigo que explica como ela pode ser usada