Acreditamos que você já sabe que essas são medidas de área, mas conhece qual a diferença entre hectare e alqueire? Elas dizem respeito ao tamanho da propriedade rural, porém, fornecem muito mais do que apenas números.

Afinal, medir a área de terra é fundamental para entender os tipos de cultivos no local, as melhores formas de irrigação e colheita, a delimitação do terreno e o planejamento das atividades e operações realizadas, entre outros aspectos que envolvem o agronegócio.

De acordo com essas medidas, é possível ainda determinar, por exemplo, os tipos de propriedades rurais, como fazendas, sítios e chácaras.

Já adiantamos que determinar algumas dessas medidas não é tarefa fácil: elas podem variar conforme a cada região do país e, por isso, confundir o agricultor em seu cálculo.

Para não cometer esse erro, leia até o final e aprenda os principais pontos do tema!

  • Quanto é um hectare?
  • Quanto é um alqueire?
  • Qual a diferença entre hectare e alqueire?
  • Qual a função do hectare na agricultura?
  • Como calcular a área de terra?

Aproveite!

Quanto é um hectare?

O hectare é a medida padrão mundial para determinar a área de uma terra, ou seja, ela é fixa e nunca muda. Um (1) hectare corresponde a 10 mil metros quadrados (10.000 m²). Em relação a outras medidas, mede 0,01 km² e 100.000.000 cm² (centímetros quadrados).

Conhecido também pela sigla ha, o hectare é usado como medida padrão para propriedades agrícolas no mundo pela Organização Internacional de Metrologia Legal. Já no Brasil, o Inmetro costuma usar o m² como referência, mas também aceita o hectare.

O governo brasileiro e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) também utilizam essa medida como referência para qualquer tamanho de área rural.

O termo hectare é derivado da medida chamada de are, que é proveniente do latim área. Um ha equivale a 100 ares (dam²), por exemplo.

Quanto é um alqueire?

Para saber quanto é um alqueire, é preciso entender como é calculada essa medida na sua região, variando de estado para estado. Por exemplo: um alqueire mineiro equivale a 48.400 m² ou 4,84 ha, enquanto o alqueire paulista corresponde a 24.200 m² ou 2,42 hectares.

E por que essa medida de área de terra é variável? Ela foi criada considerando a quantidade de espaço de plantio necessário para preencher um recipiente, com nome alqueire. Porém, esse recipiente alterava de tamanho em cada local, podendo ter 40 ou 50 litros, por exemplo.

Ao longo dos anos, cada região do país considerou um valor diferente, somando 19 variações de medidas de alqueire. Muitas ainda são usadas, porém, as mais comuns são o alqueire mineiro e o paulista.

Por apresentar essa variação, é sempre necessário checar quantos hectares possui o alqueire de determinada terra. Isso contribui para tornar a análise do local mais precisa.

Qual a diferença entre hectare e alqueire?

A maior diferença entre hectare e alqueire é que o primeiro é uma medida padrão internacional, com valor fixo, correspondendo a 10.000 m². Já o segundo varia de acordo com a região do país, por isso, é preciso sempre checar quantos hectares vale o alqueire de determinado local.

Para entender melhor a diferença entre essas medidas de área de terra, veja alguns exemplos

  • 1 hectare (ha): 10.000 m²;
  • 1 alqueire mineiro e 1 goiano:  4,84 (ha) ou 48.400 m²;
  • 1 alqueire paulista: 2,42 (ha) ou 24.200 m²;
  • 1 alqueire baiano: 9,68 (ha) ou 96.800 m²;
  • 1 alqueire do Rio de Janeiro e 1 do Norte: 2,72 (ha) ou 27.225 m².

Leia também: Dicas sobre agricultura: veja 3 ótimas ações para reduzir perdas!

Qual a função do hectare na agricultura?

Já que o hectare é considerado uma medida padrão internacional, precisamos falar um pouco mais sobre ele. Afinal, além de medir áreas de terra, ele é vital para entender se é possível plantar determinada cultura naquele espaço, o que, por sua vez, influencia o tipo de irrigação utilizado, entre outros aspectos.

O arroz precisa de áreas maiores de plantio, ao passo que a soja e o milho podem ser produzidos em espaços menores.

Aliás, ressaltamos mais uma importância dessa medida de propriedade rural: o cálculo de produtividade da plantação é feito por hectare e não pelo total do espaço.

Por sinal, a agricultura de precisão também precisa do tamanho da área para avaliar a quantidade de insumos em cada hectare.

Como calcular a área de terra? Exemplo prático

A fórmula do cálculo da área da propriedade rural é simples. Basta converter os valores definidos em hectares, ares (corresponde a 100 m²) e centiares (equivale a 1 m²) em metros quadrados (m²).

Veja um exemplo de como calcular a área de terra da sua propriedade: uma fazenda possui 35 hectares (ha), 15 ares (a) e 7 centiares (cen).

A apresentação desses valores é feita da seguinte forma: 35,15,07 ha.

O cálculo é:

  • 35 ha x 10.000m² = 350.000 m²;
  • 15 a x 100m² = 1500 m²;
  • 07 cen x 1m² = 7 m²
  • 350.000 m² + 1500 m² + 7 m² = 351.507 m².

Lembramos que o valor padrão no Brasil é o metro quadrado, contudo, o hectare também é aceito.

Como melhorar a produtividade da sua propriedade rural?

Independentemente dos hectares de sua propriedade e do tipo de cultura e irrigação realizadas, é preciso sempre focar em reduzir custos e elevar o rendimento do plantio.

A ideia é que a produtividade atinja a expectativa de produção por hectare ou chegue perto dela ao máximo.

E como fazer isso? Além de entender qual a diferença entre hectare e alqueire e aprender a calcular cada um deles, é primordial contar com bons equipamentos e máquinas agrícolas.

O consórcio de máquinas agrícolas é uma das maneiras mais planejadas e seguras de adquirir os implementos e bens necessários.

Por meio do pagamento mensal de parcelas, que incluem as taxas de administração e fundo de reserva, sem cobrança de taxas de juros, você, agricultor, consegue obter equipamentos mais modernos, sem precisar juntar todo o valor de uma só vez.

Periodicamente, acontecem sorteios que contemplam um ou mais participantes do grupo, tendo a possibilidade de oferecer lances para adiantar o ganho da carta de crédito com o valor do bem desejado.

Ficou curioso e quer entender se o consórcio vale a pena para você? Confira como essa modalidade de autofinanciamento funciona!