Descubra qual a diferença entre reboque e semirreboque e seus tipos!

Se você gosta de caminhão ou trabalha com ele, ouve bastante sobre semirreboque, certo? Afinal, eles participam na categorização dos tipos de veículos pesados. Mas, sabe qual é a diferença entre o reboque e o semirreboque?

Na verdade, são poucos os pontos em comuns entre eles! Para aprender a distinguir esses implementos de transporte de carga, trouxemos este post com tudo o que você precisa saber: o que é reboque, o que é semirreboque, as diferenças entre eles e seus principais tipos.

Leia até o final e veja ainda dicas para escolher o ideal e como comprar um sem impactar sua vida financeira!

O que é um reboque?

O reboque é um veículo independente que é acoplado a outros automóveis, como carros, tratores e caminhões para ser carregado. Ele possui superfície de carga, estrutura de suporte de metal e rodas e pode ser produzido com diversos materiais, como metal, ferro e madeira.

Chamado também de atrelado, ele só pode ser engatado em veículos que conseguem carregar peso extra. Por ter dois ou mais eixos, ele possui bom equilíbrio sozinho e é bastante usado na cidade e no campo, transportando materiais, insumos e animais.

Uma curiosidade é que o reboque pode ser unido ao semirreboque, o que acontece nas usinas de cana-de-açúcar e fazendas.

O reboque pode receber alguns acessórios, como estepe, lanternas, para-choque, para-lama, setas, sinalização de freios, faixas sinalizadoras etc.

O que é um semirreboque?

O semirreboque é um veículo de carga independente que precisa de outro automóvel para ser movimentado. Ele só pode ser acoplado a um caminhão com cavalo mecânico e é ideal para transporte de cargas pesadas. Por ter três eixos, ele não se sustenta e se equilibra sozinho.

A tração dele pode ser feita apenas por um caminhão trator, sendo acoplado por engates tipo B, que conectam o pino ao prato de encaixe do veículo.

Qual a diferença entre reboque e semirreboque?

As diferenças entre reboque e semirreboque são: o reboque se equilibra sozinho e é engatado a diversos veículos. Já o semirreboque tem três eixos e não mantém sua sustentação, precisando se apoiar em um caminhão trator. O reboque carrega cargas mais leve, enquanto o semirreboque aguenta as mais pesadas.

O reboque é ainda retirado muito mais facilmente, apenas desfazendo o engate. Já o semirreboque precisa ser desacoplado do caminhão, o que dá muito mais trabalho. Além do fato de não ficar em pé sem apoio.

Outra diferença que ressaltamos é a maior capacidade de locomoção do reboque e menor impacto à carga transportada.

Saiba mais: Aprenda agora como montar um negócio de transporte rodoviário de carga!

Quais são os tipos de semirreboque?

Os principais tipos de semirreboque são: aberto, basculante, cegonha, fechado, tanque, frigorífico, porta-contêineres, zorra, entre outros. Eles se diferem, principalmente, pelo formato e o tipo de carga transportada. Alguns são ideais para cargas a granel e, outros, para comidas e bebidas, por exemplo.

Entenda melhor quais são os tipos de semirreboque mais encontrados no mercado.

Aberto

O tipo aberto é muito usado para cargas que não precisam de proteção contra o sol, a chuva e o vento. Eles são muito comuns e transportam diversos tipos de produtos.

Fechado

Ao contrário do aberto, ele transporta cargas que precisam de proteção contra o clima e fatores ligados ao deslocamento.

Basculante

Utilizado para transporte de cargas a granel que precisam ser lançadas dentro de compartimentos ou locais específicos, como areia, soja, café, milho, trigo, feijão, arroz, minerais como ferro, entre outros.

Cegonha

Com certeza esse também é um dos semirreboques mais conhecidos, usados para transportar outros veículos. Pode ter um ou dois andares (simples ou duplo).

Frigorífico

Como o próprio nome já indica, esse tipo carrega produtos e insumos que precisam ter controle de temperatura adequado para não estragarem, como alimentos perecíveis e congelados, como carnes, frutas, legumes, queijos, gelo e alguns medicamentos.

Tanque

Esse modelo é usado para transportar cargas líquidas variadas a granel, como água (caminhão-pipa), combustíveis em geral, óleos etc.

Porta-contêineres

Esse tipo é desenvolvido especialmente para transportar contêineres, que podem estar cheios ou vazios.

Zorra

Pode até parecer estranho esse nome, mas ele representa a categoria de semirreboques para carregar veículos pesados, como tratores, peças de avião, peças industriais e tanques.

Continue aprendendo: Conheça os principais tipos de carretas de transporte de carga

Reboque e semirreboque: qual o melhor?

A resposta é depende. Cada veículo possui uma finalidade e limitações. O reboque não suporta cargas muito pesadas, já o semirreboque foi criado para isso. Para determinar o modelo ideal, é preciso entender quais cargas serão transportadas. Outro ponto é que o semirreboque só pode ser usado em caminhões.

Logo, é necessário avaliar suas necessidades atuais e futuras para ver qual investimento realizar. Uma dica é se você é produtor rural e, por enquanto, não precisa transportar volumes e pesos altos, pode começar usando um reboque acoplado na caminhonete, no carro ou até no trator.

E, ao mesmo tempo, conforme sua produção for aumentando, invista em um caminhão com semirreboque de qualidade. Uma ótima forma de se planejar financeiramente a longo prazo é participar de um consórcio de implementos rodoviários e/ou de veículos pesados.

Como adquirir um semirreboque?

A melhor forma de adquirir um semirreboque é por meio das diversas modalidades de crédito, afinal, o valor é mais alto. Uma das opções é participar de um consórcio, que possibilita a compra de um bem de alta qualidade a longo prazo.

Basta entender suas necessidades e escolher o melhor plano, determinando o quanto pode investir por mês e por quanto tempo. Durante a vigência do plano, você é contemplado com a carta de crédito, que possibilita a compra à vista do semirreboque desejado.

O que é ótimo para aumentar o seu poder de negociação e, quem sabe, conseguir algum desconto, certo?

Além disso, o consórcio não cobra taxa de juros, apenas taxas de administração para remunerar os funcionários da administradora responsável pela gestão do fundo coletivo.

Ficou curioso? Que tal realizar uma simulação do consórcio Randon e ficar mais próximo da aquisição do seu reboque ou semirreboque? Acesse agora mesmo clicando aqui.