Sabemos que uma entrega de caminhão tem custos inevitáveis: combustível, alimentação, entre outros. No entanto, algumas boas práticas podem ajudar a reduzir essas despesas.

A maioria das nossas dicas para o caminhoneiro economizar na estrada está diretamente relacionada a uma direção consciente, que prioriza a manutenção do veículo a longo prazo.

Vale ressaltar que a vida financeira saudável pode ser conquistada em qualquer profissão, e na de caminhoneiro não é diferente. Com a adoção de alguns hábitos muito simples, é possível reduzir custos e ainda preservar as condições de funcionamento do seu caminhão.

Conheça 5 sugestões abaixo. Boa leitura!

1. Ficar de olho na velocidade do caminhão

Uma forma simples de controlar a quantidade de combustível gasto é ficar de olho na velocidade média atingida. Claro que esse valor vai depender do porte do veículo, do peso da carga transportada e das condições da estrada.

No entanto, pode se ter uma ideia. Geralmente, veículos de grande porte rodam a uma velocidade entre 40 km/h e 70 km/h. Veículos mais leves podem alcançar velocidades um pouco mais altas. Quando você ultrapassa a velocidade média, seu veículo puxa mais o motor, aumentando o consumo de combustível.

2. Calibrar os pneus antes da viagem

Outra dica muito simples, mas fundamental. Calibrar os pneus garante que você não vai rodar com eles murchos, o que, além de perigoso, consome mais combustível.

É como se o pneu tivesse que fazer mais força para continuar trabalhando, e para isso precisa de mais energia, isto é, de combustível. Evite esse gasto extra calibrando sempre antes de qualquer frete, mesmo os rápidos.

3. Planejar a rota antes de sair

Planejar a viagem permite que o caminhoneiro evite problemas que aumentam seus custos. Imagine rodar em uma estrada que não tem passagem para veículos de grande porte e descobrir isso só na hora? Provavelmente você terá que voltar, consumindo mais combustível.

Além disso, é fundamental dar preferência a estradas já conhecidas, pois os riscos de roubo de carga são menores. Evite estradas com pouco movimento, especialmente durante os turnos da noite e madrugada.

4. Pesquisar antes de abastecer

Essa dica está atrelada à primeira. Com os preços dos combustíveis aumentando, pesquisar valores cobrados pelos postos pode dar uma boa diferença no custo de viagem. Planeje sua rota para passar nos melhores postos no momento ou próximo de abastecer, a fim de otimizar seu tempo.

5. Respeitar o limite de carga, sempre conforme a montadora

A montadora estabelece um limite de carga com base em cálculos de projeções para fazer o veículo durar o maior tempo possível com as peças originais e em segurança.

Quando o esse limite de carga é ultrapassado, isso gera um maior desgaste nas peças, além de apresentar altos riscos para a direção. Portanto, respeitar o limite de carga é fundamental para evitar acidentes e gastos.

Com a adoção dessas práticas, é provável que você não só reduza seus custos, como também viaje com mais segurança. O objetivo é sempre aliar seus prazos de entrega com uma direção defensiva e a otimização de recursos financeiros.

E você, como reduz suas despesas em uma entrega? Gostou das nossas dicas para o caminhoneiro economizar na estrada? Curta nossa página no Facebook para saber mais!