Se você quer comprar uma carreta para começar a trabalhar como autônomo, ou se já trabalha, mas quer um caminhão melhor para transportar cargas que tragam um retorno maior, sabe que esse é um investimento grande. Aliás, muitos motoristas adiam esse plano por acharem que é algo difícil de conquistar.

Pensando nisso, montamos um passo a passo para você organizar sua vida financeira. Com o nosso guia você conseguirá comprar uma carreta antes mesmo do que você imagina e sem prejudicar seu orçamento. Acompanhe e anote as 4 dicas!

1. Entenda como estão suas finanças

Muitas vezes não temos uma boa noção de como estão nossas finanças, principalmente o montante total de nossas contas. Por esse motivo, o primeiro passo para elaborar um planejamento financeiro é elaborar uma planilha. Nela, anote todas as suas receitas e liste todos os seus gastos.

Essa é a parte mais demorada, mas acredite: é a base para todas as etapas seguintes. Então, faça com muita atenção e anote até os menores dos gastos. O ideal é separar suas despesas em fixas (como aluguel, contas de água, luz, telefone, manutenção do caminhão, entre outras) e variáveis (refeições fora, lazer etc).

2. Corte gastos desnecessários

Assim que sua planilha estiver preenchida, analise com atenção as suas despesas e avalie quais podem ser diminuídas ou, até mesmo, cortadas. Saiba que sempre há como economizar. O banho demorado, luzes acesas em ambientes onde não há ninguém e eletrodomésticos ligados na tomada são apenas alguns exemplos do que faz a conta de energia elétrica aumentar.

Outro exemplo clássico é o da conta de telefone. Você realmente utiliza todos os benefícios do plano atual, ou um mais barato seria o suficiente para atender às suas necessidades? Faça esses questionamentos com cada gasto e você verá que pode diminuir bastante as suas despesas.

3. Tenha metas

O seu objetivo é comprar uma carreta, certo? Para isso, é preciso traçar pequenas metas ao longo do caminho. Então, pesquise qual é o modelo que atende melhor ao seu perfil e ao que você tem em mente. Em seguida, procure saber o preço e as condições de pagamento. Uma excelente opção para adquirir um caminhão é por meio de consórcio.

Isso porque não é preciso dar uma entrada, e o valor do bem é dividido pelo número de parcelas escolhidas no momento da contratação. Além disso, não há juros. No consórcio é cobrada uma taxa de administração que é um percentual fixo da carta de crédito, o qual é diluído ao longo do plano contratado.

Faça uma simulação e analise o valor mensal a ser pago. Em seguida, compare com sua planilha e veja se o valor já se encaixa ou se ainda é preciso fazer alguns ajustes em seus gastos.

4. Mantenha seu planejamento financeiro

Além de elaborar a planilha, é fundamental mantê-la sempre atualizada e acompanhá-la com frequência. Sendo assim, tenha disciplina e adquira o hábito de anotar os gastos sempre que eles ocorrem.

Isso permitirá que você saiba exatamente como estão suas finanças, o que evitará surpresas desagradáveis em seu orçamento. Dessa forma, você também conseguirá identificar se os resultados são os esperados ou se é preciso fazer ajustes para alcançar as metas.

Comprar uma carreta é um investimento que trará lucros melhores para você. E com um bom planejamento financeiro você conseguirá organizar suas economias para dar mais esse passo de forma tranquila. Então, siga nosso passo a passo e conquiste seus objetivos o quanto antes.

Quer saber como o consórcio pode ajudar você no seu planejamento financeiro para a aquisição da sua carreta? Faça uma simulação e descubra!