Muitos caminhoneiros amam estar sempre em viagem pelas estradas do país. Há mesmo muitas coisas prazerosas no que diz respeito a essa profissão tradicional, ainda que muito pouco valorizada no Brasil.

A vida de caminhoneiro pode ter muitas questões bonitas e empolgantes, mas também, ter uma série de desafios! Neste post, trouxemos um pouco desses dois pontos de vista para discutirmos juntos. Saiba mais, a seguir.

Prazeres da vida de caminhoneiro

Muitos caminhoneiros sempre relatam o quanto são apaixonados pelo que fazem e, realmente, não se imaginam fazendo outra coisa, mesmo diante de todos os desafios. Isso ocorre, principalmente, porque essa profissão traz uma série de oportunidades interessantes, como:

  • poder viajar e conhecer lugares do país que são desconhecidos para muitas pessoas;
  • vivenciar outras realidades e culturas no seu dia a dia;
  • conhecer pessoas novas e criar novas amizades.

A comunidade de caminhoneiros é muito fortalecida. Mesmo que, em um primeiro momento, pareça uma atividade muito solitária durante as viagens, as trocas de experiências e o apoio oferecido aos outros colegas auxilia muito nessa trajetória.

Desafios nas estradas brasileiras

Mas nem tudo são flores, não é mesmo? Afinal, a vida de caminhoneiro é permeada por muitos desafios que podem tornar esse caminho um pouco mais tortuoso. Alguns dos principais existentes são:

  • distância da família, já que muitos passam a maior parte do tempo na estrada, podendo perder momentos importantes das pessoas que amam. Muitos se sentem culpados por não estar presentes em dias essenciais, como apresentação dos filhos no colégio, aniversários, entre outros;
  • falta de estrutura para que as atividades sejam feitas de forma adequada que pode, muitas vezes, colocar em risco a segurança do condutor no dia a dia;
  • estrutura muito deficitária das rodovias, gerando uma série de riscos de acidentes e quebra do caminhão, o que torna a atividade mais insegura;
  • insegurança, principalmente, pelo alto índice de problemas, como furtos e roubos, ocorridos nas estradas;
  • ocorrência de problemas de saúde mental em muitos condutores, diante desses desafios, como crises de ansiedade, síndrome do pânico e depressão.

Como superar os desafios da vida de caminhoneiro

São muitas situações desafiadoras, não é mesmo? Contudo, isso não significa que elas não possam ser superadas ou minimizadas. Hoje em dia, as tecnologias são as principais aliadas dos caminhoneiros para aliviar boa parte das questões que listamos acima.

Por exemplo, com a internet móvel melhorando cada vez mais, e os aplicativos de videochamada, você pode acompanhar momentos importantes da sua família no dia a dia e, assim, estar próximo de quem ama, mesmo a distância. Isso ajuda, também, a se manter em contato com outros colegas de trabalho.

Isso é muito importante para oferecer todo o apoio em situações delicadas. Imagine que um profissional tenha passado por uma situação de furto ou roubo. Nesse caso, ele pode indicar para os colegas que determinada rota é insegura e, portanto, sinalizar para que tomem cuidado.

Além disso, pode-se investir em veículos tecnológicos. Os sensores presentes neles auxiliam em conduções mais seguras, minimizando os riscos de acidente no dia a dia. Com isso, você pode ficar tranquilo para poder chegar em casa e curtir as pessoas que ama.

Apesar de ser, ainda, um trabalho pouco valorizado, atuar como motorista de caminhão pode trazer experiências incríveis para sua rotina. Por isso, não desanime! Supere esses desafios, conte com os colegas e siga em sua trajetória na vida de caminhoneiro.

O que achou deste artigo? Se gostou, aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais, para que possa chegar a mais colegas de profissão que passam pelos mesmos desafios que você.