Todo veículo passa por um processo natural de desgaste em virtude do tempo. Quando se trata de meios de transporte de grande porte, que se deslocam por estradas e viagens de longa duração, é importante ter ainda mais atenção. Afinal, rodar pelo país pode ser um verdadeiro desafio para os motoristas.

É aí que surge a importância de ter bons cuidados com o caminhão, como a realização de limpeza e manutenção frequente. Trata-se de uma verdadeira necessidade do veículo, para evitar o surgimento de problemas ou corrigir os já existentes, além de trazer mais economia de combustível e garantir a segurança do caminhoneiro e dos passageiros, reduzindo o risco de acidentes.

Quer saber mais detalhes? Neste post, listamos os 5 principais cuidados necessários com o caminhão, para que ele se mantenha em ótimo estado e possa rodar pelas estradas com segurança.

Boa leitura!

1. Use combustível de qualidade

Abastecer o caminhão com combustível de qualidade duvidosa reduz a vida útil do motor e prejudica o veículo, desencadeando vários problemas, como maior consumo, diminuição da potência do motor e entupimento dos bicos injetores. Portanto, é importante conhecer o posto de abastecimento, para evitar ser enganado com a compra de combustível adulterado.

2. Dê atenção ao alinhamento e ao balanceamento

As estradas e as rodovias brasileiras costumam apresentar trechos de baixa qualidade, com um número acentuado de fissuras, buracos e ondulações. Tudo isso causa o desalinhamento e o desbalanceamento, fazendo com que, na primeira situação, o veículo perca o seu eixo e não consiga se movimentar em linha reta. No segundo caso, a roda trepida quando o caminhão atinge velocidades maiores, desgastando peças importantes, como os pneus.

3. Fazer a manutenção dos freios

O sistema de freios deve passar por um procedimento de revisão constante. Afinal, esse componente traz controle ao veículo e auxilia o caminhoneiro a manter a velocidade adequada na via, reduzindo os riscos de acidentes.

4. Cheque o óleo do motor

O óleo ajuda a conservar o motor e reduzir o desgaste dos componentes do veículo. Essa substância ainda tem o papel de lubrificar as peças e reduzir o atrito, arrefecer o sistema e evitar a entrada de gases oriundos da combustão. Nesse sentido, é importante verificar a viscosidade e a quantidade de líquido existente, de modo que ele esteja em condições adequadas de uso. Pode ser necessário fazer a troca do óleo com determinada assiduidade.

5. Calibre os pneus com frequência

A calibragem dos pneus pressupõe a aplicação correta de pressão dentro desses componentes, considerando o tipo, o aro e o tamanho do pneu. Caso o caminhão rode sem a calibragem ideal, há o risco de consumo de 20% a 25% a mais de combustível.

Afinal, a falta de calibragem torna os pneus mais resistentes ao rolamento. Isso significa que, quanto maior for a resistência, o motor terá que fazer mais força para se locomover, demandando maior gasto de combustível. Da mesma forma, pneus murchos reduzem a estabilidade do veículo.

Investir em peças de qualidade e fazer a manutenção são alguns cuidados com o caminhão que vão fazer toda a diferença para prolongar a vida útil do veículo. Além disso, é uma forma de garantir maior segurança para caminhoneiro, passageiros e demais carros que trafegam pela via.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Quer contar a sua experiência? Deixe um comentário abaixo!