Trabalhar com transporte de cargas ou, então, depender de locomoção de mercadorias no dia a dia exige cuidados para conseguir minimizar prejuízos e, assim, garantir maior eficiência. Um dos pontos é ter os melhores veículos para minimizar prejuízos.

Um dos grandes desafios é conseguir ter caminhões mais modernos, trocando aqueles que já apresentam necessidade de manutenções permanentes. Há muitas formas de conseguir viabilizar a troca do seu veículo e uma delas é o consórcio.

Você conhece essa possibilidade? Quer saber se o consórcio vale a pena? Aproveite e tire suas dúvidas sobre o tema.

O que é um consórcio?

O consórcio é uma forma de aquisição na qual diversas pessoas formam um grupo com interesse em um mesmo produto e se juntam para viabilizar a compra para todos. Assim, cada um paga sua parcela, de acordo com o valor do bem, formando uma espécie de poupança conjunta. É a partir dessa poupança que as contemplações das cartas de crédito acontecem. Ao longo do período de vigência, além de poder ser contemplado por sorteio, os participantes podem ofertar lances (que são uma espécia de antecipação de parcelas). Assim, você aumenta suas chances de ser contemplado e adquirir seu bem antes do previsto.

Quais as vantagens de um consórcio?

Afinal, contar com um consórcio é, de fato, vantajoso? Veja alguns dos benefícios a seguir:

Ausência de juros sobre o parcelamento do valor. O que existe é a taxa de administração, que é um percentual fixo sobre a carta de crédito que tem o valor diluído ao longo do prazo de pagamento do plano.

É possível antecipar a obtenção do bem por meio dos lances. Ou seja, pode aproveitar um momento, como a chegada do 13º, para ter uma oportunidade de buscar ganhar o leilão de lances.

Você não precisa dar um valor de entrada, ou seja, o valor para a aquisição do bem é parcelado integralmente.

Quais as principais dúvidas sobre um consórcio?

Se você ainda tem dúvidas se vale a pena ou não optar por um consórcio, respondemos para você abaixo as principais questões:

Eu consigo antecipar a obtenção do bem?

Sim. Só que, para isso, é importante se planejar, para aumentar suas chances. Quando você consegue ofertar um lance maior que outras pessoas no grupo, é possível ser contemplado e ter acesso ao bem antes do fim do grupo. Por exemplo, fazer lances fora dos meses nos quais há pagamento de benefícios (13º salário e proximidade com férias escolares) permite ter maiores chances de sucessos. Fique atento a isso.

Eu preciso continuar a pagar, mesmo após ter sido contemplado?

Sim. Mesmo que você seja contemplado por sorteio ou por lance, precisa continuar pagando o consórcio até o fim da vigência do contrato. Além disso, o valor da sua parcela será utilizado para a contemplação dos demais participantes do grupo.

É preciso aprovação de crédito?

Sim. Nos consórcios também existe o processo de liberação do crédito quando o cliente é contemplado. Por isso é importante avaliar bem suas condições antes de entrar em um grupo de consórcio. Vale lembrar que você pode buscar o auxílio da administradora do consórcio para encontrar soluções caso esteja com alguma dificuldade.

Como você pode ver, aderir a um consórcio vale a pena e, portanto, pode viabilizar a troca do seu veículo com o melhor custo-benefício. Para isso, também é importante ter uma administradora de qualidade, que ofereça um bom serviço. A Randon Consórcios pode auxiliá-lo nisso!

Quer saber mais sobre o funcionamento de consórcio? Leia nosso artigo e tire outras dúvidas sobre esse tema tão importante.