O consórcio para caminhão usado é uma excelente opção para quem quer trabalhar como autônomo ou para empresas que desejam renovar a frota. Afinal, trata-se de um bem de alto valor e, por isso, não é fácil dispor do valor total para comprar à vista. Do mesmo modo, nem todas as pessoas têm o valor requisitado para dar como entrada em uma compra parcelada.

O consórcio é um investimento fácil, seguro e econômico. Sendo assim, é a forma mais vantajosa em comparação a outras modalidades de compra de veículos pesados.

Ficou interessado? Então, acompanhe o post e entenda como funciona esse tipo de consórcio, quais são suas vantagens e como comprar um caminhão seminovo de um jeito prático e com menos burocracia.

Afinal, o que é um consórcio para caminhão usado?

O consórcio é uma espécie de poupança coletiva formada por um grupo que tem um objetivo em comum. Nesse caso, é a compra de um caminhão seminovo. Então, cada integrante contribui mensalmente com determinado valor e a cada mês um ou mais membros são sorteados e tem acesso à uma carta de crédito com o valor total da compra.

Para isso, é preciso que a pessoa interessada procure uma administradora de consórcios. Essa empresa ficará responsável por:

  • determinar o valor da carta de crédito;
  • definir o valor das parcelas mensais;
  • elaborar os contratos dos participantes;
  • reunir um determinado número de membros do consórcio;
  • administrar essa poupança coletiva;
  • agendar e realizar as assembleias para os sorteios e disputas de lances.

Mas, como funciona esse tipo de consórcio?

Para participar de um consórcio, é fundamental encontrar uma administradora de confiança e procurar um plano disponível que atenda aos seus objetivos. No caso de um caminhão, não há planos diferentes para novos ou usados. Isso porque, ao ser contemplado, você terá acesso ao valor da carta de crédito para comprar um veículo pesado, não importa se é novo ou seminovo. Cabe a você escolher a melhor opção com o valor disponibilizado, desde que esteja de acordo com o contrato de adesão.

Ao fazer parte de um consórcio, cada participante é identificado por um número, chamado de cota. Há duas maneiras de ser contemplado e receber a carta de crédito. A primeira, como já mencionamos, é por sorteio realizado nas assembleias. A segunda é por meio de lances. Ou seja, os participantes podem fazer uma oferta de valor. Geralmente, o maior lance ganha a disputa e é contemplado com a carta de crédito. É importante lembrar que o valor ofertado só é pago caso seja o lance vencedor.

Como escolher o melhor consórcio para caminhão usado?

Agora que você já sabe como funciona o consórcio para adquirir um caminhão seminovo, é preciso entender como escolher a melhor administradora. A seguir, confira os pontos que você deve observar para encontrar a melhor opção:

  • verifique se a administradora tem autorização do Banco Central para realizar esse tipo de serviço e se é associada à ABAC— Associação Brasileira de Administradora de Consórcios;
  • pesquise sobre a reputação da empresa;
  • analise as condições oferecidas;
  • observe as formas e condições de contemplação;
  • entenda como é o atendimento prestado aos clientes;
  • leia com atenção o contrato.

Enfim, o consórcio para caminhão usado é uma opção excelente para renovar ou aumentar sua frota. Ele permite um planejamento financeiro mais eficiente e, ainda, é uma alternativa mais vantajosa, visto que não exige pagamento de entrada e seu custo final é ainda mais atrativo, visto que não cobra juros como ocorre em financiamentos convencionais.

Ficou interessado? Então acesse nosso site e faça uma simulação!