Compra de caminhões: entenda o que deve ser observado!

Pensando na compra de caminhões, mas ainda tem dúvidas sobre como realizar um bom negócio? Então deve ler este artigo que fizemos para você. Pois, primeiramente, é preciso compreender que este é um investimento alto e a decisão tem que ser muito bem analisada.

Logo, é indicado obter todas as principais informações sobre os veículos para saber se está adquirindo um item adequado aos seus negócios. Além dos preços, deverá considerar modelos, tipos de cargas, entre outros fatores. Sendo assim, confira as orientações abaixo. Boa leitura!

Entenda a importância de fazer boas escolhas de caminhões para a frota da empresa

A compra de caminhões diverge conforme os objetivos da organização — por exemplo, sua fase financeira, capacidade de crédito e mercadorias que serão transportadas. Ainda, fatores como distância e tempo das viagens, locais de tráfego, taxas de seguro, entrada e condições de pagamento etc.

Desse modo, é necessário analisar os modelos certos e como eles estarão daqui a alguns anos para realizar seu trabalho. Por isso, faça suposições e indagações para identificar o que é melhor para sua frota realizar os fretes com sucesso e com o menor custo possível. Essas informações vão restringir as características e mostrar quais deles atenderão a suas demandas.

Saiba o que deve ser considerado para a compra de caminhões para a frota

Montar uma frota corporativa não é nada fácil, mesmo que seja somente com poucos veículos. No entanto, precisa haver planejamento para que as parcelas não prejudiquem as finanças do negócio. Por isso, confira as dicas a seguir.

Conheça as melhores marcas de caminhão

Existem várias marcas de caminhões no mercado, como: DAF, Foton, Hyundai, Iveco, Mercedes-Benz, MAN, Scania, Volkswagen e Volvo. Entretanto, cada uma tem suas características. Separamos algumas delas. Veja:

DAF

A DAF faz parte da PACCAR, quarta maior montadora de caminhões do mundo. Ela prima pela tecnologia nas áreas de design, fabricação e suporte ao cliente perante caminhões de primeira linha sendo de portes leve, médio e pesado. Em suas linhas constam o XF, CF, XF105, CF85, CF85 Off-Road.

Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz tem o modelo Accelo 1016 para cargas mais leves, motor de 4,8 litros rende 156 cavalos e 62 kgfm de torque. Aliás, o peso bruto total de 9.600 kg é indicado para o transporte urbano. Suas opções são o menor com 3.100 mm e o maior, com 4.400 mm.

Volkswagen

Continuando na linha leve, o Volkswagen Delivery 8.160 proporciona entre-eixos de 4.300 mm e um motor Cummins de 160 cavalos. Outra opção é o Constellation 24.480, considerado semipesado, tem 16 toneladas de peso bruto total e comprimento máximo de 14 metros. Ainda, um motor MAN 7 litros de 277 cavalos e câmbio manual com 9 marchas ou automático de 6.

Scania

Marca renomada em termos de caminhão, tem como líder a R440 no segmento truck ou pesado. Conta com motor de 13 litros de 440 cavalos, 234,5 kgfm de torque de 1000 a 1300 RPM e transmissão automatizada Opticruise de 14 marchas.

Entenda o tamanho do caminhão

Saber escolher o tamanho do caminhão é essencial segundo as suas necessidades. Dessa maneira, pesquise as diferentes dimensões, suas vantagens e desvantagens. Sobretudo, estude os preços e configurações para encontrar o melhor custo/benefício. Sendo assim, conheça cada um deles:

  • 3/4 ou vuc (veículo urbano de carga);
  • toco (caminhão semipesado);
  • truck;
  • cavalo mecânico;
  • cavalo mecânico simples;
  • cavalo mecânico trucado;
  • conjunto carreta 2 eixos + cavalo mecânico simples;
  • conjunto carreta 3 eixos + cavalo mecânico simples;
  • bitrem ou treminhão;
  • rodotrem.

Compre caminhão conforme o tipo de carga

Para adquirir um veículo desse porte é preciso ter conhecimento da demanda e dos caminhões específicos para as mercadorias. Um exemplo, o veículo deve contar com o resfriamento dos produtos para que os alimentos não estraguem nas cargas frigorificadas. Os itens que vão nelas são perecíveis e devem ficar congelados.

Existem também caminhões de cargas, como:

  • granel líquido e sólido;
  • vivas;
  • indivisíveis e excepcionais de grande porte;
  • secas;
  • perigosas.

É preciso, ainda, se certificar sobre o mercado de atuação, se ele está expandindo e os planos que a empresa tem para o futuro para, assim, decidir quanto à compra de caminhão, principalmente no quesito pagamento, já que o mercado oferece a quitação à vista, o financiamento e o consórcio.

Aproveitando a visita, para facilitar ainda mais a sua vida, continue em nosso blog e aprenda como conseguir os melhores preços de caminhões agora mesmo!