Quem trabalha como motorista de carga autônomo conhece os desafios da profissão. Manter-se competitivo requer investimentos e, às vezes, até mesmo trocar de caminhão acaba sendo necessário. Nessas horas, pode bater aquela dúvida: será que é hora de adquirir outro veículo?

Neste post, vamos ajudá-lo a criar uma estratégia para que a troca do caminhão seja positiva. Elaboramos uma lista com os modelos adequados para cada tipo de transporte e para que você atenda às suas necessidades.

Confira abaixo!

Quais são os caminhões adequados para cada tipo de transporte?

Ao escolher trocar seu veículo, você deve considerar os tipos de transporte. Por exemplo: precisa de um caminhão para transportar uma carga completa ou de complemento? Qual o valor dessa carga? Qual o peso? Então, saiba mais.

Frete com carga complemento x frete com carga completa

Cargas complemento são aquelas que ocupam apenas uma parte do seu compartimento, geralmente usadas pelas empresas para otimizar a logística. Cargas completas preenchem todo o volume da carroceria. Também são consideradas "completas" quando a empresa contratante exige exclusividade no transporte.

Cargas leves x intermediárias x pesadas

  • cargas leves: podem atingir a cubagem máxima do caminhão, porém, não alcançam metade do peso de balança;
  • intermediárias: podem alcançar a cubagem máxima do caminhão, mas não completam o peso total;
  • pesadas: atingem o peso máximo da balança.

Cargas de alto x médio x baixo valor agregado

  • alto: produtos eletrônicos, farmacêuticos, TVs, celulares, roupas de marca;
  • médio: produtos com algum nível de industrialização, mas com valor de mercado um pouco menor, como gêneros alimentícios de alto consumo;
  • baixo: terra, areia, pedras, tijolos.

Como trocar caminhão para atender vários tipos de cargas?

Confira nossas dicas para saber como tomar a melhor decisão.

Entenda suas necessidades

O mais importante é que o novo caminhão seja totalmente útil para o seu cotidiano. A ideia é identificar quais são as qualidades essenciais para que a sua rotina seja facilitada. Você gostaria de ter um compartimento maior? Prefere conforto na cabine? Quer optar por uma máquina robusta que aguente várias horas de estrada? Coloque tudo no papel e priorize seus objetivos.

Decida se o caminhão será novo ou usado

Um veículo novo oferece garantia e, em geral, assistência técnica especializada, pois as peças são originais, isto é, ainda não foram trocadas. Além disso, é a versão atualizada e com melhor desempenho. Um usado ou seminovo, por outro lado, sai mais em conta e pode gerar uma ótima performance por um preço muito mais econômico.

Pesquise os modelos de caminhão para cada carga

Uma vez que você decidiu o foco do seu negócio, afinal, ser autônomo não deixa de ser uma forma de empreendedorismo, pesquise os modelos de caminhão mais adequados ao seu tipo de carga e bolso. As montadoras no Brasil (DAF, Volvo, Scania, Foton, entre outras) contam com diversas linhas adequadas para diferentes bolsos e demandas de uso.

Trocar de caminhão é, sim, uma decisão importante. A boa notícia é que existem soluções no mercado mesmo para quem está com o orçamento apertado. O consórcio, por exemplo, pode ajudá-lo a ampliar ou renovar a sua linha de transporte e investir com economia. São planos para facilitar a compra de caminhões sem juros, sem entrada e de forma planejada.

Pensa em trocar de caminhão? Faça uma simulação gratuita com o valor da parcela que você quer pagar!