Como melhorar o fluxo de caixa da sua empresa? Veja dicas!
Aprender como melhorar o fluxo de caixa é uma tarefa que deve estar no seu checklist. Afinal, gerenciar uma empresa envolve o controle financeiro a fim de garantir que o negócio tenha os recursos necessários para arcar com as despesas e fazer investimentos que impulsionem o crescimento.
Mas o que é o fluxo de caixa? Trata-se do ato de controlar todo o dinheiro que entra ou sai do empreendimento. A ideia é monitorar as movimentações financeiras para não perder um centavo de vista durante a criação do orçamento empresarial.
Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, pois no artigo a seguir explicamos o que é, qual a importância do fluxo de caixa e ainda damos dicas para melhorar o seu.
Vamos lá?
O que é o fluxo de caixa?
O fluxo de caixa consiste no controle das movimentações financeiras do negócio. A prática envolve o registro detalhado de todas as entradas e saídas do caixa (como pagamento a fornecedores e recebimento das vendas). O objetivo é obter uma visão mais clara da saúde financeira em determinado período.
A ferramenta é de grande ajuda no planejamento financeiro. O motivo é que, a partir da análise do fluxo de caixa, você consegue descobrir como andam as finanças do seu negócio (se a situação está “no azul” ou “no vermelho”) e organiza melhor o orçamento empresarial.
Adicionalmente, a prática auxilia na projeção de faturamento (uma vez que permite visualizar os ganhos e despesas futuras). Como resultado, fica mais fácil traçar estratégias de redução de custos ou pensar em novos investimentos.
Aliás, temos um artigo bem completo que ensina o passo a passo (simples) de como fazer fluxo de caixa. Não deixe de conferir!
Qual a importância do fluxo de caixa para uma empresa?
O fluxo de caixa é uma ferramenta importante para qualquer empresa, pois permite que você (como gestor) garanta que o empreendimento tenha recursos financeiros suficientes para arcar com todas as suas obrigações, como pagar colaboradores e fornecedores.
Ressaltamos que o fluxo é um tipo de ferramenta organizacional de controle financeiro. Isto é, você a usa para monitorar o dinheiro disponível no seu empreendimento e, dessa forma, não “perde de vista” nenhum centavo.
Dessa forma, evita pagar multas e juros (por pagamentos em atraso) e ainda assegura uma reserva em caixa para investir em oportunidades de crescimento (como abrir uma nova unidade ou comprar uma máquina para agilizar a produção).
O que pode afetar o fluxo de caixa?
Vários elementos do dia a dia de uma empresa podem afetar o fluxo de caixa (na verdade, tudo que envolve a movimentação de dinheiro exerce algum grau de influência aqui). Posto isto, fique atento a:
- clientes inadimplentes (ou que sempre pagam com atraso);
- estoque retido (como um produto que não tem venda);
- despesas inesperadas (como um conserto de equipamento ou contratação de colaboradores temporários);
- flutuações nas vendas (como crises ou tendências de mercado);
- aumento dos custos operacionais (como nas contas de água e luz).
De qualquer forma, não basta saber o que pode afetar o fluxo de caixa. Você deve fazer uma boa gestão dessa área para, assim, manter a liquidez do seu negócio e garantir que o empreendimento se mantenha capaz de custear suas despesas.
Quer aprender como? Então, siga para o próximo tópico, pois trouxemos dicas práticas de como melhorar o fluxo de caixa da sua empresa!
Como melhorar o fluxo de caixa? 4 dicas práticas
Preparado para descobrir como melhorar o fluxo de caixa? Então, siga as 4 dicas a seguir!
Categorize suas despesas
A primeira dica de como melhorar o fluxo de caixa do negócio é categorizar suas despesas.
Para tanto, identifique os custos fixos (que se repetem todos os meses e, no geral, se mantêm na mesma faixa de valor) e os variáveis (flexíveis que mudam conforme a produção ou vendas).
Essa ação ajuda a visualizar melhor as despesas e, assim, facilita o entendimento dos gastos mensais.
Faça o acompanhamento diário das movimentações financeiras
A segunda dica é acompanhar, diariamente, as movimentações financeiras — em especial, as contas. Até porque, sempre pode surgir, do nada, uma conta “extra”.
Por exemplo, uma máquina quebrou e você precisa do equipamento para manter sua empresa em funcionamento. Logo, deve pagar para consertá-la o mais rápido possível.
Ao mesmo tempo, monitore os ganhos. O ideal é registrar todas as vendas, mesmo aquelas a prazo, para ter uma noção geral do rendimento do negócio.
Mantenha o seu estoque organizado
Lembra que falamos que um estoque parado atrapalha o fluxo de caixa? O motivo é que as mercadorias estagnadas representam um dinheiro que não retorna para o negócio, o que compromete a quantia disponível para pagamento das obrigações.
Por isso, organize seu estoque periodicamente. Confira quais itens estão há mais tempo guardados e quais têm mais “saída”.
Com esses insights em mãos, você pode pensar em estratégias para aumentar as vendas (como promoções) ou investir mais em determinada mercadoria.
Temos um artigo completo que ensina como melhorar o estoque da sua empresa a fim de reduzir os custos. Confira!
Cobre seus clientes (com jeitinho)
Para finalizar, cobre os clientes em atraso ou inadimplentes. No entanto, seja compreensivo ao entrar em contato e tente negociar melhores condições para garantir o pagamento sem perder os consumidores.
Outra dica interessante é dar benefícios para quem pagar à vista, como descontos exclusivos. Desse modo, você tem dinheiro no caixa, sem precisar esperar o prazo de repasse das operações de cartões.
Agora que já sabe como melhorar o fluxo de caixa, é hora de colocar as dicas em prática! Para te ajudar, que tal receber uma ajuda para manter a saúde financeira do seu negócio?
Conte com a Rands em sua jornada. Temos soluções em capital de giro que podem ajudar você a otimizar o seu fluxo de caixa com flexibilidade no pagamento e uma linha de crédito pensada em atender às suas necessidades.