Como investir de forma segura em renda fixa? Dicas práticas!

Quem se planeja para o futuro, sem dúvida, considerou a ideia de iniciar investimentos. Falar sobre educação financeira e como investir de forma segura têm sido assuntos recorrentes nos últimos anos. Não é à toa que o número de investidores cresceu 34% em renda fixa, segundo dados da B3.

Ainda assim, investir pode parecer uma realidade bem distante para muitos. Neste caso, a boa notícia é que existem diversas formas de aplicar recursos, inclusive com investimentos de pouco risco e opções que vão desde as mais acessíveis até as sofisticadas.

Familiarizar-se com essas opções, escolher qual é o investimento mais seguro e o que melhor se adequa às suas metas são os primeiros passos de quem sonha em economizar e dar uma vida confortável para si e sua família.

E se, por acaso, você se sentir inseguro de começar a investir, não se preocupe. É preciso muita pesquisa para entender cada detalhe.

Neste guia, nós explicamos os conceitos básicos do mercado financeiro e dos investimentos. Vamos esclarecer qual é o investimento mais seguro, incluindo como investir em CDB e quanto ele rende. Acompanhe a seguir.

Qual é o investimento mais seguro?

Essa pergunta representa uma grande preocupação para quem está começando a investir. Se você é uma dessas pessoas que quer descobrir qual é o investimento mais seguro, saiba que há várias opções disponíveis e algumas delas se destacam pela segurança e estabilidade.

Abaixo, destacamos algumas opções que são consideradas entre as mais seguras.

Porém, é importante ressaltar que, embora essas alternativas ofereçam mais segurança, todo investimento envolve algum nível de risco.

Entre as premissas de como investir de forma segura, lembre-se de fazer uma reserva de emergência, diversificar a carteira e compreender os detalhes de cada modalidade. Esses são alguns dos passos essenciais para uma estratégia de investimento bem-sucedida.

Vale lembrar também que, antes de tomar qualquer decisão que envolva seu dinheiro, é importante pesquisar sobre o local do investimento e entender o perfil de investidor.

Aproveite para ler! Como administrar meu dinheiro? A resposta está aqui!

Tesouro Direto

Essa é uma opção de investimento que oferece segurança. E isso acontece porque o Tesouro Direto envolve títulos públicos diretamente emitidos pelo governo federal. Os títulos têm diferentes perfis de risco, permitindo ao investidor escolher conforme sua tolerância.

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Outra opção para quem se pergunta qual é o investimento mais seguro é o CDB. Esse título é emitido por bancos e oferece uma remuneração fixa, que pode variar de acordo com o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

O CDB tem mais rentabilidade que a poupança e, quanto mais tempo você deixar o dinheiro investido, maior será o retorno. Esse é um investimento considerado de pouco risco porque existe o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que assegura o investimento até determinado valor, caso haja algum problema com a instituição financeira escolhida.

LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)

Ambas funcionam de forma bem parecida com o CDB. Tratam-se de títulos emitidos por instituições financeiras e que também contam com o Fundo Garantidor de Crédito em determinadas situações.

As vantagens da LCI e LCA são a isenção de Imposto de Renda e as garantias por lastro imobiliário ou do agronegócio.

Em contrapartida, é preciso ficar atento ao prazo de vencimento, uma vez que para a aplicação ser resgatada antes da data estabelecida, é preciso fazer uma negociação no mercado secundário, ou seja, o investidor precisa vender seu título a outro interessado para conseguir reaver o dinheiro.

Portanto, para essas aplicações, reserve apenas o dinheiro que não irá comprometer seu orçamento por um tempo.

Aprenda mais!

Quanto rende o CDB?

Agora que você já sabe algumas opções de como investir de forma segura, vamos nos aprofundar no Certificado de Depósito Bancário? Você deve estar se perguntando: afinal, quanto rende um CDB?

Para ter essa resposta é preciso considerar em qual dos três tipos de CDB você pretende investir: prefixado, pós-fixado e híbrido.

Cada um deles tem a sua regra em relação à rentabilidade. Vamos explicar a seguir.

Prefixados

No cenário dos CDB prefixados, o valor rende de acordo com uma taxa fixa que é previamente acordada no momento da compra. Ou seja, você saberá quanto seu dinheiro irá render ao longo do período estabelecido.

Por exemplo, se o rendimento for de 10% ao ano, você sabe que o patrimônio irá aumentar em 10% a cada 12 meses em que permanecer investido.

Importante frisar que a garantia do rendimento só é válida para os montantes que permanecerem investidos até o vencimento.

Pós-fixados

Neste caso, a rentabilidade está atrelada ao comportamento de um indexador, frequentemente o CDI, como falamos acima. No pós-fixado, você não consegue prever o valor final, por isso, não é possível estabelecer quanto rende o CDB desse tipo.

Porém, essa modalidade é uma boa opção para quem quer liquidez diária, ou seja, para o investidor que quer a flexibilidade de poder retirar o dinheiro a qualquer momento.

Vamos ver um exemplo? Em um CDB que renda 110% do CDI, a rentabilidade do título será igual a 110% do valor que o CDI apresentar no período em que o seu dinheiro permanecer investido.

Híbridos

Por fim, para saber quanto rende esse CDB, é preciso considerar o desempenho de uma taxa fixa, além do indicador de referência. O mais comum é utilizar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação do Brasil.

Isso significa que, ao levar o seu CDB híbrido até o vencimento, você tem a certeza de que obterá um rendimento acima da inflação.

Leia também! Veja 4 dicas para alcançar estabilidade financeira sendo autônomo!

Como investir em CDB?

Em poucos passos, é possível entender como investir em um CDB. O primeiro deles é abrir uma conta em uma corretora ou um banco, visto que, para fazer um Certificado de Depósito Bancário, é preciso de um intermediário.

Nisso, o Banco Randon pode te ajudar. Criado para apoiar os segmentos ligados ao setor de transportes e logística, com linhas de crédito de variadas modalidades, hoje, estamos inseridos na transformação digital e empenhados em, cada vez mais, criar soluções customizadas para os clientes.

Quer saber mais e começar a investir? Entre em contato conosco, saiba mais sobre as opções de CDB e invista seu dinheiro de forma segura com o Banco Randon!