O consórcio é uma das formas mais utilizadas por quem deseja comprar um bem, tal como imóvel, veículo, implemento agrícola ou caminhão. Além do sorteio, também é possível ser contemplado no consórcio por meio do lance.

No entanto, poucos entendem como ele funciona e, por esse motivo, perdem uma oportunidade excelente de adquirir seu bem de forma antecipada. Então, se você também quer entender exatamente como funciona o lance nos consórcios, acompanhe este post.

A seguir, você entenderá o que é, quais são os tipos, e o que define um lance como vencedor. Confira!

Afinal, o que é lance no consórcio?

Como você sabe, o consórcio é formado por um grupo de pessoas que pagam mensalmente determinado valor e que têm em comum o objetivo de adquirir um bem. Assim, todos os meses, um ou mais participantes são sorteados e têm acesso à carta de crédito com o valor total para que possam adquiri-lo.

Outra forma de ser contemplado no consórcio é oferecer um valor como lance. O participante que der o lance vencedor será contemplado e terá acesso à carta de crédito no valor total do bem. Essa é uma chance a mais para ter acesso ao crédito, sem precisar depender apenas da sorte.

Como funciona?

Todos os participantes que estejam em dia com o pagamento das parcelas podem ofertar lances. De acordo com a quantidade de membros, o valor disponível no fundo comum, prazo e valor do crédito, a administradora define como serão distribuídas as contemplações via sorteio e via disputa de lances.

É importante lembrar que os lances são ofertados pelos participantes à administradora antes da assembleia. No dia da assembleia, todos eles são verificados e as ofertas contempladas são divulgadas.

Outro ponto que deve ser esclarecido é que apenas o lance vencedor é que deverá ser pago. Ou seja, caso você tenha dado um lance e não tenha sido contemplado, não precisará pagar. Assim, no mês seguinte, você poderá dar um novo lance.

Quais são os tipos de lance de consórcio?

Existem dois tipos de lance, e é preciso observar no contrato as condições e normas de cada um deles. São eles:

  • lance livre — nessa modalidade, os participantes podem oferecer a quantia que desejarem, entre 1% e 100% da carta de crédito. Geralmente será contemplado aquele que oferecer o maior valor;
  • lance fixo — nessa opção, a administradora estipula um percentual para o lance. Vamos usar como exemplo o consórcio de um caminhão no valor de R$200 mil, em que foi estabelecido um lance fixo de 30%. Então, será realizado um sorteio entre todos os que oferecerem esse lance.

Além disso, existem duas formas de pagamento do lance que você também deve conhecer:

  • lance embutido — algumas administradoras disponibilizam essa opção, que permite ao consorciado utilizar parte do valor da carta de crédito como pagamento lance. Essa é uma estratégia interessante para quando você não tem recursos próprios para fazer a oferta;
  • lance com recurso do FGTS — a utilização do saldo do FGTS em consórcios está restrita a imóveis. O participante deverá apresentar um extrato atualizado do seu FGTS e manifestar a intenção de utilizá-lo como lance.

O lance em consórcio é uma ótima chance de antecipar o recebimento da carta de crédito e, como resultado, comprar o seu bem antes do término do prazo, sem precisar contar apenas com a sorte. Então, leia o contrato com atenção e veja qual tipo de lance é o ideal para você aumentar suas chances de contemplação!

Quer saber ainda mais como funciona um consórcio? Então confira o infográfico que preparamos e tire todas as suas dúvidas!