Quem não gostaria de viver viajando pelas estradas, não é mesmo? Esse é o trabalho de um caminhoneiro, que transporta diversos tipos de cargas de uma cidade para outra ou mesmo de um país para outro, é uma importante e fundamental profissão mas requer cuidados constantes para exercer a atividade. Afinal, o caminhoneiro enfrenta inúmeros desafios nas estradas. Sendo assim, vamos saber mais sobre o assunto neste conteúdo.

Como é a vida do caminhoneiro?

O trabalho de caminhoneiro é apaixonante, tanto é que a maioria dos profissionais não pensam em deixar a profissão. Porque eles conhecem diferentes lugares, culturas, comidas, fazem novas amizades e vivenciam aventuras. Como viver fora de casa não é algo fácil, os caminhoneiros têm uma comunidade fortalecida e de muito companheirismo. Sempre estão prontos para ajudar os colegas que precisam.

Além disso, entre carregar as mercadorias de um ponto a outro, o seu trabalho envolve realizar orçamentos, planejar trajetos, paradas, abastecimentos, cargas e descargas, buscar fretes de retorno, para que o caminhão não volte ao local de partida vazio e outros.

Antigamente, eles dependiam de agenciadores para conseguirem fretes, hoje a Internet conta com sites e aplicativos especializados, que facilitam essa procura. Com apenas alguns cliques, você poderá encontrar cargas com preços justos.

Qual é a média salarial de um caminhoneiro?

Na verdade, os valores pela jornada de trabalho do caminhoneiro envolvem vários fatores, como tamanho do caminhão, capacidade, se o caminhão é próprio ou de uma empresa, valor e tipo de carga transportada. Assim, os valores podem partir de R$ 3.000, mas com variações entre os estados brasileiros para uma jornada de 44 horas. Já para quem atua como caminhoneiro autônomo, acima de R$ 7 mil, conforme a quantidade de fretes realizados no mês.

Quais são os tipos de cargas transportadas?

Saiba que há diferentes tipos de cargas a serem transportadas, como a geral, de encomendas, mudança, frigorífica, perigosas, de grande porte, farmacêuticas etc. Por isso, continue a leitura para conhecer algumas delas.

Transporte de carga geral

O transporte de carga geral compreende as mercadorias que não precisam de veículos especiais ou de procedimentos específicos para ficarem armazenadas ou entregues aos seus destinatários. São elas: produtos industrializados, materiais de construção etc.

Transporte de cargas perigosas

Para realizar o transporte das cargas perigosas é preciso conhecer o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que regulamenta a segurança dessa modalidade quanto a manipulação, armazenamento e descarregamento. Logo, os profissionais devem ser capacitados para manuseio e transporte.

Transporte de cargas frigoríficas

Essa categoria necessita de determinados veículos para fazer o carregamento, pois é necessário que o caminhão mantenha temperatura, umidade e ventilação para a boa conservação dos produtos, geralmente perecíveis.

Transporte de cargas de grande porte

Aqui, o caminhoneiro que realiza o transporte de cargas de grande porte, como de equipamentos e maquinários, não pode exceder as normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Visto que há protocolos de segurança severos. Inclusive, ele deve cuidar para fazer o descarregamento correto, para não estragar a carga.

Quais são os portes de caminhão?

Para o motorista fazer uma viagem de caminhão transportando cargas, é imprescindível que ele seja adequado àquele tipo de mercadoria. Dessa maneira, ele muda em sua estrutura, motor (cavalo), rodas de tração e boleia. Além disso, há modelos acoplados a módulos de carga e os semirreboques. Esse último precisa de um cavalo mecânico para segurá-lo e pode ser fechado ou aberto:

  • Baú ou siders: usado para alimentos e bebidas;
  • Frigorífico: usado para transporte de carnes;
  • Tanque: direcionada para o transporte de cargas líquidas;
  • Silo: para grãos, carregado por cima e escoado por baixo;
  • Carroceria aberta: para carga seca;
  • Grade baixa: usada no transporte de diversos tipos de carga;
  • Cegonheiro: para carregar veículos;
  • Gaiola: usada para botijões de gás;
  • Caçamba: entulho e terra;
  • Plataforma: empregada para carregar maquinários.

Há prós e contras de viver na boleia?

Vida de caminhoneiro tem seus desafios e prazeres, assim como qualquer outra profissão. Um dos pontos positivos é a flexibilidade de horário. Outro é que, se for autônomo, o profissional toma as próprias decisões quanto a aceitar um frete, dar seu preço, definir destinos e que tipo de carga transportar. Ainda, todo o dinheiro que entra é dele, não terá que dividir com ninguém.

Entretanto, assim como as receitas, as despesas também ficam por sua conta. Logo, todo tempo ocioso significa ausência de faturamento. Também, por mais que conhecerá lugares e novas pessoas, estará longe da família, terá uma rotina mais estressante devido ao tempo de estrada para entregar a mercadoria no destino e na data combinada.

Como ser um caminhoneiro?

Para quem deseja iniciar no trabalho de caminhoneiro e realizar o transporte de cargas, é relevante conhecer a Lei do Caminhoneiro, ter habilitação de categoria “D” e, conforme o caso, na categoria “E”.

Inclusive, fazer o cadastro na ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), apresentar os certificados exigidos na legislação para realizar a carga e a descarga dos produtos, seguindo as práticas de segurança na estrada:

  • Certificado de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP);
  • Especialização para Condução de Veículos com Cargas Indivisíveis;
  • Curso de Transporte de Cargas Vivas.

Quais as dicas para ser um caminhoneiro de sucesso?

Seu desejo é investir nessa carreira? Então, siga as dicas abaixo para obter sucesso em seu negócio.

Organização e planejamento

Todo processo precisa ser bem planejado, desde a busca da mercadoria até a entrega no destinatário. Para isso, levante os custos minuciosamente, faça o controle de entrada e saída de dinheiro, calcule os imprevistos que podem ocorrer e outros.

Uso de tecnologias

Assim como os caminhões já vêm com diversas tecnologias que informam dados sobre o veículo para segurança e controle da viagem, é necessário que o caminhoneiro utilize aplicativos como: controle de agenda, envio de mensagem, produtividade e cálculo de rotas, para saber exatamente como está seu negócio.

Mantenha-se sempre atualizado

Busque saber sobre as carências desse mercado, novos equipamentos ou máquinas que ajudam no processo e invista em cursos para oferecer um serviço mais qualificado, isso ajudará a elevar o valor do seu trabalho.

Busque diferentes fontes de frete

Diversificar a gama de serviços oferecidos ajuda a melhorar o faturamento de sua empresa. Logo, tenha bons contatos com empresas que têm demandas. Inclusive, nesse ponto, a tecnologia poderá ajudá-lo muito a conseguir fretes com preços mais justos e evitar que fique com tempo ocioso.

Ofereça o melhor serviço possível

Para isso, você vai precisar seguir alguns critérios básicos, como cumprir os horários e prazos combinados, garantir que a carga chegará em perfeito estado. Também, fazer as manutenções do caminhão corretamente, para evitar que estrague e isso atrase a entrega, investir em cursos tanto para você quanto para os colaboradores e avisar o cliente com antecedência se algum imprevisto surgir.

Portanto, percebeu que o trabalho de caminhoneiro requer pontos importantes de conhecimento, para que as entregas das cargas sejam realizadas com o máximo de eficiência, visando a satisfação do cliente? Afinal, você transportará mercadorias que são de outras pessoas, sejam elas vivas, químicas ou de produtos.

Assim, se deseja trabalhar por conta própria, é indicado saber mais sobre o caminhoneiro autônomo. Acesse esse link.