Como comprar um caminhão novo? Guia completo para fazer uma boa compra

A compra de um caminhão pode parecer algo burocrático, especialmente se você está entrando agora no mercado. No entanto, não é preciso tanto receio: existem muitas dicas para comprar o veículo de carga ideal para suas necessidades.

Aliás, é normal que você fique com dúvidas na hora de adquirir bens de alto investimento. Por isso, trouxemos esse guia completo de como comprar um caminhão novo para te ajudar nessa tarefa.

Continue lendo para descobrir o que você deve considerar antes da compra. Vamos lá!

O que eu preciso saber antes de comprar um caminhão?

Existem alguns critérios a se considerar ao comprar um caminhão novo, como: orçamento, formas de aquisição e escolha do modelo adequado para suas necessidades. Além disso, você deve pensar se vale mais a pena investir em um veículo zero ou se um seminovo já te atenderia.  

Saber o tipo de carroceria que corresponde às suas demandas e as cargas que serão transportadas também ajuda a delimitar as opções, tornando a escolha do modelo mais assertiva.

Fora isso, você precisa pensar se deseja um veículo novo ou usado, e se irá comprá-lo à vista ou a prazo. Isso sem falar sobre a documentação necessária e os gastos associados ao veículo.

A lista extensa de considerações pode assustar em um primeiro momento, mas a boa notícia é que esse guia pode te ajudar. Continue lendo para entender como comprar um caminhão novo!

Como se planejar para comprar seu primeiro caminhão?

Para planejar a compra do seu primeiro caminhão, é preciso estabelecer um orçamento (quantia que está disposto a investir), afinal, trata-se de um investimento alto, que pode impactar suas finanças e seu trabalho. Adicionalmente, você deve pesquisar as alternativas de compra, verificar a documentação e eleger suas necessidades.

A seguir, confira com mais detalhes cada um desses aspectos.

1. Defina um orçamento e pesquise formas de aquisição

O primeiro passo para comprar um caminhão novo é fazer um planejamento financeiro. Você deve colocar na balança quais as opções mais atrativas e verificar se estão alinhadas às suas condições.

Para quem não possui uma grande quantia financeira para comprar o veículo à vista, escolher um bom consórcio pode ser a alternativa mais interessante.

Além de pensar na compra do caminhão, você deve considerar os custos adicionais que o automóvel pode gerar, como:

  • consumo de combustível;
  • desempenho do veículo;
  • necessidade de manutenção;
  • facilidade de encontrar peças (e o preço delas);
  • e afins.

Cada um desses aspectos pode se tornar um ponto positivo ou negativo na compra do caminhão.

2. Confira a documentação exigida

Para dirigir um caminhão, você deve ter uma carteira de habilitação específica, além de cadastrar-se na Agência Nacional de Transportes Terrestres. Para caminhoneiros autônomos, o RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) é indispensável.

É importante que você confira a documentação do veículo, caso esteja comprando um caminhão usado. Verifique possíveis restrições e pendências que o automóvel possa ter para evitar dívidas futuras.

3. Identifique suas necessidades

Por fim, outro passo importante no planejamento é definir suas prioridades. Ou seja, o que um caminhão deve ter para atender às necessidades do seu trabalho.

Para isso, você deve ponderar sobre:

  • a quantidade de carga que será transportada em cada viagem;
  • o tipo de carga que será levado;
  • o percurso realizado (trajetos longos ou curtos);
  • os locais onde o automóvel irá circular (área urbana ou rural).

Afinal, um caminhão para carga viva difere de um veículo para levar cargas a granel. Portanto, pense no seu trabalho para saber quais são as necessidades.

Além disso, é importante entender qual será o uso do veículo: é um novo caminhão para uma transportadora? É para um motorista autônomo?

Essas questões vão ajudar a identificar o caminhão ideal para seu dia a dia e quais critérios ele precisa atender.

Como comprar um caminhão novo?

Você pode comprar um caminhão novo pagando o valor à vista ou a prazo, por meio de uma aquisição parcelada. Por sinal, o consórcio de veículos é uma alternativa atrativa para renovar ou aumentar a frota de caminhões e, também, para a compra da primeira unidade, se for o caso.

Essa modalidade de crédito é muito segura e acessível. Abaixo, conheça essa condição de compra para adquirir um novo caminhão.

Consórcio para aquisição de um caminhão?

O consórcio é gerenciado por uma administradora e reúne um grupo de consorciados que desejam comprar um caminhão.

Cada participante paga mensalmente um valor de acordo com o plano escolhido, e uma ou mais pessoas são contempladas com a carta de crédito. Essa carta equivale ao valor total do caminhão e permite que o consorciado faça a compra do seu veículo.

O consórcio também tem a possibilidade de oferta de lances, uma opção em que os participantes podem pagar uma quantia antecipada (além da contribuição mensal) para tentar antecipar a contemplação e ter acesso a carta de crédito. Nesse caso, geralmente a pessoa que oferece o maior valor tem acesso à carta de crédito.

Esse tipo de negócio oferece diversos benefícios, principalmente em relação ao investimento, é uma modalidade que não possui juros, apenas a taxa de administração do consórcio. A taxa de administração é a forma de remuneração da administradora, destinada à operacionalização e manutenção do grupo.

Comece a planejar a conquista do seu caminhão

Você também pode optar pelo plano que melhor se encaixa no seu orçamento. Para isso, vale a pena conferir todas as opções. Avalie o valor das parcelas e as taxas, para entender se cabem em seu orçamento. Faça agora uma simulação e comece a planejar a conquista do seu caminhão.

Devo comprar um caminhão novo ou usado?

Saber escolher entre um veículo 0 km e um usado é muito importante quando se fala em comprar um caminhão. O principal ponto é o orçamento, já que o seminovo exige um investimento consideravelmente menor. Igualmente, você deve pensar em: estado de conservação, procedência, possibilidade de revenda etc.

A seguir, confira os prós e contras de cada um.

Caminhão novo

  • Investimento mais alto
  • Redução das despesas com manutenção
  • Possibilidade de optar por modelos mais modernos e tecnológicos
  • Maior desempenho
  • Depreciação rápida (perda de valor após pouco tempo de uso)

Caminhão usado

  • Investimento mais acessível
  • Desvalorização menos acentuada
  • Revenda por valor mais próximo do que foi pago
  • Maior necessidade de manutenção
  • Custos associados mais altos (seguro mais caro em caso de modelos mais antigos, peças mais caras e difíceis de encontrar…)

Você pode usar sua carta de crédito do consórcio para comprar tanto um caminhão novo quanto usado. Por isso, reflita sobre qual opção atende melhor às suas necessidades, o tipo de carga transportada e as rotas que irá fazer.

É possível comprar caminhão com CNPJ?

Você pode comprar um caminhão com CNPJ, sim. Esse processo é semelhante à aquisição do veículo por uma pessoa física, mas é necessário informar que a compra será feita por um empreendimento. É possível até mesmo comprar um caminhão novo com CNPJ por meio de um consórcio, facilitando assim a aquisição.  

Em um consórcio para empresas, você pode aumentar o patrimônio e o maquinário da sua companhia, sem impactar o financeiro do negócio com investimentos altos.

Agora, você já sabe como comprar um caminhão novo. Ficou interessado? Então, veja mais informações sobre o consórcio e realize o sonho de ter seu primeiro caminhão ou mesmo aumentar sua frota. Confira!