Como comprar o primeiro caminhão e fazer a escolha certa? Aprenda!
Se você quer saber como comprar o primeiro caminhão e fazer parte da categoria Transportador Autônomo de Cargas (TAC), saiba que é possível dar esse primeiro passo sem abalar suas finanças.
São diversas vantagens de iniciar o próprio negócio. A prova disso está na quantidade crescente de cadastrados como transportadores autônomos no Brasil. De acordo com os dados divulgados pela ANTT, são 970.054 TACs, número muito acima de outras categorias, como empresas e cooperativas.
Porém, apesar das estatísticas serem animadoras e mostrarem que o mercado de transporte rodoviário de carga possui muita demanda, é preciso avaliar alguns detalhes antes de garantir seu primeiro veículo.
Pensando nisso, separamos neste texto informações valiosas para ajudar você na escolha: dicas de como escolher um caminhão para comprar, formas de adquirir o veículo e os mais vendidos no Brasil. Vamos lá? Aproveite!
Como escolher um caminhão para comprar?
Para escolher o caminhão ideal para você, é preciso avaliar aspectos do seu orçamento, da necessidade e, claro, do próprio veículo. Confira abaixo quais são eles!
Entenda suas necessidades
Suas necessidades incluem, principalmente, o quanto você deseja lucrar por mês e quais cargas rentáveis são viáveis para você transportar.
Por exemplo, se você deseja viagens mais curtas e urbanas, pode escolher um caminhão VUC. Porém, se quiser transportar mercadorias especiais ou pesadas, vale escolher um modelo de transporte pesado e, claro, implementos que condizem com o tipo de carga.
Até porque, dependendo do modelo escolhido, é preciso ter uma CNH especial e realizar cursos específicos. A categoria C atende veículos com peso bruto de até 6 toneladas. Caso o caminhão seja maior e mais pesado do que isso, é necessário tirar a carteira da categoria E.
Pesquise os modelos de caminhão
Há uma grande variedade de modelos de caminhão disponíveis para cada operação. Eles variam conforme o tipo de carga transportada, tamanho, peso e características especiais.
Veja alguns exemplos de tipos de caminhão para entender melhor:
- veículo urbano de carga (VUC): porte pequeno, com capacidade máxima de 3,5 toneladas, indicado para circular em cidades e áreas urbanas;
- semipesado: com capacidade média de 6 toneladas, tem aproximadamente 14 metros de comprimentos e dois eixos;
- pesado: tem 2 eixos duplos e é voltado para cargas com 10 a 14 toneladas;
- carreta: muito usada no Brasil, pode ter 2 ou 3 eixos e, ainda, tração para aguentar o peso do semirreboque acoplado para transportar a carga;
- bitrem: com 7 eixos e 2 articulações, transporta cargas de até 57 toneladas;
- rodotrem: 9 eixos, 3 articulações, 2 reboques e capacidade de até 74 toneladas.
Defina entre um caminhão novo ou usado
Outro ponto importante é determinar se deseja comprar um caminhão novo ou usado. Há vantagens e desvantagens de cada opção:
- caminhão novo: possui valor de compra mais elevado e maior depreciação, porém, há garantia, tecnologias mais modernas e melhor desempenho nas estradas;
- caminhão usado: tem custo mais baixo e depreciação mais lenta, contudo, pode apresentar problemas de funcionamento após determinado tempo ou horas de uso, exigindo mais gastos com manutenção.
Avalie particularidades e componentes
Agora que você já entendeu qual modelo atende às suas necessidades, vale conferir se ele possui todos os itens fundamentais para exercer um trabalho de alta qualidade e com segurança.
Confira as particularidades do veículo, como tecnologia, força do motor, conforto, conjunto de transmissão, suspensão, interior da cabine etc.
Considere os custos associados
A escolha do primeiro caminhão não deve ser feita apenas pelo tipo de carga e valor do veículo, mas também levando em conta os custos associados a ele. A ideia é ter boa produtividade, sem gastos elevados, que acabam reduzindo o lucro líquido no final do mês.
Confira alguns exemplos de custos associados:
- do ativo: inclui o custo total de aquisição, como licenciamento, IPVA, seguro e implementos necessários;
- por viagem: considere a rota que deseja fazer e valores adicionais, como pedágio, consumo de combustível e tempo de deslocamento;
- com manutenção: despesas com manutenção preventiva, corretiva e preditiva e compra de peças.
Leia também: Como ganhar dinheiro com um caminhão? Veja aqui!
Qual o caminhão com melhor custo-benefício?
Outra dica de ouro que podemos dar é: acompanhe as marcas e os modelos mais vendidos, pois, geralmente, representam um boa aquisição a curto, médio e longo prazo. Os mais vendidos no Brasil pertencem a grandes empresas, como DAF, Volkswagen, Volvo e Mercedes-Benz.
Veja os caminhões com melhor custo-benefício e mais vendidos no país:
- DAF XF 530;
- DAF XF 480;
- Volkswagen Delivery 11.180;
- Volkswagen Constellation 17.190;
- Volvo VM 270;
- Volvo FH 540;
- Mercedes-Benz Accelo 1016;
- Mercedes-Benz Atego 2426.
Como comprar o primeiro caminhão?
Apesar de existirem diversas maneiras de comprar um caminhão, como financiamento ou Crédito Direto ao Consumidor (CDC), o consórcio é uma das melhores formas de adquirir um bem caro, sem comprometer o orçamento mensal.
Entenda a diferença entre essas três modalidades para definir como comprar seu primeiro caminhão:
- consórcio: modalidade de autofinanciamento, em que um grupo de consorciados paga uma parcela mensal, que, no final do prazo, corresponde ao valor do caminhão. Ele não tem entrada, nem taxa de juros. São cobradas taxas administrativas e de fundo de reserva e, se desejar, de seguro;
- financiamento: compra de um caminhão com parcelamento de longo prazo. As parcelas geralmente incluem altas taxas de juros e, por isso, o ideal é negociar o máximo que puder para não afetar seu orçamento;
- Crédito Direto ao Consumidor (CDC): crédito disponibilizado pelos bancos para compra de diversos bens. Inclui taxas de juros nas parcelas mensais. Usa o próprio veículo como garantia de pagamento.
Como funciona o consórcio de caminhão?
Se você tem dúvidas se o consórcio de caminhão vale a pena, nós respondemos: é uma das modalidades de compra mais seguras e flexíveis de adquirir um bem de alto valor.
Ele funciona por meio da formação de um grupo de pessoas físicas ou jurídicas, denominadas consorciados. A partir do pagamento de parcelas mensais, esse grupo cria um fundo comum, que é usado para cada participante comprar o bem desejado.
A entrega do valor da carta de crédito, chamada de contemplação, acontece periodicamente, por meio de sorteios na assembleia. Um ou mais consorciados podem ser contemplados e, assim, comprar à vista seu veículo.
Mesmo que o participante seja contemplado antes do término do prazo do plano, é preciso quitar o pagamento de todas as parcelas até o final da vigência do contrato.
O melhor é que dá para acelerar o recebimento da carta de crédito com os lances. De modo geral, eles funcionam com a antecipação de uma quantia do consorciado. Quem oferecer o maior valor, ganha a carta de crédito.
Lembramos que as operações são feitas por administradoras certificadas pelo Banco Central, como a Randon Consórcios.
Continue aprendendo: Como funciona o Consórcio DAF
Como fazer um consórcio de caminhão?
Depois de entender como funciona o consórcio de caminhão, quer simular quanto seria sua parcela mensal para adquirir o veículo sonhado? Então, envie uma mensagem para a Randon, converse com nossos consultores e escolha o melhor grupo para você!
São diversas vantagens de ser um consorciado, como:
- pagamento de parcelas menores;
- prazo de pagamento maior do que em outras modalidades;
- maior flexibilidade de pagamento, podendo escolher qual prazo e valor se adaptam à sua realidade;
- possibilidade de antecipar a contemplação e a compra do veículo;
- maior liberdade para adquirir o caminhão desejado;
- compra feita à vista, aumentando a vantagem durante uma negociação, em especial se o veículo for usado;
- melhor planejamento e disciplina financeira;
- é um investimento seguro.
Entre em contato com a Randon Consórcios e saiba como comprar o primeiro caminhão, inclusive se a ideia é iniciar sua nova profissão!