Uma das grandes preocupações do agricultor e produtor rural sempre foi aumentar a produtividade agrícola sem que isso implique na expansão da área de plantio. Apesar de a produção brasileira ser considerada grande, o objetivo de todo empreendedor é aumentar os ganhos.

Nesse sentido, é possível investir em ferramentas que causam impactos positivos na produção da agricultura, como a rotação de culturas, a agricultura de precisão e a compra de maquinário específico. No entanto, nem sempre é possível controlar todos os fatores, como é o caso do clima e temperatura.

Preparamos este post, para que você entenda como é possível aumentar a produtividade agrícola e como a escolha dos implementos certos faz toda a diferença para obter melhores resultados nas lavouras. Acompanhe!

Rotação de culturas

A rotação de culturas é a técnica que pressupõe o cultivo de uma lavoura diferente da que foi colhida anteriormente na mesma área de produção. Existem muitas vantagens de realizar esse tipo de procedimento. Confira:

  • traz mais qualidade para o solo (atributos físicos, químicos e biológicos);
  • ajuda na reposição de matéria orgânica no solo;
  • elimina o ciclo de doenças e pragas que se instalaram no solo. Isso costuma ocorrer, pois cada praga costuma atacar uma lavoura específica;
  • permite a exploração direta dos nutrientes do solo.

Sementes de qualidade

A adubação de sementes de qualidade é o primeiro passo para viabilizar as chances de crescimento de uma lavoura forte. De nada adianta um solo saudável e bem nutrido se as sementes são secas, de má qualidade e de proveniência duvidosa. É por isso que o ideal é cultivar sementes fortes e destinadas a crescer em um tipo de solo específico. Nesse sentido, é dever do agricultor e produtor rural de conhecer quais são as sementes mais recomendadas para o cultivo no seu solo.

Agricultura de precisão

A agricultura de precisão analisa e identifica as condições de solo em toda a área de cultivo. A partir daí, as informações obtidas são associadas com o clima, temperatura e outros fatores externos, como a aplicação de fertilizantes ou defensivos agrícolas. O intuito principal é otimizar os recursos naturais e aumentar a produtividade agrícola.

Investimento em equipamentos

Atualmente, existem vários equipamentos modernos que auxiliam no aumento da produção agrícola. É o caso dos drones. Essas ferramentas oferecem grande utilidade para o produtor rural e do agronegócio.

Os drones podem identificar áreas improdutivas na lavoura com rapidez e facilidade, além de ajudar a detectar pragas e outros problemas que podem estar prejudicando o crescimento da plantação. Desse modo, é possível realizar as intervenções pontuais necessárias para recuperar a lavoura.

Software de gestão agrícola

A tecnologia contribui para melhores resultados na lavoura. Nesse sentido, existem diversos softwares que prometem ajudar a ter uma gestão agrícola eficiente, auxiliando em tarefas especiais, como é o caso do controle na aplicação de fertilizantes, a compra de insumos, o controle de período de colheita etc.

Como deu para perceber, o agricultor e produtor rural devem experimentar e inovar, caso tenham a intenção de obter resultados cada vez maiores. A produtividade agrícola pode passar por significativo desenvolvimento por meio da escolha de estratégias adequadas e o investimento em equipamentos modernos e de qualidade.

Gostou do conteúdo? Então nos acompanhe também nas redes socias: LinkedIn, Instagram, Facebook e YouTube!