Se você ainda não sabe as diferenças entre cavalo mecânico e semirreboque, chegou a hora de aprender de uma vez por todas quais são e como escolher cada um de acordo com suas necessidades.

Esse mercado está movimentado, afinal, o setor de logística possui ótimas projeções para 2023: estima-se que ele passe a valer R$ 15,5 trilhões, movimentando mais de 92 bilhões de toneladas de mercadorias.

Para ter uma noção, a venda de caminhões segue aumentando nos primeiros meses do ano. Já a de implementos rodoviários cresceu 4,3% no primeiro trimestre de 2023, representando mais de 37 mil unidades adquiridas.

Caso você seja iniciante no ramo e deseja entender melhor a diferença entre os termos técnicos mais usados, continue a leitura e confira o que é um cavalo mecânico, o que é semirreboque, as diferenças entre os dois e o reboque. E mais: veja informações se é permitido transformar cavalo mecânico em caminhão truck.

O que é um cavalo mecânico?

O cavalo mecânico nada mais é do que a cabine, o motor e as rodas de tração de um caminhão. É a força motriz da carga transportada, localizada no módulo de carga, conhecido também como semirreboque. Ou seja: ele é o responsável por tracionar outros veículos por meio de engates.

A capacidade de carga varia conforme o tipo do cavalo mecânico e suas quantidades de eixos e o número de eixos do semirreboque. Conheça os principais:

Cavalo mecânico ou caminhão extrapesado

Esse cavalo mecânico possui rodas de tração com eixo simples, ou seja, com duas rodas. Ele é usado em:

  • carreta dois eixos: os eixos ficam no semirreboque. Essa carreta possui 18,15 m de comprimento e peso bruto de transporte de até 33 toneladas;
  • carreta três eixos: os eixos também ficam no semirreboque. O modelo possui 18,15 m de comprimento, mas peso bruto máximo maior, de até 41,5 toneladas.

Cavalo mecânico trucado ou LS

Já o cavalo mecânico trucado possui eixo duplo nele mesmo, permitindo o transporte de cargas mais pesadas. Ele é utilizado em:

  • carreta cavalo trucado: que soma aos três eixos do semirreboque. Tem comprimento de 18,15 m e peso bruto de até 45 toneladas;
  • bitrem: conta com sete eixos no total, podendo carregar peso bruto de, no máximo, 45 toneladas;
  • rodotrem: apresenta dois semirreboques e nove eixos, transportando o peso bruto de até 74 toneladas;
  • tritrem: é um bitrem com uma quinta roda e mais um semirreboque (módulo de carga). Ele também tem peso bruto máximo de 74 toneladas, mas é utilizado para para transporte florestal;
  • tetraminhão ou pentaminhão: tem quatro e cinco semirreboques, respectivamente. São muito usados para transporte de cana-de-açúcar em estrada de terra.

Qual a diferença entre cavalo mecânico e semirreboque?

A diferença entre cavalo mecânico e semirreboque é que o primeiro é o conjunto (cabine, motor e rodas de tração) que traciona o módulo de carga. Por sua vez, o módulo de carga é chamado de semirreboque. Isto é: o cavalo mecânico é a força motriz que carrega tanques, baús, gaiolas, frigoríficos etc.

O tipo de carga transportada determina qual será o semirreboque utilizado. Por exemplo, cargas secas podem ser carregadas em baús ou gaiolas; as congeladas, em frigoríficos; os automóveis em cegonheiras; e os grãos em basculantes.

Leia mais: Implementos para caminhões: saiba o que são e quais são seus tipos!

Qual a diferença entre cavalo mecânico e carreta?

As principais diferenças são: o cavalo mecânico é responsável por tracionar módulos de carga. A carreta é um módulo de carga articulado, que não possui força motriz, sendo engatada ao cavalo mecânico (cabine, motor e rodas de tração). A carreta é articulada e o caminhão não, sendo considerado um monobloco fixo.

O caminhão é um único veículo, com dois ou mais eixos. A carreta não: ela precisa do cavalo mecânico e seu motor para ser movimentada.

Qual a diferença do reboque e semirreboque?

Veja quais as diferenças do reboque e semirreboque: o reboque possui dois ou mais eixos que permitem se equilibrar sem o engate do veículo motor; o reboque é engatado ao veículo motor, enquanto o semirreboque é apoiado; o reboque carrega menos peso, já o semirreboque suporta grandes quantidades de carga.

Veja mais diferenças entre os dois.

Engate

  • O reboque só se movimenta ao ser engatado a um veículo motor.
  • O semirreboque apoia parte ou totalidade de seu peso, logo, não pode ser engatado a qualquer tipo de veículo.

Desmontagem

  • O reboque pode ser desengatado facilmente do veículo motor.
  • O semirreboque precisa ser desacoplado de forma mais complexa, precisando de um processo de remoção adequado.

Equilíbrio

  • Pode largar um reboque sozinho, pois ele se equilibra em si mesmo, já que tem eixos nas suas extremidades.
  • O semirreboque varia na quantidade de eixos, o que gera necessidade de apoio ao ser desacoplado do caminhão.

Facilidade de transporte

  • O reboque se movimenta melhor, porém, carrega menos peso.
  • Já o semirreboque tem capacidade de movimento mais limitada. Por outro lado, aguenta cargas muito mais pesadas.

Para escolher a melhor opção, leve em consideração as características de cada um deles. Entenda suas necessidades e defina qual tipo de carga será transportada, as condições dos trajetos e as distâncias.

Não se esqueça também que há normas e leis do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) para cada tipo de veículo e adequação ao engate.

Continue aprendendo: Conheça os 9 principais tipos de carreta de transporte de carga!

É permitido transformar cavalo mecânico em caminhão truck?

Sim, é permitido transformar cavalo mecânico em caminhão truck. As adaptações são feitas com base nas necessidades do condutor e da empresa. Contudo, toda e qualquer alteração em veículos deve ter autorização do DETRAN, órgão responsável pelo licenciamento e registro. É ele quem permite modificações no chassi no caminhão.

E aí, gostou de saber a diferença entre cavalo mecânico e semirreboque? Se a ideia é investir em um veículo a médio e longo prazo, conte com a ajuda de um consórcio de caminhão!

Por meio de parcelas mensais, que cabem no seu bolso, você pode ser contemplado a qualquer momento e adquirir um modelo mais moderno, econômico e eficiente. Conheça as vantagens e saiba como dar o primeiro passo!