Você já deve saber que o consórcio é a forma mais econômica e prática para adquirir um bem de alto valor. Após a contratação, você participará dos sorteios e, quando for contemplado, terá acesso a uma carta de crédito no valor total do que você planejou comprar. Contudo, você sabe o que é preciso para recebê-la e como ela pode ser usada? Se você tem dúvidas sobre o assunto, não se preocupe. Neste post, nós explicamos para você.

Acompanhe!

O que é carta de crédito?

A carta de crédito equivale ao valor total contratado por meio de um consórcio. Então, quando compra uma cota, você faz parte de um grupo que efetua os pagamentos mensais, de acordo com as condições escolhidas. A partir daí, são feitas assembleias, nas quais há os sorteios e as ofertas de lances para a contemplação de um ou mais participantes, que receberão a carta de crédito para comprar o bem em questão.

Portanto, a carta de crédito é uma espécie de instrumento financeiro, que servirá para a aquisição de determinado bem. Ou seja, é como se fosse um vale-compras. Por exemplo: digamos que você deseje trocar de caminhão e, para isso, tenha contratado um consórcio no valor de R$400 mil, com duração de 120 meses. No 10° mês, você é sorteado. Assim, terá acesso à sua carta de crédito no valor de R$400 mil e continuará com o pagamento das parcelas até completar os 120 meses.

O que fazer quando receber a carta de crédito?

A carta de crédito é liberada para o participante em duas situações: quando é sorteado ou quando oferece um lance vencedor. Ao recebê-la, você deve ficar atento às etapas do processo. Para não restarem dúvidas, leia as condições do contrato com atenção, pois podem variar entre as administradoras.

No entanto, as principais exigências são:

  • apresentação de garantias — algumas empresas que administram consórcios solicitam garantias de que você poderá seguir pagando as parcelas;
  • juntada de documentos pessoais — cada plano de consórcio pode exigir uma documentação específica. As mais comuns são carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda;
  • homologação dos documentos — são as informações referentes ao bem. Por exemplo, se você contratou um consórcio para a compra de um caminhão, deverá informar marca, modelo, ano de fabricação, entre outros dados.

Após essas etapas, a administradora fará o repasse do valor integral da carta de crédito.

Como a carta de crédito pode ser usada?

Há consórcios de diversas categorias e objetivos. Por exemplo, para a aquisição de imóvel, automóvel, caminhão ou, até mesmo, para a contratação de serviços. Entretanto, vale ressaltar que, se você contratou um consórcio para comprar um caminhão, por exemplo, não poderá usar a carta de crédito para comprar um apartamento.

Então, você só poderá usar o valor para comprar um bem da categoria acordada em contrato. No caso de caminhões, poderá tanto comprar um novo quanto um seminovo. Outro ponto importante é com relação ao valor. Não é necessário adquirir um bem com o valor exato da carta de crédito.

Desse modo, se o bem escolhido tiver um preço maior que o valor da carta, você ficará responsável pelo pagamento da diferença. Por outro lado, se o preço do bem for menor, você poderá usar o crédito para antecipar algumas parcelas do consórcio ou, ainda, para pagar alguns encargos, como a transferência do bem para o seu nome.

Enfim, a carta de crédito é o instrumento financeiro com o qual você poderá comprar o bem que deseja. Para isso, fique atento ao contrato e às condições sobre como é o processo de recebimento do valor.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para conhecer como funciona o consórcio para implementos rodoviários!