O profissional que decide se tornar um caminhoneiro autônomo e ter o próprio caminhão pode prestar serviços para empresas sem elo empregatício. Para isso, basta ter planejamento, organização e qualificação para lidar com a parte administrativa e operacional do seu negócio. Alguns benefícios de trabalhar por si são horários flexíveis, poder montar sua própria agenda de compromissos, entrar em contato direto com as companhias, oferecer serviços de transporte, aceitar ou recusar cargas etc.

Em razão desses motivos, elaboramos este material com as melhores dicas. Nele, você aprenderá o que precisa para ser um caminhoneiro autônomo bem-sucedido. Confira!

1. Atualize sua CNH

Atualizar a Carteira Nacional de Habilitação é indispensável para ganhar destaque no ramo de transportes. Por exemplo, hoje, pode ser que você pegue pequenos fretes usando um caminhão leve, que permita a condução com uma CNH da categoria B. Contudo, é preciso se qualificar para as grandes operações de carga e descarga.

Para isso, concentre-se em duas categorias e seus respectivos requisitos para conquistar suas habilitações:

  • C (caminhões com mais de 3,5 toneladas): ter um ano de habilitação B, sem quaisquer infrações graves ou gravíssimas, ou mais de uma violação de trânsito média no período de 12 meses;
  • E (caminhões com dois ou mais reboques articulados): ter um ano de habilitação C, sem quaisquer infrações graves ou gravíssimas, ou mais de uma violação de trânsito média no período de 12 meses, além de ser aprovado no curso orientado pelo CONTRAN.

2. Providencie o RNTRC

Depois, você precisa se registrar no órgão supervisor do segmento no país, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Essa autorização é conseguida por meio do Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas (RNTRC).

Para isso, basta ter um veículo de carga e se deslocar até uma unidade autorizada para fazer o procedimento. Por fim, é só pagar a taxa de registro e da contribuição sindical, além de ser aprovado em uma avaliação de conhecimentos gerais sobre as operações de transporte.

3. Amplie sua rede de contatos

Para ser um caminhoneiro autônomo de sucesso, ou seja, com muitas ofertas de carga, você terá de montar uma boa rede de contatos. O início é bastante modesto, pois você não conhece muitos contratantes ou formas de fazer o negócio girar. Contudo, com o tempo, a experiência adquirida combinada à confiabilidade e a pontualidade fará com que os contratantes priorizem o seu contato na hora de chamar para uma nova viagem. Construir essa fonte de fretes é fundamental para ter um ganho constante.

4. Acompanhe as tendências

Esteja a par das inovações do setor de transportes. Esse conhecimento é muito importante para ganhar destaque e vencer a concorrência. Por isso, identifique e implante novidades para manter a qualidade e a excelência dos seus serviços.

5. Busque uma capacitação constante

Por fim, não podemos deixar de mencionar a importância de garantir o desenvolvimento profissional. Atua com habilitação C? Atualize para a E. As ofertas de frete estão estagnadas? Tire certificações em Direção Defensiva, Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP), Transporte de Cargas Indivisíveis (TCI), entre outras possibilidades.

Então, o que achou das nossas dicas para ser um caminhoneiro autônomo bem-sucedido? Coloque-as em prática agora mesmo e tenha uma vida profissional cheia de oportunidades em um segmento cada vez mais competitivo e desafiador.

Esquecemos de mencionar algo que você acha importante ou quer complementar a respeito do tema? Envie sua mensagem no campo de comentários abaixo.