O uso cada vez mais comum da bioenergia tem chamado a atenção no Brasil e no mundo. É uma solução mais sustentável em comparação a fontes mais convencionais de energia, como é o caso do petróleo e outros combustíveis fósseis.

Produzida por meio de biomassa, tem como premissa reduzir o custo operacional e construir um futuro com energia totalmente limpa. Portanto, pode ser uma alternativa considerada para o seu modelo de negócios, se você trabalha em indústrias, fazendas e grandes centros de produção.

Contudo, vale a pena entender melhor seu conceito, suas vantagens e desvantagens. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é bioenergia?

Mas, afinal, o que é bioenergia? Nada mais do que um tipo de energia usada principalmente na produção de combustível, calor ou eletricidade.

Ela é produzida a partir de biomassa, ou seja, matéria orgânica. Um exemplo muito conhecido de biomassa é o bagaço da cana-de-açúcar.

Sendo assim, sua matéria-prima é sempre um recurso renovável. A bioenergia pode ser convertida em diferentes tipos de combustíveis, cada um usado para finalidades diferentes.

Como surgiu?

Acredite, a bioenergia é usada desde os primórdios da humanidade. Antigamente, a madeira era a única fonte de energia possível.

Em 1970, diante da crise mundial do petróleo, a bioenergia se popularizou. O petróleo teve seu preço elevado às alturas, e foi preciso recorrer a fontes mais baratas de energia.

Assim, as indústrias precisaram recorrer a bioenergia, que era obtida com a biomassa. Além de garantir economia, ainda era mais vantajosa por ser renovável.

Qual sua importância?

A bioenergia atua em oposição à matriz energética mundial, que depende exclusivamente de fontes não renováveis de energia. Entre elas, os combustíveis fósseis, altamente poluentes.

Como reaproveita resíduos que costumam ser descartados, é mais sustentável. Além disso, emite muito menos poluentes, mesmo que ainda interfira de certa forma no meio ambiente.

No entanto, a expectativa é que ajustes em sua produção surjam com a ajuda da tecnologia nos próximos anos. Assim, esses danos serão minimizados e ela poderá, de fato, se tornar uma solução para todos os impactos causados pela produção de energia tradicional.

Quais suas vantagens e desvantagens?

A bioenergia é uma fonte alternativa ao modelo energético atual, e apresenta vantagens e desvantagens. Conheça as principais!

Vantagens

Para começar, a bioenergia é uma fonte de energia limpa e renovável. Portanto, gera pouquíssimos poluentes se comparada a fontes não renováveis de energia.

Sua produção tem baixo custo, e permite um alto índice de reaproveitamento de resíduos. Como consequência, ela não intensifica o efeito estufa.

Desvantagens

Em contrapartida, a bioenergia desmata muita área verde, o que causa alterações climáticas e desequilíbrio ecológico. Quando produzida a partir de biomassa sólida, é de difícil transporte.

Além disso, não tem um grande potencial de eficiência. E os biocombustíveis líquidos, produtos de seu uso, podem contribuir para o aumento das chuvas ácidas.

Como pode ser usada para gerar menos impactos no futuro?

A expectativa é que até 2050, a bioenergia corresponda a pelo menos 30% da energia utilizada em todo o mundo segundo o Presidente da FAPESP -Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, José Goldemberg . O principal motivo é que as formas convencionais de energia, que são muito mais poluentes, têm cada vez mais chances de esgotamento.

Para completar, a demanda por soluções sustentáveis se faz cada vez mais presente no mundo atual. Quem aposta na bioenergia, além de colaborar com o meio ambiente, ainda obtém vantagens econômicas.

A comunidade científica está cada vez mais engajada em pesquisas e meios de intensificar a produção desse tipo de energia. Enquanto investidores, empresas e indústrias mostram interesse em reduzir impactos e diminuir seus custos de produção com o uso da bioenergia. Em ambos os casos, o resultado é o impulsionamento dessa fonte de energia tão importante para um futuro muito próximo.

Qual a relação entre bioenergia e biomassa?

A biomassa nada mais é do que a matéria orgânica utilizada para produzir energia. Ela pode ter origem animal ou vegetal.

Por mais que libere gás carbônico para resultar em bioenergia, a queima da biomassa não é nociva para o meio ambiente. Afinal, ela é utilizada por vegetais durante a fotossínteses. Existem três tipos de biomassa:

  • sólida, proveniente de resíduos ou produtos florestais, agrícolas e industriais;
  • líquida, que vem de culturas energéticas e gera biocombustíveis líquidos;
  • gasosa, encontrada em efluentes agropecuários industriais e urbanos.

Como ela é produzida?

O processo de transformação de biomassa em bioenergia consiste em várias etapas. Elas podem ser elencadas da seguinte maneira:

  • produção de biomassa;
  • coleta;
  • pré-processamento;
  • armazenamento;
  • transporte;
  • novo armazenamento antes do uso;
  • conversão para energia;
  • transporte dessa energia;
  • consumo de energia.

A biomassa vira bioenergia por meio da queima ou da decomposição. No entanto, isso também pode ser feito em operações em biorrefinarias.

Quais as principais fontes de bioenergia?

Como você viu, o bagaço da cana-de-açúcar é a fonte mais conhecida de bioenergia. No entanto, outras matérias orgânicas podem ser usadas:

  • restos de culturas agrícolas;
  • sobras de corte de árvores, madeira e serragem;
  • subprodutos orgânicos;
  • lixo industrial e doméstico.

Quais são os principais combustíveis feitos a partir da bioenergia?

Os combustíveis produzidos a partir da bioenergia são chamados também de biocombustíveis. Você provavelmente conhece boa parte deles, mas aqui vai um resumo sobre os principais!

Bioetanol

O etanol pode ser produzido por meio de resíduos agroindustriais, como é o caso da cana-de-açúcar e do milho. Desde 1994 representa 50% do consumo de bioenergia do Brasil.

Biodiesel

O biodiesel é feito de óleos vegetais e geralmente é usado como outra opção ao óleo diesel. Entretanto, não pode ser considerado um combustível limpo, porque ele emite gases poluentes em sua produção.

Biogás

Esse é um combustível gasoso, que substitui muitas vezes o gás natural. É resultado de fontes renováveis, e, portanto, totalmente limpo.

Biometano

Resultado da limpeza do biogás, o biometano é gerado em aterros sanitários, estações de tratamento de águas residuais ou por meio de resíduos agropecuários. É outro entre os combustíveis mais produzidos do país.

Como é possível perceber, a bioenergia já é uma realidade no Brasil e no mundo. Vale a pena se informar a respeito da implementação dessa fonte renovável de energia em diferentes contextos, para ajudar na redução dos impactos ambientais e fazer parte dessa transformação tão importante para a economia mundial.

Que tal continuar a se informar sobre outros assuntos pertinentes a esse tema? Confira agora mesmo como fazer o plano de negócios de sua propriedade rural!