A telemetria é uma tendência cada vez maior no que diz respeito ao transporte de cargas. Isso porque as tecnologias têm evoluído consideravelmente para conseguir trazer melhorias que permitam aos gestores terem melhor controle sobre as ações realizadas no dia a dia.

Ela permite, assim, realizar medições à distância, por meio de dados gerados pelos veículos. Estão entre eles, por exemplo, temperatura do motor, velocidade média, localização, RPM, entre outros pontos importantes, que estão ligados com práticas de segurança na estrada.

Com isso, é possível ter uma série de vantagens para a gestão de transportes. Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo e conheça os principais benefícios de sua adoção. Boa leitura!

Realiza a conexão no transporte de cargas

Isso traz uma oportunidade de atualizar os processos de transporte de cargas para um novo momento, no qual as tecnologias são as mais importantes aliadas do processo. Assim, quando a telemetria é implementada, é possível que um sistema automatizado receba essas informações e, assim, torna-se possível ter uma melhor gestão do transporte de cargas.

Por exemplo, se um veículo da frota está apresentando um consumo de combustível maior do que deveria, isso pode ser um forte indicativo de necessidade de manutenção, pois algo pode estar demandando esse consumo alterado e, assim, torna-se importante realizar uma avaliação para resolver a questão.

Reduz custos

Os sistemas automatizados que recebem as informações geradas por telemetria permitem que seja possível minimizar custos importantes nas rotinas da empresa. Por exemplo, por meio da geolocalização e dados de aplicativos específicos, é possível realizar redirecionamentos de rotas que possam economizar combustível.

Outro ponto é que os dados apresentados pelo sistema podem indicar eventuais problemas que ainda não estejam se apresentando para o motorista. Por exemplo, a temperatura do motor elevando-se gradualmente pode identificar problemas com as peças do local, ainda que o motorista não tenha sentido muitas alterações na prática. Com isso, é possível realizar manutenções preventivas que evitem uma eventual falha ou quebra.

Diminui acidentes

Como falamos, os dados enviados pelos veículos permitem analisar se há algum tipo de alteração existente que possa comprometer o funcionamento dos veículos a curto, médio e longo prazo.

Com isso, é possível realizar manutenções preventivas assim que os primeiros sinais surgirem. Por exemplo, no caso do motor, como citamos anteriormente, isso pode evitar que ocorra alguma paralisação durante a viagem com o motor fundido, o que atrasaria o prazo de entrega. Nada bom, não é mesmo?

Os benefícios da telemetria são diversos e podem ser muito interessantes para você que deseja ter uma melhor gestão das frotas no dia a dia. Além disso, ela pode ser aplicada, por exemplo, no agronegócio, em empresas logísticas, entre uma série de outras atividades.

Portanto, não deixe de acompanhar essas mudanças na gestão de transportes e implemente as atualizações necessárias. Isso poderá ser um importante diferencial para seu negócio no futuro.

Outra forma de economizar é optando, também, por caminhões econômicos. Quer saber mais sobre o tema? Entenda como é possível fazer a melhor aquisição para o seu negócio de transporte de cargas.