Se você é produtor rural, certamente, já percebeu que existe uma cultura de inovação e tecnologia no campo que, a cada dia, mostra a que veio. Respaldados pelos contínuos avanços, os novos métodos de produção exigem revisão de processos e uso de maquinário apropriado. Para montar uma infraestrutura alinhada às suas necessidades, entretanto, você precisa entender melhor o que é agricultura de precisão.

A partir daí, fica mais fácil definir o investimento que deve ser feito para, enfim, começar a se planejar para concretizá-lo. Esse é o terreno que precisa ser preparado para aprimorar sua produtividade agrícola e, assim, fechar grandes negócios no futuro.

Para saber como utilizar agricultura de precisão a favor da sua safra, basta continuar com a gente, a seguir!

O que é agricultura de precisão?

Antes de tudo, vamos falar um pouco a respeito do que vem a ser esse novo modelo de produção agrícola. Ele nada mais é do que a adoção de mecanismos que proporcionam maior grau de exatidão a todas as etapas efetuadas na área produtiva.

Com base no uso de dispositivos tecnológicos, o produtor rural passa a ter maior controle sobre a área de plantio. Isso acontece por conta do conjunto de informações coletadas sobre:

  • estado do solo;
  • localização de ervas daninhas;
  • mapeamento constante das condições ideais de plantio;
  • estimativas de produção mais próximas da realidade.

Todos esses procedimentos, e muitos outros, são possibilitados devido a uma combinação poderosa de conceitos e ferramentas. Por intermédio de máquinas dotadas de inteligência artificial (IA), por exemplo, uma simples irrigação pode ser programada e efetuada automaticamente em regiões específicas.

Imagine ter à disposição tratores conduzidos de modo remoto e via geolocalização. E que tal um sistema de telemetria que determine o melhor ritmo de produção, conforme o maquinário usado e o tipo de plantio? Eis duas conquistas atreladas à agricultura de precisão.

Quais são as ferramentas de precisão mais usadas na atividade agrícola?

Basicamente, essas são ferramentas mais frequentes:

  • sensores — têm o objetivo de investigar a situação do solo e o equilíbrio de insumos;
  • drones — executam o registro aéreo fotográfico da área de produção;
  • maquinário com IA — não só tratores, mas igualmente, pulverizadores, adubadoras etc.;
  • dispositivos de telemetria.

Como colocar a agricultura de precisão em prática?

De fato, é praticamente impossível se deparar com as possibilidades ligadas à agricultura de precisão e não se impressionar com elas. Contudo, muitos produtores ainda têm dúvidas na hora de modernizar e maximizar suas linhas produtivas. Para que seja completa, a agricultura de precisão é composta de 3 fases:

  1. coleta de dados associados ao relevo, solo, clima predominante da região, estimativas de produção em cada período etc.;
  2. planejamento das ações a serem realizadas antes, durante e após o plantio;
  3. automação da aplicação de insumos e de outras tarefas equivalentes.

Como você pode observar, as duas primeiras etapas são feitas em qualquer propriedade agrícola. O diferencial da agricultura de precisão consiste na otimização desses processos, o que garante um melhor aproveitamento do tempo e a obtenção de resultados muito mais satisfatórios.

Agora que você já sabe o que é agricultura de precisão e como iniciar a implantação dela no seu negócio, deve começar a se planejar financeiramente. Afinal, a adaptação em curso requer investimentos pontuais em máquinas e outros dispositivos. Dessa forma, é possível assegurar que sua produção se mantenha em total sintonia com as novidades tecnológicas do mercado agrícola.

Gostou do conteúdo? Descubra quais são as novidades de tecnologia no campo e escolha a que melhor atende às suas necessidades!